Produção de fígados bioartificiais para transplante é o tema do novo vídeo do Canal da FAPERJ
O vídeo publicado nesta quinta-feira, 9 de novembro, no Canal da FAPERJ no YouTube, mostra o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudos do Fígado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formado por uma equipe multidisciplinar, coordenada pela professora Regina Goldenberg, o GEF/UFRJ vem realizando uma série de pesquisas, cuja meta principal é a produção de fígados bioartificiais para transplante. Essa alternativa pode representar, no futuro, uma nova esperança de vida para aqueles pacientes que aguardam na fila a vez de receber um órgão. Uma fila que pode ser demorada, diante do número de doações compatíveis, bem menor do que a demanda. O GEF está instalado no Centro de Pesquisa em Medicina de Precisão (CPMP), que integra o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ).Acesse o Canal da FAPERJ, pelo link: https://www.youtube.com/c/faperjoficial. Se inscreva e envie sugestões de pautas sobre o seu projeto ou as atividades do seu laboratório, instituição ou empresa, pelo e-mail: boletim@faperj.br.
Diretor de Tecnologia da FAPERJ é palestrante do Simpósio Nacional de Nanobiotecnologia
O diretor de Tecnologia da FAPERJ, Aquilino Senra, é um dos convidados da mesa-redonda "Estruturação de empresas de base tecnológica no Brasil", que acontece nesta sexta-feira (10/11), às 9h, no Auditório CT2, Ilha do Fundão - UFRJ. A palestra faz parte da programação do III Simpósio Nacional de Nanobiotecnologia. Também participarão da mesa-redonda a coordenadora do Inova UFRJ, Kelyane Silva; o CEO e CTO da Magatech Brasil; e o professor da Coppe/UFRJ Sérgio Alvaro de Souza Camargo Junior. Inscrições e informações: https://eventos.coppetec.ufrj.br/snnb_2023/.
Coppe/UFRJ lança Centro de Engenharia da Saúde
O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) inaugurou nesta segunda-feira, 6 de novembro, o novo Centro de Engenharia da Saúde e o Núcleo de Tecnologia e Inovação em Engenharia Biomédica (NTIEB). A ministra da Saúde, Nísia Trindade, prestigiou o evento, no qual também estiveram presentes o reitor da UFRJ, Roberto Medronho; a vice-reitora, Cássia Turci; o decano Walter Suemitsu; a diretora da Coppe, Suzana Kahn; e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Na ocasião, os professores Guilherme Travassos, Leda Castillo e Luciano Menegaldo, professores da Coppe, apresentaram as iniciativas e os projetos em Engenharia Biomédica que poderão ser beneficiados com a inauguração do Centro. O Centro de Engenharia da Saúde promoverá o desenvolvimento do ecossistema de inovação em saúde, na realização integrada com as mais diversas áreas de pesquisa da UFRJ. Os pesquisadores contarão com laboratórios equipados com tecnologias de ponta, proporcionando novas ferramentas que atenderão a linhas de pesquisa, na fronteira do conhecimento, em áreas como interface cérebro-computador, utilização de braços robóticos, reabilitação de pessoas com deficiência. A iniciativa tratará de projetos e da materialização de soluções para o desenvolvimento e implementação de tecnologias de ponta, sistemas eletrônicos, softwares, novos materiais, miniaturização e dispositivos óticos a serem endereçados a questões como os custos na área da saúde, a qualidade e a segurança dos procedimentos médico-hospitalares, a atenção ao envelhecimento populacional e a gestão hospitalar e laboratorial. O evento homenageou Fernando Infantosi, professor da Coppe e idealizador do projeto, falecido em 2016.
Livro sobre produção literária nos tempos de censura será lançado no Rio
O livro "Editora Alfa-Omega: produção literária em tempos de censura (1973-1984)", fruto de tese de doutorado em História Social de Gustavo Orsolon de Souza, será lançado na Livraria Eduerj, no dia 21 de novembro, às 17h. Na obra, o historiador, bolsista de Doutorado da FAPERJ, apresenta a Editora Alfa-Omega nas décadas de 1970 e 1980 e seu lugar na produção editorial a partir de pesquisa de documentos, entrevistas e um robusto referencial teórico. O livro é organizado de modo que o leitor compreenda o mercado editorial no período, conheça as obras publicadas pela Alfa-Omega e seu forte posicionamento contrário à ditadura. A obra destaca o papel dos então jovens editores, Fernando e Claudete Mangarielo e o processo editorial humanizado, reconhecendo-os como atores (e autores) da História. A Alfa-Omega deu voz à intelectualidade crítica brasileira e resistiu ao autoritarismo ditatorial, sem medo, com obras ousadas e instigantes — e por vezes censuradas –, ou cerca de 30 livros. Alguns se tornaram best-sellers e outros permanecem como referência acadêmica nos cursos de Ciências Humanas do Brasil. A editora também foi responsável por lançar as "Obras Escolhidas" de Marx e Lênin durante a ditadura, além do livro "A Ilha", que tratava da Revolução Cubana quando o assunto era tabu no País. A venda do livro é feita diretamente no site da editora: https://alfaomega.com.br/.
Escola municipal de Macaé homenageia professor do Nupem/UFRJ
O professor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/CCS) Francisco de Assis Esteves será patrono do Complexo Eco@gente, da Escola Municipal Olga Benário Prestes. Esteves é um dos maiores pesquisadores sobre preservação ambiental, especializado em lagoas costeiras e recuperação de ecossistemas aquáticos. A homenagem brinda uma parceria de mais de 10 anos entre o Nupem e esta instituição de ensino municipal. Segundo o idealizador do projeto e professor do Nupem, Jorge Moraes, o interesse na parceria surgiu junto com a construção da escola, há aproximadamente 12 anos, quando ele propôs a criação de um laboratório de ciências, para estimular as crianças e os adolescentes à experimentação científica biológica. A aprovação do projeto no edital da FAPERJ de Apoio à melhoria das escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro viabilizou o projeto. Os alunos da escola, em sistema de rodízio, frequentam o Nupem para atividades artísticas e culturais, mas principalmente acompanham projetos de pesquisa de ponta, inovação científica e de tecnologia. A longevidade do projeto é consequência da parceria entre o poder municipal, estadual e federal. A projeto recebeu 16 bolsas – quatro para os alunos da Escola Olga Benário, quatro para os professores do município participantes e oito para os nossos alunos inseridos em pesquisas de iniciação científica. Segundo o diretor da Escola, professor Márcio de Sousa Fidélis, a inserção e engajamento da comunidade escolar nas questões ecológicas é fundamental e o Complexo Eco@gente é a culminância destas ações. Ali é feita a captação de águas fluviais, compostagem, minhocário, horta, e outras questões relativas à ecologia. Mais informações: https://nupem.ufrj.br/escola-municipal-de-macae-homenageia-professor-do-nupem/.
Helena Nader é eleita vice-presidente da Anso
A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, foi eleita, no dia 3 de novembro, vice-presidente da Assembleia Geral da Aliança de Organizações Científicas Internacionais (Anso, na siga em inglês). A cerimônia de diplomação foi realizada em Pequim (China), na 3ª Assembleia Geral da Anso. Na ocasião, Helena Nader assinou um memorando de entendimento com o presidente Academia de Ciências Chinesa, Hou Jianguo. A entidade foi fundada em 2018 e é composta por academias nacionais de ciências, universidades, institutos de pesquisa e outras instituições de ciência e educação de todo o mundo. Dentre as atividades promovidas pela aliança estão a organização de conferências e workshops internacionais, a elaboração de estudos estratégicos e relatórios e a distribuição de bolsas de estudo e prêmios para estimular pesquisa científica e inovação. A ABC é membra-fundadora da Anso, que tem como objetivo enfrentar os desafios científicos da atualidade, como o fortalecimento da ciência no Sul Global por meio de parcerias e cooperação. Atualmente, a Academia ocupa posição no Comitê Executivo da organização.
Campus da UFRRJ em Nova Iguaçu promove Circuito Gourmet de Gastronomia Afro
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizou, no campus de Nova Iguaçu, de 7 a 9 de novembro, a primeira edição do Circuito Gourmet da Gastronomia Afro. O concurso visa valorizar a cultura afro-brasileira e a culinária com raízes africanas ao redor do mundo. Serão sete categorias destinadas a profissionais e entusiastas da profissão. Os três dias de evento apresentaram o melhor dos novos talentos do Estado do Rio de Janeiro e nomes já conhecidos como os chefs Rodrigo Barros (MasterChef e Embaixador da Gastronomia do Rio de Janeiro) e Márcia Baiana (Bicampeã do Enchefs RJ e Embaixadora da Gastronomia de Nova Iguaçu). Outros destaques do Circuito foram o chef cubano Fernando Calderón, a chef confeiteira Diva Oliveira (Que Seja Doce), o chef Cadu Freitas (vencedor do prêmio Dolmã 2021) e a chef Vanessa Vacaro. O circuito também desenvolve uma parceria com a Feira da Agricultura Familiar, que acontece todas as terças-feiras no Campus, abrindo espaço para produtores locais comercializarem seus produtos, também fornecidos para o projeto. O projeto contou com apoio da FAPERJ por meio do Edital de Apoio a Eventos Científicos.
Programa campista de Apoio a Startups aumenta número de bolsas
A Prefeitura de Campos ampliou de 12 para 16 o número de bolsas do Programa Municipal de Apoio a Startups, que visa contemplar empreendedores com perfil inovador e tecnológico. A alteração se deu em virtude do alto grau de qualidade dos projetos. A mudança e o novo cronograma do edital foram publicados no Diário Oficial do município desta quinta-feira (9). Acesse aqui. Trata-se do processo de seleção de bolsistas empreendedores promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), para participação no Programa de Incubação na Tec Campos Incubadora de Base Tecnológica. O valor da bolsa é de R$ 2.500,00 mais que o dobro do valor do ano passado, quando eram de R$ 1.100,00. Nas fases 01 e 02 do programa, a concessão das bolsas fica limitada a um representante por projeto selecionado pelo período de 12 meses. Na fase 03 do programa, a concessão das bolsas fica limitada a um representante por até 12 projetos selecionados, pelo período de seis meses. Conforme o novo cronograma, a divulgação dos resultados preliminares será feita nesta sexta-feira, 10 de novembro, e caso haja necessidade de apresentar recurso, os candidatos deverão fazê-lo nos dias 11 e 12 de novembro. Já a divulgação dos resultados finais acontecerá no dia 17 de novembro no site da Prefeitura e no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).
Hupe oferece curso de brinquedista hospitalar
O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas até 11 de novembro para o VI Curso de Brinquedista Hospitalar. São 50 vagas, e as atividades acontecem nos dias 11, 17, 18, 24 e 25 de dezembro, no Anfiteatro Ney Palmeiro, campus Maracanã, com carga horária total de 40 horas. Voltado a profissionais e estudantes das áreas de Saúde e Educação que desejem aprofundar seus conhecimentos sobre o brincar durante o tratamento médico, o evento foi pensado para transmitir o conhecimento teórico e prático sobre o impacto que as atividades lúdicas têm nesse ambiente, além de sensibilizar os participantes sobre a importância da ação do brinquedista como mediador desse processo. Mais informações pelo telefone (21) 2868-8530 ou e-mail brincandonohupe@gmail.com
Pesquisa da Uerj analisa consequências morais da pandemia de Covid-19
Três anos após o início da pandemia de Covid-19, um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) investiga os impactos éticos dessa crise no mundo. A pesquisa "Ética pandêmica e dimensões da justiça", coordenada pelo professor Marcelo de Araújo, do Departamento de Filosofia, tem como objetivo analisar um conjunto de questões morais observadas nesse período, como a responsabilização das autoridades na gestão da saúde pública e o agravamento de desigualdades sociais, especialmente no acesso aos recursos médicos e vacinas aos grupos populacionais mais vulneráveis. As principais questões observadas são de justiça social e internacional, no que diz respeito às diferenças sociais entre grupos populacionais atingidos pela Covid-19, assim como as diferenças de acesso às vacinas, por exemplo, entre as nações mais ricas e mais pobres.
Escola de Teatro da UniRio lança edital do Teste de Habilidade Específica 2024
A Escola de Teatro da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (UniRio) publicou edital de inscrição para o Teste de Habilidade Específica (THE) 2024. O teste é destinado ao ingresso de novos estudantes nos cursos de Bacharelado em Atuação Cênica (Interpretação), Bacharelado em Direção Teatral e Licenciatura em Teatro da UniRio. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 21 de novembro de 2023 a 22 de janeiro de 2024. As provas acontecerão nas seguintes datas: Bacharelado em Atuação Cênica (31 de janeiro/1 e 2 de fevereiro); Licenciatura em Teatro e Direção Teatral (30 de janeiro). Dúvidas sobre o THE 2024 - Teatro devem ser enviadas para o e-mail: the.teatro@unirio.br. Em caso de problemas técnicos envolvendo a inscrição, o candidato deverá enviar sua demanda para atendimento.the@unirio.br. Mais informações sobre o processo seletivo no edital.
Aberto edital para o programa SBPC vai à Escola
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com o edital 2023 aberto do “SBPC vai à Escola”. O programa tem como principal objetivo a realização de atividades de divulgação da ciência, de estímulo ao interesse pelo conhecimento científico e de fomento à criatividade das crianças, adolescentes e jovens, abrangendo, eventualmente, atividades voltadas à formação de professores de ensino Fundamental e Médio. A SBPC incentiva a submissão de propostas que contemplem o tema da 76ª Reunião Anual da entidade, que será realizada em Belém do Pará, de 07 a 13 de julho de 2024: “Ciência para um Futuro Sustentável e Inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. O envio de propostas pode ser estimulado pelas Secretarias Regionais de suas regiões. Os interessados devem ser sócios ativos da SBPC, detentores do título de mestre ou doutor, e encaminhar as propostas para análise por meio do formulário disponível aqui até o dia 13 de novembro de 2023. Cada projeto poderá ser financiado com até R$ 12 mil reais. Os recursos devem ser utilizados entre 1º de fevereiro e 30 de novembro de 2024. A divulgação da lista das propostas aprovadas será feita a partir de 20 de dezembro próximo. Mais informações: http://portal.sbpcnet.org.br/escola.
Reciis lança chamada para dossiê sobre o conceito de interação e saúde
A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) recebe, até o dia 20 de fevereiro, artigos originais para o dossiê Cuidados-em-interação: práticas, saberes e reflexividade na saúde. A publicação está prevista para abril-junho de 2024. De acordo com os editores convidados, Marcia Rodrigues Lisboa (Fiocruz) e Michel Binet (Universidade Lusíada), ambos do Laboratório de Fenomenologia, Etnometodologia e Análise Conversacional da Clusividade, o dossiê tem o objetivo de mobilizar o conceito cuidados-em-interação, compreendendo a noção de interação como indissociável e constitutiva da comunicação. A Reciis é um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Mais informações no site. As normas do periódico podem ser consultadas na seção https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/about/submissions. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: reciis@icict.fiocruz.br.
Biblioteca de Manguinhos realiza exposição "Livros pelo mundo: acervo global da Biblioteca de Manguinhos"
A exposição "Livros pelo mundo: o acervo global da Biblioteca de Manguinhos", que reúne publicações de cinco continentes (África, América, Ásia, Europa e Oceania), segue até o dia 14 de novembro, com entrada gratuita. Voltada para jovens estudantes da rede pública de Ensino, do território onde a Fiocruz está inserida, em Manguinhos, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, a mostra busca promover a inserção no universo da produção cultural, em uma ação de educação não formal. A Biblioteca de Manguinhos é especializada em áreas como bacteriologia, biologia, bioquímica, medicina tropical, dentre outras. Os primeiros livros da Biblioteca foram importantes da Europa e, atualmente, seu acervo engloba mais de um milhão de itens, abrangendo materiais de diversas regiões do mundo e uma notável diversidade de línguas. O evento acontece no saguão da Biblioteca de Manguinhos, à Avenida Brasil, 4.365.