Resultado dos programas Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado, duas das mais concorridas chamadas praticadas anualmente pela FAPERJ, saiu nesta quinta (25/7). Editais receberam, juntos, 1571 propostas, e contemplados atuam em 33 diferentes instituições no RJ.
O resultado preliminar da chamada, destinada ao apoio de alunos em competições de caráter educacional, foi divulgado nesta quinta (25/7). Em relação à edição anterior, houve aumento de 50% no número de propostas submetidas. Ao final, foram selecionados 33 projetos de um total de 106 recebidos que alcançaram a etapa de avaliação.
A FAPERJ divulgou nesta quinta (25/7) a lista das propostas selecionadas na chamada, promovida em parceria com o Confap e a Universidade de Bolonha (representando todas as universidades italianas). A iniciativa visa apoiar a mobilidade de pós-docs por até 3 meses e doutorandos (doutorado-sanduíche) por 6 meses.
Com organização de Andrea Adour e Josivaldo Pires de Oliveira, Sons de África e da diáspora atlântica lança uma reflexão sobre o lugar que as músicas africanas ocupam nos currículos escolares no País. Livro aborda temas como a capoeira, as conexões musicais entre Benim e Brasil e as sonoridades negras na Bahia oitocentista.
Professora Vanessa Nascimento foi laureada pela American Chemical Society. Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, ela coordena o Laboratório SupraSelen, que sintetiza moléculas com selênio para combater bactéria da tuberculose resistente a medicamentos.