Fundação divulgou, nesta quinta (3/10), chamadas internacionais em que atuará como agência parceira. Anunciadas durante reunião do Confap no Rio, elas fazem parte do plano de internacionalização da FAPERJ. A maioria das chamadas já está aberta e outras serão lançadas ainda em 2024.
Referência no cultivo de células embrionárias, principalmente de carrapatos, o Laboratório de Cultivo de Células da UFRRJ cede material para outras instituições e reproduz a interação entre parasita e hospedeiro. Ali são produzidos antígenos a partir de patógenos purificados para o desenvolvimento de testes sorológicos e moleculares.
Estudo propõe o uso de drones e inteligência artificial para monitorar o descarte de resíduos sólidos em áreas remotas em regiões de encostas e de difícil acesso do território fluminense. Coordenado pelo engenheiro Marcelo Musci, artigo sobre o trabalho foi publicado recentemente na Revista de Gestão Social e Ambiental.
Reunião foi realizada entre os dias 23 e 27 de setembro na capital fluminense. Vídeo traz entrevistas com presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa e dirigentes de agências federais que apoiam o setor de Ciência e Tecnologia e Inovação.