Resultado do programa que homenageia Luiz Pinguelli Rosa foi anunciado nesta quinta (24/10). Chamada é destinada a apoiar projetos envolvendo a vinda de pesquisadores a instituições de ensino e/ou pesquisa localizadas no RJ. Recursos alocados são de R$ 1,36 milhão.
A ideia do projeto conduzido na UFRJ é utilizar resíduos da agricultura para a produção de bioetanol de 2ª Geração, a fim de reduzir a concorrência entre alimentos e combustíveis. Bagaço de cana e restos do babaçu estão entre os resíduos lignocelulósicos que podem ser submetidos a processos para a extração de açúcares.
Encontro teve foco nos temas estratégicos e prioritários definidos nos programas e políticas nacionais anunciadas recentemente pelo governo federal. Inteligência Artificial, Neoindustrialização, Transição Energética, Meio Ambiente e Saneamento foram alguns dos temas abordados por representantes de instituições ligadas ao setor.
Reunião foi realizada entre os dias 23 e 27 de setembro na capital fluminense. Vídeo traz entrevistas com presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa e dirigentes de agências federais que apoiam o setor de Ciência e Tecnologia e Inovação.