Anunciado em julho, edital recebeu 616 solicitações de fomento. Chamada busca incentivar os programas de pós sediados no RJ e o aumento qualitativo e quantitativo do desempenho científico e tecnológico do estado. Lista dos aprovados foi divulgada nesta quinta (31/10).
Estudo desenvolvido na Uerj analisa os mecanismos neuroquímicos relacionados ao consumo de cigarros eletrônicos por adolescentes com esquizofrenia, a partir de testes em modelo animal. A pesquisa é coordenada pela bióloga Yael de Abreu Villaça, pesquisadora contemplada pelo programa Cientista do Nosso Estado.
Em “Urbanismo social para habitação popular”, o pesquisador Mário Márcio Queiroz, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (PPGAU/UFF), avalia a ocupação do espaço e compara políticas habitacionais do Brasil e de Portugal, entre os anos 1960 e 1980.
Apoiado pela FAPERJ, o Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Universitário Pedro Ernesto/Uerj foi o pioneiro entre as unidades vinculadas à Rede Estadual de Saúde e um dos primeiros do Brasil. Desde 2019, mais de 850 procedimentos de alta complexidade foram realizados.