No edital de Inovação Tecnológica (INT), foram recebidas 143 propostas, com 62 delas selecionadas. Já no edital de Iniciação Tecnológica (IT), o número de submissões alcançou 219, com 61 aprovadas preliminarmente. Resultado foi anunciado nesta quinta (5/12).
O papel da C,T&I para promover a sustentabilidade e a gestão de catástrofes ambientais esteve em pauta durante as discussões no 66º Fórum Nacional do Confap, na capital gaúcha. O evento, que vai até esta sexta (6/12), reúne dirigentes e gestores das 27 fundações de amparo à pesquisa estaduais e agências federais.
Uma equipe de pesquisadores da UFF desenvolveu um método inovador que oferece alternativas não-tóxicas e não-poluentes ao uso de defensivos agrícolas no Brasil. Com foco na sustentabilidade e na redução do uso de agrotóxicos, o grupo criou bioinseticidas naturais a partir de resíduos agropecuários. Pesquisa contou com apoio da FAPERJ.
O resultado final das propostas de pesquisa aprovadas no edital Expedições Científicas, lançado pelo Confap e o CNPq, selecionou 22 projetos ao todo, que vão mobilizar 85 grupos de pesquisadores vinculados a 19 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) diferentes – incluindo a FAPERJ –, orçados em cerca de R$ 76 milhões.
Criada em 2015, empresa foi a primeira a oferecer o serviço de coleta e compostagem de resíduos orgânicos residenciais do Brasil. Desde então, já retirou mais de 2.900 toneladas de alimentos e outros materiais, e atendeu a mais de 10 mil famílias.