Dirigido à comunidade científica e tecnológica, texto ressalta os expressivos investimentos na pesquisa fluminense ao longo do período. Incremento de parcerias e ineditismo de algumas ações, como o apoio a cientistas mães e a pesquisadores com deficiência, tiveram destaque na mensagem.
Divididas em duas, as chamadas para pesquisadores com ou sem vínculo em instituições de Ciência e Tecnologia sediadas no Rio de Janeiro irão contemplar, inicialmente, um total de 105 projetos, que representarão um investimento de cerca de R$ 50 milhões na pesquisa fluminense. Resultado foi divulgado nesta quinta (19/12).
A Fundação divulgou na segunda (16/12) o cronograma para a entrega da prestação de contas de Auxílios (incluindo as 'Taxas de Bancada'), composta pelos Relatórios Técnico e Financeiro. A prestação de contas deverá ser apresentada a partir de abril de 2025, escalonada por grupos, por meio de um novo Sistema online de Prestação de Contas.
Após o julgamento dos recursos, foram aprovadas 86 bolsas no edital de Inovação Tecnológica (INT) e 80 no de Iniciação Tecnológica (IT). Propostas aprovadas são oriundas de universidades e institutos de pesquisa, empresas de vários setores tecnológicos do estado do RJ. Lista foi divulgada nesta quinta (19/12).
Em encontro na sede da Fundação, na sexta (13/12), a FAPERJ recebeu representantes do Arts and Humanities Research Council (AHRC/UKRI), do Reino Unido. Ponto central da reunião foi a definição de estratégias para identificar demandas específicas dos grupos de pesquisa já existentes no estado do Rio de Janeiro e no Reino Unido.
Um dos mais longevos trabalhos de monitoramento ambiental do Brasil, projeto avalia, há mais de 20 anos, indicadores demográficos e da saúde dos corais. Animais são imprescindíveis ao ecossistema marinho e contribuem para equilíbrio de várias espécies.