O primeiro programa a ter suas inscrições abertas, em 13 de fevereiro, é o Mestrado/Doutorado Nota 10. Apenas as modalidades pertencentes ao Programa Básico são exibidas no calendário. Os demais fomentos à pesquisa, na forma de editais, serão divulgados ao longo do ano pelo Boletim Faperj e no site da Fundação. Anúncio aconteceu nesta quinta (30/1).
A direção da FAPERJ anunciou, nesta quinta (30/1), que os bolsistas selecionados em seis editais de 2024 irão começar a receber os termos de outorga no mês de fevereiro. As vigências das bolsas serão mantidas de acordo com as datas publicadas no site. Informações sobre o pagamento de Auxílios também serão divulgadas em breve.
Combinando a venda de tecidos de refugo e de produtos de upcycling por meio de sua marca própria, a Teciteca & Teci contribui para que costureiros e criadores façam uma moda sustentável. Apoiada pela FAPERJ, a empresa possui uma biblioteca virtual de tecidos e tem previsão de lançar seu museu têxtil digital ainda em 2025.
Produtos tradicionais do interior do estado, a farinha de mandioca de São Francisco de Itabapoana e o abacaxi do Norte Fluminense estão mais próximos de obter o registro de Indicação Geográfica (IG). Laudos de Denominação de Origem e Indicação de Procedência, que reconhecem a qualidade única desses produtos, já foram assinados.
Pesquisa revela como os recursos familiares, como renda, moldam o acesso ao ensino superior no Brasil. Estudantes de famílias mais ricas têm mais chances de ingresso nas universidades públicas ou privadas. Já os mais pobres, muitas vezes, ajustam suas aspirações de carreira ou desistem de ingressar no ensino superior.
Projeto do Laboratório de Ecologia de Aves e Comportamento da Uerj estuda diversidade e preservação de pássaros da Mata Atlântica. Ameaçado por incêndios e desmatamento, bioma abriga ampla variedade de aves, muitas delas endêmicas e ameaçadas de extinção.