III Mevitih reúne pesquisadores do Brasil e do exterior, de 4 a 7 de novembro, na Policlínica Piquet Carneiro (PPC/Uerj). Especialistas avaliam os efeitos da Terapia Vibratória Sistêmica no tratamento de casos de obesidade, osteoartrite de joelho e Transtorno do Espectro Autista, entre outros.
Pesquisadores criaram um projeto de educação ambiental que envolve diversos atores sociais e a comunidade local, pela preservação do Rio Rainha, que atravessa o campus da universidade e outros pontos na cidade. Denominado Luvas, o projeto surgiu motivado pelo lançamento do edital Programa de Educação Ambiental, da FAPERJ.
Estudo sobre o desenvolvimento de novos antibióticos liderado por pesquisadores do LNCC e da Unifesp, em parceria com instituições do Brasil e outros sete países, foi selecionado pelo programa, que tem patrocínio das Fundações Gates, Wellcome e Novo Nordisk. Proposta foi aprovada entre mais de 800 submissões.
Pioneira na área no País, a Gcell é especializada no desenvolvimento de biotecidos. Células humanas produzidas em laboratório que imitam o comportamento de tecidos e até de órgãos têm sido usadas na produção de novos medicamentos.