A FAPERJ divulgou, nesta quinta (5/2), o resultado da 3ª edição do Programa de Apoio à Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões em Conflito. Projetos aprovados envolvem 7 instituições sediadas no estado, refletindo a diversidade temática e o caráter multidisciplinar da iniciativa.
Após três anos de estudos na Pesagro, pesquisadores estabeleceram padrão de qualidade fisicoquímica e microbiológica, tempo e temperatura do preparo, estabilidade nutricional e condições ideais de manipulação e embalagem. Rica em fibras, sais minerais e vitaminas, a farinha de banana verde possui amido resistente, alimento funcional.
Pesquisadoras da área de Arquitetura e Urbanismo da UFF desenvolveram o “Jogo do Cuidado”. Material de apoio didático para professores do Ensino Médio, o jogo é usado para discutir temas como o cuidado com crianças e idosos e os afazeres domésticos que, historicamente, ficam sob a responsabilidade das mulheres.
A terapia, também conhecida como exercício de vibração de corpo inteiro, tem melhorado a qualidade de vida de idosos com risco de quedas, de pessoas obesas e de crianças autistas não verbais. Estudos são desenvolvidos em laboratório da Policlínica Universitária Piquet Carneiro.