Programa de Apoio à Infraestrutura de Unidades Universitárias de Saúde Hospitalar e Ambulatorial (Edital FAPERJ Nº 18/2025) visa apoiar projetos de pesquisa, compra de equipamentos e melhorias na infraestrutura, fortalecendo o atendimento à população. Anúncio aconteceu nesta quinta (3/7).
Anunciada nesta quinta (3/7), nova chamada vai impulsionar a divulgação científica, a melhoria das práticas de ensino-aprendizagem, a formação continuada de professores e a infraestrutura de laboratórios e ambientes tecnológicos no consórcio Cecierj/Cederj. O edital recebeu dotação orçamentária de R$ 5 milhões.
Criado em 2013, Lavimpi (PPC/Uerj) passou por reforma, que dobrou seu espaço físico. Laboratório ganhou novas salas e equipamentos, como simulador de equitação para atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Revitalização fez adequação de espaços destinados à pesquisa e atendimento.
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro estão estudando os mecanismos da dor crônica e buscando novas terapias. Problema afeta entre 20% e 30% da população mundial, dificultando a realização de tarefas e prejudicando a qualidade de vida das pessoas.