Resultado preliminar do edital foi divulgado nesta quinta (22/1). Objetivo é financiar iniciativas voltadas ao diagnóstico, tratamento e reabilitação de pessoas afetadas por essas condições, passo importante na busca por maior equidade no acesso à saúde.
Com apoio da FAPERJ, estudos investigam ansiedade, autoestima, depressão e suas relações com doenças neurodegenerativas. A campanha 'Janeiro Branco' procura sensibilizar a sociedade para os impactos do adoecimento mental. Pesquisas beneficiam tanto a prática clínica quanto a formulação de estratégias de cuidado em saúde.
O endividamento das famílias brasileiras atingiu quase 80% em 2025. Apoiado pelo edital Pensa Rio, da FAPERJ, o projeto-piloto, a ser desenvolvido na Faetec, tem como objetivo formar jovens financeiramente conscientes, validar cientificamente os resultados e divulgar as metas alcançadas, a fim de fomentar políticas públicas.
Iniciativa integra pesquisa, extensão e ações práticas de educação ambiental no município de São João da Barra. Intitulado ECOS e liderado por pesquisadora na Uenf, ações do projeto demonstram que a redução de resíduos plásticos e de microplásticos depende em boa medida de informação e engajamento coletivo.
Estudos realizados no Núcleo de Pesquisa em Morfologia e Metabolismo, da Universidade Federal Fluminense, mostram os efeitos nocivos que o Bisfenol S causam ao coração, ao fígado e ao pâncreas. Substância é empregada na fabricação de utensílios e produtos plásticos.