Lista traz projetos voltados à formação e atuação de lideranças estratégicas para a promoção da inovação, do empreendedorismo e da transferência de conhecimento no âmbito das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) sediadas no RJ. Resultado saiu nesta quinta (29/1).
Encontro nesta quinta (29/01), no Centro de Convenções do Hotel Prodigy Santos Dumont, discutiu os impactos do empreendedorismo e da inovação para impulsionar o desenvolvimento econômico estadual e transformar a vida das pessoas. FAPERJ foi representada pela sua presidente, Caroline Alves, que participou de painel.
Pesquisa no Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) propõe uma abordagem inovadora baseada na utilização de feixes de nêutrons para remediar um dos contaminantes ambientais mais persistentes da atualidade, o PFOS. Na foto ao lado, o reator onde foi realizado o experimento. O trabalho resultou em artigo publicado na revista Environments.
Um acordo de cooperação internacional reunindo as três instituições formalizou a criação do Laboratório de Pesquisa em Eutrofização Marinha (Marel). Cerimônia aconteceu na terça (27/1), no campus da UFF. A FAPERJ financia parte das pesquisas que deram base ao acordo por meio dos projetos Plumas (UFF) e Mixohabs (Uerj).
Pesquisadora Lina Zingali, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, desenvolve estudos sobre venenos de animais peçonhentos e suas aplicações na saúde. A pesquisa, apoiada pela FAPERJ, investiga moléculas bioativas com potencial para o desenvolvimento de novas terapias.