Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 31/08/2023 | Atualizado em: 31/08/2023

Notas - Semana de 31 de agosto a 6 de setembro de 2023

Novo vídeo do Canal da FAPERJ apresenta o Laboratório Criosfera 1, na Antártica 
Esta semana o Canal da FAPERJ no YouTube revela curiosidades sobre a vida na Antártica. O vídeo publicado nesta quinta-feira, 31 de agosto, mostra as atividades realizadas por meio do laboratório Criosfera 1, uma plataforma geofísica remota, cujo principal objetivo é fazer o monitoramento atmosférico ininterrupto da região. Dotado de um conjunto de sensores, o laboratório mede os principais parâmetros meteorológicos, como a velocidade dos ventos, temperatura, pressão atmosférica e umidade. Além deles, a estrutura acompanha em tempo real o impacto das mudanças climáticas, o efeito estufa e a dinâmica de deposição da neve. Um conjunto de informações disponível para pesquisadores e todos os interessados, e que contribui para estudos de diferentes áreas, como Biologia, Física, Meio Ambiente, Engenharia, entre outras. Instalada no Oeste do continente, no verão de 2011/2012, o Criosfera 1 completou, em 2022, dez anos de captação e envio de dados. Projetado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Criosfera 1 é um laboratório multiusuário e multidisciplinar utilizado por pesquisadores e técnicos da Uerj, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entre no nosso canal pelo link: https://www.youtube.com/c/faperjoficial e assista ao vídeo. Ele traz entrevistas com o coordenador científico do laboratório, o professor da Uerj Heitor Evangelista, que é Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, e com o engenheiro ambiental Sérgio Gonçalves. Além de conhecer este projeto você também pode colaborar divulgando o seu trabalho e as atividades do seu laboratório. Envie sua sugestão para: boletim@faperj.br

Editora UFRJ divulga editais para publicação de obras originais
Com o objetivo de ampliar a divulgação das produções acadêmicas e científicas, a Editora UFRJ lançou três editais a fim de selecionar obras originais para publicação. Essa oportunidade está aberta para autores titulados como doutores ou vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa. Os trabalhos selecionados irão compor o cronograma de publicações da editora para os anos de 2024 e 2025. Os autores interessados podem enviar seus originais para duas coleções específicas: “Outros Passos”, que abrange temas de interesse público por meio de textos ensaísticos, focalizando Artes e Humanidades; e “Saberes do Presente, Cenários Futuros”, que explora questões de grande relevância nas Ciências da Natureza e suas interligações com outras áreas do saber. Os originais que não se destinarem a essas coleções deverão ser inscritos para o catálogo geral, em todas as áreas do conhecimento. As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail editais2023@editora.ufrj.br no período determinado pelo cronograma de cada edital. Detalhes a respeito dos editais e o processo de inscrição podem ser consultados em www.editora.ufrj.br/editais.

Peça Sonho estreia dia 8 de setembro na sede da Companhia dos Atores
Com texto inspirado na obra do escritor sueco August Strindberg, a Peça Sonho estreia dia 8 de setembro na sede da Companhia dos Atores, na Rua Manuel Carneiro 12, Lapa. Concebido e dirigido por Larissa Elias e Vanessa Teixeira de Oliveira, o espetáculo fala da difícil relação entre uma deusa e a raça humana. Mostra a visita da deusa Agnes, filha do deus Indra, à Terra, para entender a vida humana. Segundo Vanessa, a visita da deusa à Escadaria Selarón é como uma espécie de via-crúcis, o calvário de Jesus Cristo, mas protagonizado por Agnes, que descobre que a Terra é o verdadeiro inferno, com desigualdade social e econômica, destruição da natureza e outros absurdos. A temporada da peça, que contou com apoio da FAPERJ por meio do programa de Apoio à Produção e Divulgação das Artes, vai de 8 a 24 de setembro (sextas-feiras, às 20h, sábados com sessões, às 17h30 e 20h; e domingos, às 19h). É uma realização do Laboratório de Processos do Ator e da Cena da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABAtor/EBA/UFRJ), em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), e pela Trestada Produções Culturais. No elenco, Fernanda Chazan, Júlia Limp, Pedro Florim e Larissa Elias.

Exposição na ANM oferece um passeio pela Literatura Ocidental
Inaugurada na noite desta quinta-feira, 31 de agosto, a exposição Babel (In)finita, uma viagem pela história da Literatura Ocidental, estará disponível ao público de 1º de setembro a  19 de novembro, na sede da Academia Nacional de Medicina (ANM), no Rio de Janeiro (Av. General Justo, 365 – Centro). A proposta é uma visita à seleção de obras do acervo do bibliófilo, médico oncologista e escritor gaúcho Gilberto Schwarstmann, que contou com o apoio da Unicred e de diversos órgãos de difusão do livro e da leitura, assim como da Academia Nacional de Medicina, para levar ao Rio de Janeiro cerca de 300 obras de sua coleção. Estão entre as raridades da exposição e primeiras edições, desde os primórdios da palavra escrita – A epopeia de GilgameshA Bíblia SagradaIlíada – até tempos mais recentes, como as primeiras edições de Em busca do tempo perdido e Ulisses. O percurso da mostra ocorre através dos textos – em português, inglês e espanhol – e olhares do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986), com a curadoria de Facundo Sarmiento. É Borges (reprodução em tamanho natural) quem recebe o visitante e o leva através de um labirinto de espelhos e painéis hexagonais que remetem a “A biblioteca de Babel” – famoso conto do livro Ficções (1944), de Borges, no qual o autor sugere que o universo é uma biblioteca infindável. A artista Zoravia Bettiol fez desenhos em bico de pena, originais, para ilustrar os painéis. Mais informações: https://anm.org.br/museuvirtual/

Vestibular da Uerj: 2º Exame de Qualificação será neste domingo
A Universidade do estado do Rio de Janeiro (Uerj) realiza no próximo domingo, 3 de setembro, o segundo exame de qualificação para o Vestibular 2024 da universidade. Os portões abrem às 8h e a prova começa às 9h. Após esse horário não será permitida a entrada de candidatos. É obrigatório levar um documento de identificação original com foto, o cartão de confirmação de inscrição e caneta esferográfica preta ou azul de corpo transparente. De acordo com o Departamento de Seleção Acadêmica da Uerj, há 41.269 candidatos inscritos para esta prova, que terá questões de múltipla escolha de Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O segundo exame é uma nova chance para os candidatos melhorarem seu conceito, o que afeta a nota final. Mesmo que obtenham conceito igual ao da prova anterior, têm a oportunidade de acertar um número maior de questões.

Escola de Nutrição da UniRio comemora seus 80 anos
A Escola de Nutrição (EN) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) está celebrando seus 80 anos esta semana. Os festejos tiveram início na terça, 29 de agosto, e a programação se encerra nesta quinta (31), Dia dos Nutricionistas, com palestras, minicursos e mesa-redonda. A palestra Alimentação e Nutrição: aspectos históricos, culturais e afetivos foi seguida de apresentação cultural, exibição de vídeo sobre a história da Escola e a premiação do I Concurso de Fotografia promovido pelo Núcleo de Alimentação Coletiva.

Serrapilheira abre inscrições para Formação em Ecologia Quantitativa
O Instituto Serrapilheira abriu, dia 24 de agosto, as inscrições para a quarta edição da Formação em Ecologia Quantitativa. O objetivo é identificar alunos de qualquer área do conhecimento em início de carreira que tenham interesse em aprofundar seus estudos nos diversos subcampos da ecologia. A formação inclui dois módulos. O módulo teórico acontece durante as férias de verão, em janeiro e fevereiro de 2024, e é presencial no Rio de Janeiro - os alunos recebem uma ajuda de custo, hospedagem e passagem. Eles passarão por um treinamento intensivo em ferramentas quantitativas usadas na ecologia, desenvolverão um projeto com modelagem matemática e terão sessões de discussão com cientistas que atuam em centros de pesquisa de excelência no mundo todo. Já o módulo empírico é um curso de campo que acontece em julho de 2024 em dois biomas diferentes: Mata Atlântica e Amazônia. Essa etapa leva em conta a parte teórica, de modelagem matemática, e a parte prática, de coleta de dados e observação de padrões na natureza. A formação interdisciplinar permite que os alunos dialoguem intensamente e proponham soluções para os problemas encontrados. Podem se candidatar alunos de mestrado em andamento ou concluído em qualquer área do conhecimento, em uma instituição de ensino superior do Brasil. Quem está cursando ou já concluiu a graduação também é elegível. As inscrições podem ser feitas até 22 de setembro, às 17h, neste link. O edital completo pode ser visto aqui.

Ciência e preconceito racial são temas de palestra no Mast
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) promoverá no dia 5 de setembro, às 14h, palestra do projeto Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável abordando o tema "Preconceito racial e a produção científica no Brasil". Considerando que as questões raciais perpassam toda a sociedade, não seria diferente dentro do ambiente universitário e nas instituições científicas não seria diferente. Para discutir essas relações, o Mast convidou a presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadorxs Negrxs/ABPN, Iraneide Soares da Silva. O evento acontece no auditório do prédio Ronaldo Mourão (Rua General Bruce, 586, São Cristóvão). Haverá emissão de certificados para os participantes. Iraneide Soares da Silva é doutora em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Memória da Escravidão e do Pós-Abolição/Sankofa/Uespi, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Africanidades e Afrodescendências/Ifaradà/UFPI e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, entre outros. Ela também preside a Comissão de Verificação das Políticas de Ações Afirmativas da Universidade Estadual do Piauí e pesquisa políticas de ações afirmativas na mesma universidade.

Laboratório da UFF investiga problemas ambientais com técnicas nucleares inovadoras
O Laboratório de Radioecologia e Alterações Ambientais (Lara) da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Universidade Federal Fluminense (UFF), vem desenvolvendo técnicas inovadoras para a análise de problemas ambientais. O objetivo é promover o desenvolvimento científico, tanto na universidade quanto no âmbito internacional, na investigação dos problemas ambientais e compartilhar o conhecimento com países latino-americanos. Localizado no Instituto de Física da UFF, o Lara se dedica ao estudo de problemas ambientais por meio de técnicas nucleares que possibilitam a datação e investigação da evolução pré-histórica e geológica, das mudanças climáticas e complicações decorrentes de atividades humanas como derramamento de óleo, microplásticos, esgoto, poluição química, orgânica, inorgânica, por material radioativo e a proliferação de algas ou microalgas nocivas em ambientes costeiros e marinhos. Através do laboratório, o Brasil obteve destaque como aquele que conseguiu responder às questões da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que por meio de parceria passou a investir no laboratório nas áreas de capacitação, equipamentos e compartilhamento de conhecimento com outros países da América Latina. A agência já investiu cinco milhões de euros no laboratório, que conta com aparelhos únicos na América Latina. Na segunda semana de agosto, o Lara promoveu um curso de treinamento para 17 países da América e Caribe, oferecendo capacitação em amostragem e análise para físicos, químicos, biólogos, oceanógrafos e pessoas que trabalham com microplásticos em ambientes costeiro e marinho. Mais informações aqui.

Uerj inaugura Serviço de Promoção da Saúde na Zona Oeste e recebe certificado de promotora da saúde
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) inaugurou nesta quinta-feira, 31 de agosto, no campus Zona Oeste, o Serviço de Promoção da Saúde Universitária (SPSU) e a Sala de Apoio à Maternidade. Funcionando como um posto de atendimento primário e de ações de prevenção à saúde, o SPSU também faz o encaminhamento para a rede municipal, em casos de urgência. A Sala de Apoio à Maternidade oferece conforto, privacidade e segurança para que as mulheres possam amamentar, extrair e armazenar o leite em frascos previamente esterilizados para utilizá-lo em outro momento. O campus Zona Oeste é a segunda unidade da Uerj a oferecer esse tipo de serviço. Em julho, ele foi inaugurado no Instituto Politécnico, em Nova Friburgo, Região Serrana. Ainda este ano está previsto o lançamento na Faculdade de Tecnologia (FAT), em Resende, sul do estado. Essas iniciativas da Uerj estão de acordo com as ações que a levaram a receber o certificado de adesão à Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS), movimento que promove a saúde integral e o bem-estar daqueles que estudam, trabalham e convivem no espaço universitário.

PUC-Rio abre inscrições para Provas Desafios 2024, com bolsas integrais
Estão abertas as inscrições para as Provas Desafios 2024, uma oportunidade de bolsa integral para jovens de todo o Brasil. Os cursos contemplados incluem bacharelados em Física, Matemática, Química, Ciência da Computação e Engenharia de Computação, do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio). As inscrições vão até 5 de setembro para os cursos de informática e até 25 de setembro para os cursos de ciências básicas. É necessário estar inscrito no vestibular PUC-Rio para participar. As Provas Desafios atraem e recompensam estudantes com a oportunidade de conquistar bolsas integrais para os cursos de destaque do CTC/PUC-Rio. Os dois melhores em cada curso recebem bolsas de estudo integrais. As provas apresentam exercícios desafiadores e dinâmicos, similares aos das olimpíadas nacionais. Os vencedores podem ainda ter benefícios adicionais, como bolsas decorrentes de convênios com a iniciativa privada e participação em projetos de Iniciação Científica, dependendo do desempenho acadêmico dos alunos. Para se candidatar, é necessário estar inscrito no Vestibular PUC-Rio, cujas inscrições estão abertas até o dia 11 de setembro. Todos os detalhes podem ser encontrados em: https://www.puc-rio.br/desafios/.

Uenf promove III Simpósio Fluminense de Gado de Corte em setembro
A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) vai realizar, dias 15 e 16 de setembro, o III Simpósio Fluminense de Gado de Corte UENF. No primeiro dia de evento o  zootecnista e professor da Uenf, Antonio Gesualdi Júnior, fará palestra sobre “Exigências nutricionais da vaca de corte em pastagens tropicais”. “Suplementação para gado de corte a pasto”, “Ciclo pecuário” e “Vantagens operacionais e econômicas do uso de Drone na reforma de pastagens” serão outros temas abordados no primeiro dia do evento. Já no sábado, 16 de setembro, o médico veterinário e professor da Uenf, Fábio da Costa Henry, fala sobre “Rastreabilidade da carne bovina”.Estudantes pagam uma taxa de R$40 e profissional/produtor de R$80. Outras informações no @simgac_uenf. Acesse o folder do evento aqui.

Coppe e CNOOC firmam acordo em energias renováveis offshore
O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) firmaram acordo para dois projetos de pesquisa, em energias renováveis no oceano, com financiamento de R$16 milhões. O primeiro investiga as turbinas eólicas flutuantes em profundidades entre 60 e 150 metros e o segundo trata da descarbonização das atividades de óleo e gás na região do pré-sal, em profundidades entre 500 e 2.500 metros, utilizando o conceito de parque híbrido com fontes eólica, de onda e solar. A iniciativa é liderada pelo Grupo de Energias Renováveis no Oceano (Gero), ligado ao Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) da Coppe. Os projetos têm duração de três anos e contam com a participação de mais de trinta pesquisadores, de quatro diferentes laboratórios da Coppe, que atuarão em diversas áreas, incluindo hidrodinâmica, aerodinâmica, estrutural, controle de potência, oceanografia, meteorologia, estimativa de custo, otimização, e inteligência artificial. São focados em simulações computacionais do comportamento dos sistemas e, no terceiro ano, testes experimentais em modelos reduzidos no Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) da Coppe.

Estudo da Fiocruz revela benefícios da Atenção Domiciliar na reabilitação intensiva
A Atenção Domiciliar (AD) para pacientes em reabilitação intensiva tem se mostrado uma abordagem efetiva na literatura científica conduzida por pesquisadores do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. O estudo intitulado "Efetividade da Atenção Domiciliar para Usuários com Necessidade de Reabilitação Intensiva: uma Revisão Sistemática" foi financiado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenado por Cristina Rabelais, a pesquisa contou com a participação das pesquisadoras Dolores Maria Franco de Abreu; Maria Fernanda de Faria von Sydow Bittencourt; Mariana Gabriel e Silvia de Oliveira Pereira. Um dos achados mais relevantes do estudo foi a comprovação da efetividade da reabilitação domiciliar e suas vantagens, tanto para o usuário quanto para o setor de saúde, abrindo caminho para sua aplicação em diferentes contextos no âmbito do SUS. A pesquisa abordou cuidados de reabilitação para diversos agravos, como os cardiovasculares, ortopédicos, respiratórios, neurológicos e outros que afetam a funcionalidade. Para informações mais detalhadas sobre a pesquisa, entre em contato com o e-mail nippis@icict.fiocruz.br. Além disso, alguns produtos e resultados relevantes estão disponíveis para acesso aqui ou no vídeo institucional da pesquisa https://youtu.be/uhnrHbn9zFk

Uerj lança marco fundamental para a construção do campus Zona Oeste
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) marcou o início das obras do novo campus Zona Oeste em um evento, nesta quarta-feira, 30 de agosto, no prédio do antigo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, em Campo Grande. O campus vai abrigar os cursos da Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde e da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias da Uerj.

Topo da página