Auxílio a Pesquisador Visitante (APV)
Finalidade
Esta modalidade destina-se a cobrir despesas com transporte, alimentação e estadia de pesquisadores de reconhecida excelência, oriundos de outros estados ou do exterior, que desenvolverão atividades em instituição de ensino e pesquisa sediada em nosso estado.
Condições
- Para submeter projeto nessa modalidade o pesquisador solicitante deve possuir grau de doutor ou equivalente e ter vínculo empregatício ou estatutário com instituição de ensino e pesquisa sediada no estado do Rio de Janeiro.
- Além de ter grau de doutor ou equivalente, tanto o pesquisador solicitante quanto o pesquisador convidado deverão possuir elevada produtividade de pesquisa e reconhecida liderança em sua área de conhecimento (perfil compatível com o de pesquisador nível 1 do CNPq).
- O auxílio somente será concedido para um único pesquisador visitante, sendo este o declarado no projeto submetido à FAPERJ.
- Os recursos serão aplicados somente em despesas de diárias para transporte, alimentação e estadia no Rio de Janeiro para desenvolvimento do projeto, respeitando valores praticados conforme tabela do CNPq, e passagens, vinda para o Rio de Janeiro e retorno para o local de origem, obrigatoriamente previstas no projeto submetido à FAPERJ.
- O período para desenvolvimento do projeto deve ser de no máximo de 90 (noventa) dias. Para períodos superiores a este, poderá ser solicitada a bolsa para pesquisador visitante.
Para saber como submeter projeto para esta modalidade leia as Instruções para Concessão e Utilização de Auxílios e Bolsas
Links importantes:
Instruções para Concessão e Utilização de Auxílios e Bolsas
Dúvidas Frequentes
Download Manual de utilização do SisFAPERJ (.pdf)
Valores das Bolsas e Auxílios (.pdf)
Calendário para solicitação de bolsas e auxílios
Índice geral das áreas do conhecimento
Setores