Finalidade
As “Bolsas de Bancada para Apoio a Pesquisador Visitante - BAPVs” destinam-se unicamente a cobrir despesas com transporte, alimentação e estadia, referentes às rubricas de passagens e diárias (Custeio), de pesquisadores de reconhecida excelência, oriundos de outros estados ou do exterior e a convite de um pesquisador fluminense (proponente/ coordenador e/ou “orientador”), que desenvolverão atividades na mesma instituição de ensino e pesquisa sediada no Rio de Janeiro do pesquisador e/ou “orientador” proponente.
As “BAPVs” são oferecidas nas diversas áreas do conhecimento. Priorizam o intercâmbio do conhecimento em CT&I para o desenvolvimento e fortalecimento do capital humano e da pesquisa do estado do Rio de Janeiro e País.
A proposta deve ser submetida pelo pesquisador fluminense (proponente) que desempenha a função de coordenador e/ ou “orientador” do projeto e visita do pesquisador.
Requisitos e Condições
Os requisitos e as condições a seguir são válidos e indispensáveis para a pré-qualificação, análise de mérito, julgamento e aprovação das propostas. A ausência ou insuficiência de informações sobre quaisquer deles implicará a desclassificação da proposta.
A solicitação da bolsa será efetuada pelo coordenador/ “orientador” fluminense (proponente), responsável pela proposta e o convite ao pesquisador visitante, além da inscrição do projeto no SisFAPERJ e prestação de contas. Para esta modalidade, os tipos de proponente elegíveis são: pesquisador com grau de doutor e “Cientista do Nosso Estado” ou “Jovem Cientista do Nosso Estado”. Outras modalidades de proponentes não serão aceitas pelo sistema.
Não é permitido o acúmulo com outro financiamento de agência de fomento nacional para a mesma finalidade, sendo de incumbência do beneficiado requerer a suspensão ou o seu cancelamento, se for o caso.
A FAPERJ reserva-se o direito de suspender ou cancelar a bolsa a qualquer momento, em função da desistência do pesquisador visitante ou alteração do cronograma e plano de trabalho, sem a devida concordância da Fundação ou decorrente de qualquer situação considerada desabonadora para o erário público; situação em que será exigida a devolução do investimento realizado.
Do proponente (coordenador e/ou “orientador”)
Do pesquisador visitante
Das obrigações
Do proponente
Do pesquisador visitante
Duração e Benefícios da Bolsa
A bolsa terá vigência de um período máximo de 3 (três) meses, não se admitindo prorrogação de prazo, e deverá ser solicitada de acordo e proporcionalmente ao tempo de permanência do pesquisador visitante, apresentado no cronograma e plano de trabalho do projeto. As atividades deverão ser desenvolvidas na instituição de ensino e pesquisa do pesquisador proponente, no estado do Rio de Janeiro.
O pesquisador proponente receberá uma cota de BAPV para um período igual ou inferior a 30 (trinta) dias de permanência do pesquisador visitante no estado, não podendo exceder o período máximo de permanência no estado de 90 (noventa) dias de visitação. Neste caso, o pesquisador proponente fará jus a três cotas de BAPV.
Os seguintes itens poderão ser solicitados na rubrica de Custeio:
*Observação: recomenda-se a aquisição das passagens para o pesquisador visitante, após o depósito da primeira cota da BAPV, na conta do Bradesco do pesquisador proponente.
Mais informações:
Instruções para Concessão e Utilização de Auxílios e Bolsas
Download Manual de utilização do SisFAPERJ (.pdf)
Valores das Bolsas e Auxílios (.pdf)
Calendário para solicitação de bolsas e auxílios
Declaração de inexistência de vínculo empregatício e/ou estatutário e de outra fonte de rendimento