INSTRUÇÕES PARA CREDENCIAMENTO DE USUÁRIO EXTERNO DO
SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (SEI-RJ)
1) Os documentos que envolvem particulares e a FAPERJ deverão ser assinados de forma eletrônica através do Sistema Eletrônico de Informações do Estado do Rio de Janeiro – SEI-RJ. Para realizar essa ação, o pesquisador deverá se credenciar como USUÁRIO EXTERNO.
2) Caso você já tenha realizado anteriormente o credenciamento de usuário externo no SEI-RJ junto à FAPERJ, ou outro órgão da Administração Pública Estadual, não será necessário credenciar-se novamente. O credenciamento realizado poderá ser aproveitado, desde que esteja corretamente informado no sisFAPERJ.
3) O cadastro para acesso ao sisFAPERJ, usado para inscrição em seleções de bolsas e auxílios, não é o cadastro no SEI-RJ. Se você possui cadastro no sisFAPERJ deverá, obrigatoriamente, realizar o credenciamento junto ao SEI-RJ para ter acesso aos documentos de outorga de seu auxílio ou bolsa.
4) O credenciamento para utilização do SEI em outra esfera de governo, por exemplo a Federal, não é válida para utilização do SEI-RJ. Se você realizou cadastramento para utilizar o SEI da UFRJ, UFF, Unirio, UFRRJ, precisará se credenciar para utilizar o SEI-RJ.
ATENÇÃO: Os cidadãos que possuírem cadastro no GOV.BR, nas categorias "Padrão Prata" ou "Padrão Ouro", poderão efetuar o credenciamento como usuário externo do SEI-RJ diretamente por meio do link abaixo: https://www.rj.gov.br/servico/cadastrar-usuario-externo-sei-rj30 Não será necessário o envio da documentação da primeira etapa desta Instrução, caso realize o credenciamento através do GOV.BR. Nessa situação, siga as orientações do site indicado acima para realizar o credenciamento. Importante: ainda que se faça o credenciamento de usuário externo por meio do GOV.BR, será necessário cumprir as segunda e terceira etapas desta Instrução. Caso você NÃO possua cadastro no GOV.BR nas categorias "Padrão Prata" ou "Padrão Ouro", será necessário cumprir as primeira, segunda e terceira etapas das instruções abaixo, com envio de toda documentação indicada na primeira etapa. |
5) As instruções a seguir mostram que o credenciamento do usuário externo e assinatura eletrônica da documentação de outorga ocorrerá em três etapas. Leia com atenção todas as indicações. Com isso, você se credenciará corretamente para utilização do sistema.
1ª ETAPA – CREDENCIANDO-SE COMO USUÁRIO EXTERNO
6) Acesse o site do SEI-RJ e realize o preenchimento do formulário online disponível no link abaixo. Porém, antes de acessá-lo e realizar seu preenchimento, leia essas orientações:
7) Clique no link a seguir (ou copie e cole na barra de endereço de seu navegador) para acesso ao formulário online de cadastro no SEI-RJ:
8) Após preencher o formulário online, será enviado para o e-mail cadastrado, pelo próprio SEI-RJ, uma confirmação de inscrição. Nela haverá um link para ser clicado que redirecionará para uma página com algumas instruções. Por favor, desconsidere esse e-mail e siga os passos abaixo.
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9) Para efetivar o credenciamento e ser disponibilizado o acesso, deverão ser enviados à FAPERJ, por meio do e-mail usuario.externo@faperj.br, os seguintes documentos e informações, da seguinte forma:
10) No campo assunto do e-mail, escreva seu nome completo e a modalidade de bolsa ou auxílio que foi contemplado. Exemplo: Marcos Vaz Andrade – Iniciação Científica; Laura Silva Maia – APQ1; Adriana Rodrigues Alvarenga – Jovem Cientista do Nosso Estado; Hélio Fonseca – Edital 12 Sediadas; caso seja orientador ou representante da instituição, escreva ao lado do nome completo “orientador” ou “representante da instituição”, a depender do caso.
11) No corpo do e-mail escreva suas informações de cadastro para que possamos localizá-lo (a) no sistema, que são:
Nome completo (sem abreviações):
CPF:
E-mail (o mesmo informado no formulário online do SEI-RJ):
12) Na mesma mensagem de e-mail, anexe digitalizados os seguintes documentos orientados abaixo no formato .pdf:
ATENÇÃO – documentos em outros formatos não serão aceitos. Também não será aceita documentação compactada em .zip ou disponibilizada em drive externo ou nuvem. Por favor, envie a documentação anexada ao e-mail. Recomenda-se para digitalização dos documentos o aplicativo de celular Adobe Scan ou similares. |
13) Comprovante de residência ou declaração de residência de acordo com as recomendações a seguir. Caso não esteja de acordo com o solicitado abaixo, não será aceito:
https://www.faperj.br/downloads/formularios/Declaracao-residencia_SEI-FAPERJ.pdf
14) Documento de Identificação Oficial
15) CPF
16) Termo de declaração de concordância e veracidade preenchido e assinado, disponível no link a seguir:
https://portalsei.rj.gov.br/documentos/Termo_de_declaracao_de_concordancia_e_veracidade.pdf
17) Foto de rosto em estilo selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto (parte da frente, lado que contém a foto)
18) Os documentos devem ser enviados em sua integralidade, sem cortes ou modificações, no formato pdf. Documentos ilegíveis ou fotos de partes dos documentos não serão aceitos. A imagem dos documentos deve estar adequadamente disposta na página. Não serão aceitos documentos de cabeça para baixo, tortos, tremidos, turvos, imagens inadequadas postas de maneira inapropriada ou com qualquer dificuldade de visualização das informações. As imagens devem estar centralizadas na página e nítidas. Os documentos devem ser enviados em fundo branco com iluminação adequada, com atenção às margens e ao fundo. Foque na imagem no documento, deixando nenhuma lateral sobrando. Não serão aceitos documentos com fundos inapropriados ou imagens inadequadas.
19) O solicitante deverá guardar os documentos originais, tendo em vista que futuramente eles poderão ser solicitados.
20) O solicitante receberá um e-mail da FAPERJ confirmando seu credenciamento como usuário externo assim que a documentação enviada for analisada e aprovada. Os próximos passos desta instrução deverão ser realizados somente após o recebimento do e-mail de confirmação desta 1ª etapa.
2ª ETAPA – ENVIO DAS INFORMAÇÕES DE CREDENCIAMENTO PARA O SISFAPERJ
21) Só realize os passos a seguir quando receber o e-mail de confirmação de que o seu credenciamento como usuário externo foi realizado com sucesso.
22) Realizado o credenciamento como usuário externo, será necessário informar ao sisFAPERJ, preenchendo em local específico, as informações de acesso do pesquisador junto ao SEI-RJ.
23) No caso de concessão de BOLSAS:
23.1) A documentação de outorga de bolsas necessita da assinatura do bolsista, de seu orientador e do representante da sua instituição. Os três devem estar cadastrados como usuário externo do SEI-RJ, seguindo, portanto, o procedimento descrito anteriormente.
23.2) O bolsista deverá acessar o seu sisFAPERJ, ir em “Meu cadastro”, na aba “Inicial” e preencher o campo “Usuário Externo - SEI”. Nesse local, deverá indicar o e-mail cadastrado no sistema SEI-RJ para acesso como usuário externo. O e-mail deve ser o mesmo utilizado para cadastro no sistema SEI-RJ.
23.3) O orientador necessitará realizar esse mesmo procedimento em seu sisFAPERJ, tendo em vista que também precisará se cadastrar como usuário externo do SEI-RJ, bem como fornecer ao sisFAPERJ suas informações, para assinar a documentação de seu bolsista.
23.4) Por fim, será necessário informar o representante da instituição. Nesse caso, o solicitante do fomento deverá entrar em “Meu sisFAPERJ”, entrar no seu pedido de bolsa e lá informar o representante de sua instituição no campo Usuário Externo/Unidade – SEI/RJ > Login/Unidade. Observe que o representante da instituição também deverá se credenciar como usuário externo do SEI-RJ.
24) No caso de concessão de AUXÍLIOS:
24.1) O Outorgado deverá acessar o seu sisFAPERJ, ir em “Meu cadastro”, na aba “Inicial” e preencher o campo “Usuário Externo - SEI”. Nesse local, deverá indicar o e-mail cadastrado no sistema SEI-RJ para acesso como usuário externo. O e-mail deve ser o mesmo utilizado para cadastro no sistema SEI-RJ.
24.2) Por fim, será necessário informar o representante da instituição. Nesse caso, o solicitante do fomento deverá entrar em “Meu sisFAPERJ”, entrar no seu pedido de bolsa e lá informar o representante de sua instituição no campo Usuário Externo/Unidade – SEI-RJ > Login/Unidade. Observe que o representante da instituição também deverá se credenciar como usuário externo do SEI-RJ.
3ª ETAPA – DISPONIBILIZAÇÃO PELA FAPERJ DOS DOCUMENTOS DO OUTORGADO PARA ASSINATURA ELETRÔNICA
25) O solicitante deverá aguardar a disponibilização de seus termos e demais itens do processo de outorga pela FAPERJ, o que ocorrerá oportunamente.
26) Quando os documentos forem disponibilizados pela FAPERJ para acesso e assinatura do usuário externo, haverá o envio de um e-mail de notificação automático informando que os documentos foram disponibilizados.
27) Caso o usuário solicite outros fomentos à FAPERJ, não será necessário se cadastrar novamente como usuário externo para assinatura de documentos digitais no SEI-RJ. Poderá aproveitar o credenciamento já realizado, desde que mantenha atualizado no sisFAPERJ suas informações de login e acesso ao SEI-RJ.
28) Dúvidas podem ser tiradas pela Central de Atendimento através do e-mail central.atendimento@faperj.br
Clique para baixar PDF das instruções do cadastramento no SEI-RJ – usuário externo (.pdf)