ATENÇÃO: a partir de 2016, só haverá uma chamada anual.
Finalidade
Esta modalidade destina-se a apoiar a difusão e divulgação de pesquisas e/ou estudos desenvolvidos no estado, fomentando a edição em formato de livro, coletânea, publicação periódica temática, obra de referência (como dicionários, manuais, catálogos, guias etc.), CD (de áudio, de dados e híbridos), DVD (de vídeos documentários, científicos ou educativos, de dados e híbridos), em qualquer tipo de suporte impresso, eletrônico ou digital, incluindo arquivos disponibilizados para acesso on-line ou download. Também poderá ser analisada solicitação para a edição de obra traduzida e versão para outra língua.
Condições
- O auxílio somente será concedido para uma única edição do material declarado no projeto submetido à FAPERJ.
- Somente será permitida uma concessão desta modalidade de auxílio a cada 2 (dois) anos para o mesmo solicitante.
- Para submeter projetos nessa modalidade o pesquisador deve possuir grau de doutor ou equivalente e ter vínculo empregatício ou estatutário com instituição de ensino e pesquisa sediada no estado do Rio de Janeiro.
- Esta modalidade não se destina à publicação de periódicos ou equivalentes, com exceção de edição temática de revistas já consolidadas.
- Os recursos serão aplicados somente na rubrica “Serviço de Terceiros de Pessoa Jurídica”, pertencente ao grupo de despesas de custeio, exclusivamente para pagamento à empresa que realizará a editoração do material previsto no projeto submetido à FAPERJ.
- O material para o qual se solicita o auxílio à editoração deverá ser inédito (exceto em caso de edição crítica ou reedição revista e aumentada de título já publicado e/ou esgotado), ter caráter científico ou cultural meritório e ser apresentado em versão definitiva.
- O título do projeto submetido à FAPERJ corresponderá ao título do material que será produzido nesta modalidade de auxílio, devendo ser definitivo. Caso haja necessidade de alteração durante o processo editorial, o proponente deve encaminhar solicitação justificada à FAPERJ, por meio do formulário de Solicitação para Alteração de Título de Projeto APQ3. (http://www.faperj.br/?id=47.3.3)
- O material a ser editado com auxílio APQ3 deverá exibir, obrigatoriamente, a logomarca da FAPERJ na 1.ª capa, ao lado da logomarca da editora. No caso de edições especiais (temáticas) de revistas, a logomarca da FAPERJ deverá ser exibida na folha de rosto. A impressão da logomarca deverá estar de acordo com as orientações do Manual de Aplicação da Logomarca da FAPERJ, disponível no menu vertical do site, no item “Logomarca FAPERJ”.
- Somente serão aceitas propostas de orçamento de editoras sediadas no estado do Rio de Janeiro e que se comprometam com a ampla distribuição e comercialização do material editado. Não será aceita a contratação de gráfica ou empresa de design gráfico. Incentiva-se a inclusão de propostas orçamentárias de editoras universitárias ou de instituições de ensino e pesquisa do estado. O material editado com o auxílio APQ3 deve estar disponível nos catálogos das editoras, com preço de venda definido.
- Cada proposta deve apresentar três orçamentos editoriais, com a previsão de tiragem de 500 (quinhentos) ou 1.000 (mil) exemplares, sendo que os três orçamentos devem conter previsão idêntica quanto ao número de exemplares. Recomenda-se que seja prevista a edição também na forma de e-book.
- A edição do material proposto deve ser realizada em até 12 (doze) meses, contados a partir da data da liberação dos recursos.
- No caso da edição de livros e coletâneas são obrigatórios o ISBN (International Standard Book Number) e a ficha catalográfica normatizada, além do atendimento a todos os requisitos de obras editoriais.
- No caso de edições especiais (temáticas) de revistas, é obrigatório o ISSN (International Standard Serial Number).
- A FAPERJ deverá receber, para seu próprio uso, 100 (cem) exemplares do material editado com esta modalidade de auxílio, independentemente da tiragem. A entrega deste material é de responsabilidade do outorgado e deve ser realizada antes da entrega da Prestação de Contas do auxílio. Para este procedimento de entrega, sugere-se a utilização de nota fiscal de simples remessa ou equivalente.
- No caso de trabalhos acadêmicos (dissertações, teses, monografias), o texto apresentado deverá conter o tratamento editorial necessário à publicação, ou seja, deve perder as características deste tipo de trabalho monográfico, tais como: agradecimentos, folha de aprovação, notas de pé de página, entre outras.
- No caso de CDs, DVDs e vídeos, deverá ser apresentada uma sinopse contendo o tratamento necessário do material na submissão da proposta.
Para saber como submeter projeto para esta modalidade leia as Instruções para Concessão e Utilização de Auxílios e Bolsas
Links importantes:
Instruções para Concessão e Utilização de Auxílios e Bolsas
Dúvidas Frequentes
Download Manual de utilização do SisFAPERJ (.pdf)
Valores das Bolsas e Auxílios (.pdf)
Calendário para solicitação de bolsas e auxílios
Índice geral das áreas do conhecimento
Setores