A partir de 21/06/2021, os pedidos de cancelamento de bolsas e de auxílios outorgados pela Faperj deverão ser realizados no ambiente de usuário externo do sistema SEI-RJ.
Caso o pesquisador não possua ainda cadastro de usuário externo no ambiente SEI-RJ, deverá seguir as instruções constantes no link da página Cadastramento de Usuário Externo, antes de prosseguir com a solicitação.
A solicitação deverá ser feita utilizando-se a opção “Peticionamento”, do tipo “Processo Novo”.
Em seguida, deve-se escolher o Órgão (FAPERJ), no campo específico, e optar por um dentre os 3 tipos de processos de cancelamento disponíveis, conforme imagem abaixo:
O pedido de cancelamento de auxílio deve ser solicitado pelo outorgado, exceto nos casos de falecimento, em que o pedido será solicitado por outro usuário externo.
Uma vez escolhido o tipo de processo, o pesquisador deverá seguir as instruções, preencher o documento principal, incluir os anexos exigidos (quando for o caso) e enviar o Peticionamento à Faperj.