Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 16/11/2023 | Atualizado em: 16/11/2023

Notas - Semana de 16 a 22 de novembro de 2023

Da Ciência para as Letras: Margareth Dalcolmo e o presidente da FAPERJ, Jerson Lima (à dir.), tomaram posse no PEN Club, presidido por Ricardo Cravo Albin (Foto: Divulgação)

Presidente da FAPERJ toma posse como sócio-titular do PEN Clube do Brasil
Os cientistas e escritores Margareth Dalcomo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Jerson Lima, professor titular da UFRJ e presidente da FAPERJ, foram empossados como sócio-titulares do PEN Clube do Brasil. A cerimônia aconteceu na noite de segunda-feira, 13 de novembro, na sede social da associação, no Flamengo, Zona Sul do Rio. Jerson Lima lançou este ano seu segundo livro de poesias, Cinzas de Luz, com quase uma centena de poemas. Seu primeiro livro, lançado em 2016, é intitulado Quase Poesia. A associação literária PEN Clube do Brasil, fundada em 1936, é presidida pelo musicólogo Ricardo Cravo Albin. Como uma associação civil, de caráter cultural, não governamental e sem fins lucrativos, congrega escritores e profissionais da palavra de nacionalidade brasileira como poetas, escritores e novelistas (no inglês Poetry, Essay and Novel, originando a sigla P.E.N). Entre seus afiliados, além do romancista Claudio de Souza, seu fundador, nomes consagrados da literatura brasileira como Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Nélida Piñon, entre outros.

Seminário Internacional do INCT-InEAC chega à sua 10ª edição
O Seminário Internacional do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da Universidade Federal Fluminense (INCT- InEAC - UFF) chega à sua 10ª edição, com o tema "Políticas Públicas em Perspectiva – a desigualdade como estruturante". O evento acontece nos dias 23 e 24 de novembro, na modalidade online, e 28 de novembro a 1º de dezembro, na modalidade presencial. Com inscrição gratuita, o seminário visa discutir como as ideias de igualdade e desigualdade jurídica, econômica e social se expressam em práticas e representações no atual momento político, em que está sendo pautada a reconstrução das políticas públicas em território nacional. A primeira do evento (dias 23 e 24) é reservada à apresentação dos pesquisadores que inscreveram suas pesquisas nos Grupos de Trabalho (GTs) temáticos. As discussões acontecem apenas de maneira online e não terão transmissão ao vivo. Na segunda parte da programação, presencial, de 28 de novembro a 1º de dezembro, acontecem seis Mesas Temáticas, duas Conferências Internacionais, duas sessões do Cine InEAC - com exibição de documentários etnográficos -, uma Roda de Conversa com alunos do ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro, um evento de Lançamento de Livros, além da programação musical. Essas atividades acontecem no auditório do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (IAC), no campus do Valonguinho da UFF, Niterói, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do INCT-InEAC (https://youtube.com/InEAC) e interpretação de LIBRAS. Mais informações: https://xseminarioinctineac.com

Jardim Botânico do Rio de Janeiro abre inscrições para mestrado e doutorado
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro abriu inscrições para o exame de seleção para os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro para turmas 2024. As inscrições podem ser feitas online até 12 de janeiro de 2024. São oferecidas 15 vagas de mestrado e 10 de doutorado. Acesse o edital e a ficha de inscrição. Já as inscrições para mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação Profissional Biodiversidade em Unidades de Conservação da ENBT/JBRJ estarão abertas de 21 de novembro a 22 de dezembro de 2023. O Programa prioriza a participação de profissionais já atuantes no mercado de trabalho, oferecendo grade de disciplinas condensadas e apresentando docentes com disponibilidade para orientação à distância, de forma a valorizar a inserção da experiência profissional relacionada ao conhecimento e gestão da biodiversidade do país. Acesse o edital.

Seminário na Uerj aborda saúde mental de jovens
A Liga de Educação em Saúde (Lies), da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), promove a quinta edição do Seminário Desafios em Educação em Saúde, nos dias 22 e 23 de novembro, no auditório Mário Franco Barroso, da Faculdade de Odontologia da Uerj. Desta vez, o simpósio aborda “A influência das tecnologias na saúde mental de crianças e adolescentes”. Nos dois dias do evento, profissionais de vários campos da saúde e da educação, incluindo professores e projetos de extensão, vão discutir esse tema que tem conquistado tanta relevância na atualidade. As inscrições podem ser feitas pela internet. Haverá emissão de certificado. A Faculdade de Odontologia fica no Boulevard 28 de Setembro, 157, em Vila Isabel. Na programação, “Saúde mental de crianças e adolescentes no Sistema Único de Saúde: do acolhimento ao desenvolvimento de ações estratégicas”, com Amana Lima (Uerj) e Aryanne Oliveira (UFRJ); “Cannabis medicinal: aspectos legais, impactos sociais e saúde mental”, com a Liga Acadêmica de Ciências Cannábicas (Uerj), entre outros temas.

Museu Villa-Lobos promove seminário e 61º Festival homônimo
Segue até sábado, 18 de novembro, a 61ª edição do Festival Villa-Lobos e o I Seminário Música e Museu em Sintonia: Museu Virtual de Instrumentos Musicais e suas parcerias. O Festival Villa-Lobos é um tradicional evento que o Museu Villa-Lobos realiza desde 1963, criado na gestão de Arminda Villa-Lobos – viúva de Heitor Villa-Lobos – com os objetivos de ampliar o acesso à música brasileira de concerto, em especial à obra do compositor, músico e maestro, e de promover a preservação do patrimônio musical brasileiro. O I Seminário Música e Museu em Sintonia: Museu Virtual de Instrumentos Musicais e suas parcerias, em sua primeira edição, é um marco comemorativo das realizações e parcerias desenvolvidas pelo MVIM ao longo dos 12 anos desse projeto criado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a partir de apoio da FAPERJ. O MVIM agrega as coleções de instrumentos musicais do Museu Delgado de Carvalho, da Escola de Música da UFRJ, do Instituto Moreira Salles e do Museu Villa-Lobos. Nesta sexta, dia 17 de novembro, às 18h, o Museu Villa-Lobos (Rua Sorocaba, 200 – Botafogo ) apresenta recital com Acácio Oliveira (violão solo e midi), com a participação especial da cantora Vânia Nascimento (soprano). Já no sábado, dia 18 de novembro, às 17h, o Museu Chácara do Céu (Rua Murtinho Nobre, 93 - Santa Teresa) promove recital com o Duo Madri: Adriana Ballesté (violão) e Mara Lúcia Ribeiro (violão). Ingressos a R$ 1,00.

IFF Cambuci receberá mais de 300 expositores em evento científico
O Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Avançado Cambuci sediará, no dia 30 de novembro, a segunda etapa da XXI Jornada Científica Jovens Talentos. O evento reunirá mais de 300 expositores, entre bolsistas e pesquisadores que apresentarão seus trabalhos e projetos para a comunidade de Cambuci, localizada no Noroeste fluminense. A Jornada, gratuita e aberta ao público, tem início às 10h e se encerra às 17h. Com 24 anos de história, o "Jovens Talentos" é um programa de pré-iniciação científica ligado ao Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e à FAPERJ, em parceria com instituições de pesquisa e universidades do estado do Rio de Janeiro, entre elas o Instituto Federal Fluminense (IFF). O programa tem como público-alvo estudantes da rede pública de ensino médio e profissional que, por meio de processo seletivo, têm a oportunidade de receber uma bolsa e a orientação de um pesquisador/orientador para desenvolver atividade de pré-iniciação científica.

Biblioteca de Manguinhos oferece curso de auxiliar de biblioteca
A Biblioteca de Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), está oferecendo o curso de auxiliar de biblioteca, totalmente gratuito, a maiores de 16 anos com Ensino Médio completo. As aulas serão presenciais e ocorrerão sempre às quartas-feiras, nos dias: 29 de novembro, 6 e 13 de dezembro, das 9h às 13h, totalizando carga horária de 20 horas. Os alunos que completarem o curso receberão certificado. Ao todo, estão disponíveis, 20 vagas e serão selecionados alunos por ordem de inscrição. O curso está dividido nos seguintes módulos: Noções de Organização e Administração de Biblioteca, Noções de Formação e Desenvolvimento de Coleções, Noções de Organização do Conhecimento, Noções de Mediação de Leitura, Noções de Marketing, e Noções de Serviço de Referência. As inscrições irão até o dia 20 de novembro e as aulas serão ministradas em parceria com os alunos do curso de Biblioteconomia da UniRio, sob supervisão dos seus professores e profissionais da Biblioteca da Manguinhos. Para se inscrever, acesse o formulário pelo link: Link para inscrição: https://bit.ly/inscricao-curso-auxiliar-bibliotecario

PUC-Rio promove seminário internacional na área da Literatura
O Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) irá realizar a XVI edição do Seminário Internacional de Estudos de Literatura, de 22 a 24 de novembro, no auditório do Rio Datacentro (RDC). Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade @ppglccletraspuc_rio, o seminário representa a retomada das palestras e debates com a presença de nomes internacionais (América do Sul e Europa), nacionais e locais de autores, editores, pensadores e pesquisadores reconhecidos no Brasil e no mundo.

UniRio abre inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Educação
Estão abertas, até o dia 26 de novembro, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), com ingresso em 2024. São oferecidas 24 vagas para o curso de mestrado e 20 vagas para o doutorado, com reserva para candidatos com deficiência, negros e servidores técnico-administrativos da UniRio. As vagas são distribuídas em duas linhas de pesquisa: "Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologia" e "Políticas, História e Cultura em Educação". O processo seletivo será realizado em três etapas: Homologação das inscrições e avaliação de currículo e projeto; prova oral e defesa do projeto; exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível na página do processo seletivo. Confira a seguir os editais de seleção: Edital - Mestrado em Educação, Edital - Doutorado em Educação.

Pesquisa revela a segregação econômica nas favelas brasileiras
De acordo com a pesquisa Data Favela 2023, na última década o total de comunidades distribuídas pelos estados brasileiros, sobretudo em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, dobrou. São 13.151 “aglomerados subnormais”, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define as ocupações irregulares em terrenos de propriedade alheia, de origem pública ou privada, com o fim de habitação. O termo atualmente passa por uma revisão pelo próprio órgão federal por ser considerado discriminatório. Diferente do que muitos pensam, há variações de renda dentro destes espaços habitacionais. No estudo “Segregação na segregação: Assentamentos informais para além de áreas socialmente homogêneas”, os pesquisadores Camila Carvalho e Vinícius Netto, da Universidade Federal Fluminense (UFF) investigam a desigualdade econômica em assentamentos informais no Brasil. A pesquisa considera a renda e também na raça. Os resultados obtidos revelaram que, no cluster (agrupamento) de baixa renda, há uma média de 27% de pessoas brancas, enquanto no cluster de alta renda há 36%. É possível no setor de agrupamento de alta renda que R$ 600 de renda per capita de R$ 600,00 e metade disso no de baixa renda, o que na escala das favelas faz diferença. O estudo contemplou 42 assentamentos informais e mostrou que pouco mais de 1/3 das favelas possuíam um valor de segregação significativo, considerando a renda dos seus habitantes. Saiba mais aqui.

ABC realiza mesa-redonda sobre crise climática e El Niño
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizou nesta quinta, 16 de novembro, a mesa-redonda “Crise climática e desastres como consequência do El Niño 2023-2024: impactos observados e esperados no Brasil”. O evento foi promovido pela ABC, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas Fase 2 (INCT MC2). Foram discutidos diferentes aspectos do El Niño 2023-2024, sendo destacadas semelhanças e diferenças em relação a outros eventos do El Niño, bem como os impactos já observados em 2023 e aqueles esperados para o verão e outono de 2024. O foco da atividade esteve nas possíveis consequências das anomalias climáticas resultantes do El Niño 2023-2024 em temas como desastres (secas, risco de incêndios, inundações e deslizamentos de terras provocados por extremos de chuva), segurança hídrica, alimentar e energética, infraestrutura, entre outros. Também serão considerados possíveis cenários do El Niño como resultado das mudanças climáticas e ações que possam levar a medidas de adaptação para enfrentamento da crise climática.

Inscrições abertas para nove programas de Pós-Graduação do CTC/PUC-Rio
Nove programas de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) estão com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado Stricto Sensu, com início das aulas previsto para março de 2024. Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Química, de Materiais e Processos Ambientais, Engenharia de Produção, Informática, Matemática e Metrologia: qualidade e inovação. As inscrições são gratuitas e os alunos ainda podem se candidatar à isenção de taxas escolares e solicitar bolsa via agências de fomento (como FAPERJ, Capes e CNPq, entre outros) ou em projetos patrocinados. Para conhecer mais sobre o Centro Técnico Científico da PUC-Rio e sua infraestrutura, clique aqui para mais de 30 vídeos sobre os diversos laboratórios que o CTC dispõe. Todos os detalhes a respeito das inscrições, e os respectivos editais de cada programa, podem ser obtidos na página da Coordenadoria Central de Pós-graduação (CCPG/PUC-Rio): https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html#tab1 

Topo da página