Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 23/05/2024 | Atualizado em: 23/05/2024

Notas – Semana de 23 a 29 de maio de 2024

Diretoria de Tecnologia da FAPERJ realiza workshop sobre Fase 2 do Doutor Empreendedor
Foi dada a largada para a Fase 2 do Edital Doutor Empreendedor. Por meio do programa, a FAPERJ está oferecendo um novo apoio aos fundadores de empresas nascidas nas edições de 2019 e 2021 do edital. Na última sexta-feira (17/05), o assessor da Diretoria de Tecnologia Guilherme Santos conduziu um workshop, voltado exclusivamente aos candidatos, para tirar dúvidas sobre o programa. Mais de 40 participantes, entre empreendedores e colaboradores das empresas apoiadas, marcaram presença no encontro virtual. O principal objetivo do edital Doutor Empreendedor – Fase 2: Acelerando Negócios de Base Tecnológica é auxiliar a estruturação das empresas criadas na Fase 1 do Programa, oportunizando sua inserção e consolidação no mercado, além de capacitá-las para captar recursos de investidores de risco privados, a fim de garantir a sua sustentabilidade financeira sem a dependência de recursos públicos de fomento. O prazo para inscrição no programa termina em 21 de junho. Acesse aqui o edital.

Casa Firjan apresenta Relatório da Conferência de CT&I do Rio de Janeiro
O Comitê da Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro apresentará nesta segunda-feira (27 de maio), a partir das 17h, na Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo), o Relatório da CT&I do Rio de Janeiro. Resultado dos debates gerados na Conferência, o documento apresenta propostas e soluções para um futuro mais sustentável e desenvolvido para o estado do Rio. Entre as principais temáticas que serão debatidas estão o complexo econômico industrial da saúde, ciência básica, transição energética e tecnologias de baixo carbono, divulgação científica, entre outros. O evento ainda contará com a presença de autoridades de instituições expoentes para o desenvolvimento da CT&I do Rio e do Brasil. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Mais informações e inscrições aqui.

Últimos dias das inscrições para o 4º Edital de Mobilidade Internacional FAPERJ-França
A FAPERJ recebe até o dia 2 de junho inscrições no 4º Edital de Mobilidade Internacional FAPERJ-França. O programa é destinado a apoiar a mobilidade de pesquisadores fluminenses e franceses em projetos conjuntos de pesquisa. A iniciativa é fruto do acordo de cooperação celebrado entre a Fundação e a Embaixada da França, renovado recentemente por mais quatro anos, e que possui o objetivo de fortalecer e ampliar as colaborações franco-fluminenses no âmbito da pesquisa científica, tecnológica e de inovação. As duas primeiras edições deste edital, realizadas em 2019 e 2022, previam o apoio às Cátedras Francesas, isto é, a vinda de pesquisadores visitantes franceses a Instituições de Ensino ou Pesquisa localizadas no estado do Rio de Janeiro. A partir do ano passado (2023), o edital passou a financiar tanto a vinda de pesquisadores franceses às instituições localizadas no estado do Rio como a visita de pesquisadores fluminenses às instituições francesas dos pesquisadores parceiros. Portanto, assim como na última edição, neste ano de 2024 cada proposta deverá prever um período de mobilidade de 15 a 60 dias, para ambos os pesquisadores envolvidos. Pelo menos oito projetos serão financiados no âmbito deste edital, a depender da demanda e dos recursos disponíveis. A FAPERJ será responsável por financiar as bolsas de mobilidade, enquanto a Embaixada da França se responsabilizará pela concessão das passagens e seguros. Confira o edital em https://www.faperj.br/?id=535.7.3 

Coordenadora do Laboratório de Bioinformática do LNCC é condecorada
A coordenadora do Laboratório de Bioinformática (Labinfo) do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos,  foi agraciada com a medalha AB3C edição 2024 da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional,  uma instituição que  tem como objetivo promover o ensino e a pesquisa de Bioinformática e Biologia Computacional. Ana Tereza, que desde 2007 conta com o apoio da FAPERJ para desenvolver suas pesquisas, principalmente por meio dos programas Jovem Cientista do Nosso Estado e Cientista do Nosso Estado, se destaca na área de Bioinformática no Brasil, tanto na pesquisa quanto no desenvolvimento tecnológico e formação de recursos humanos, com importante papel na fundação e desenvolvimento da bioinformática no Brasil. Sua liderança foi crucial na criação do Labinfo/LNCC e ela foi uma das fundadoras e primeira presidente da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C), contribuindo significativamente para a consolidação da área no Brasil. Para conhecer mais sobre o Labinfo, acesse: https://www.labinfo.lncc.br/#/

Magtech Brasil tem artigo publicado na Elsevier
A Magtech Brasil, empresa de base tecnológica fundada em 2017 e apoiada pela FAPERJ, teve artigo recentemente publicado na revista científica Colloids and Surfaces A, da Editora Elsevier. Sob o título Development of polymeric nanoparticles associated with SPION and curcumin: a versatile magnetic and fluorescent platform for Life Science applications, o artigo destaca o potencial de nanopartículas magnéticas e fluorescentes como rastreadores celulares. A Magtech foi criada por jovens pesquisadores comprometidos com a inovação voltada para projetos que melhorem a qualidade de vida da sociedade. Para eles, o fomento público a projetos inovadores é de suma importância nesse ecossistema de inovação, pois permite alavancar propostas disruptivas, possibilitando a introdução de soluções no mercado que garantam um impacto real. O primeiro fomento da FAPERJ recebido pela Magtech foi o Programa Apoio à Inserção de Pesquisadores em Empresas, com o projeto “Engenharia reversa de um marcador nanoestruturado magnético-fluorescente com potencial para rastreamento de células-tronco e teranóstico tumoral”. O edital permitiu a introdução de duas profissionais altamente qualificadas na empresa, garantindo a estruturação da startup de forma consistente, do ponto de vista jurídico e técnico. O fomento também possibilitou desenvolvimento de novos produtos, que em breve estarão no portfólio da empresa.

Palmito pupunha do Vale de Mambucaba recebe apoio da FAPERJ para obter selo de Indicação Geográfica
Nesta quinta-feira, 23 de maio, representantes da Embrapa, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Superintendência Federal de Agricultura/RJ do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), se reuniram com os membros da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Mambucaba (APRVM), em sua sede, para constituir o Conselho Regulador da Indicação Geográfica (IG) do palmito de pupunha do Vale do Mambucaba. O Conselho Regulador é a instância que irá atuar para que os produtores que têm direito ao selo de IG sigam e mantenham as características peculiares, a qualidade e os demais atributos relacionados no Caderno de Especificações Técnicas do produto. O Caderno é o instrumento mandatório para a obtenção da Indicação Geográfica junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), que será elaborado no processo de solicitação da IG. O palmito de pupunha do Vale do Mambucaba fora apontado em levantamento realizado pelo Sebrae em 2020 como um produto que reunia as condições para ter solicitada a IG. Em 2022, o pesquisador Marcos Fonseca de Oliveira, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), submeteu à FAPERJ e teve aprovada a “Proposta de Indicação Geográfica no formato de Denominação de Origem (IG–DO) do Palmito de Pupunha Produzido no Vale do Rio Mambucaba, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro”, para estudar e demonstrar cientificamente o nexo entre as características do local de produção (clima, solo, entre outras variáveis) e os atributos singulares do palmito pupunha do Vale, o que o diferencia de produtos similares de outras localidades e o faz merecedor da IG. Os estudos estão sendo conduzidos por equipes da Embrapa Solos e Agroindústria de Alimentos, que vêm realizando coleta de amostras de solos e palmitos para futuras análises laboratoriais em propriedades nos municípios de Paraty e Angra dos Reis, e procedendo ao georreferenciamento das mesmas. A Indicação Geográfica é um fator mercadológico significativo, agrega valor ao produto e propicia um conjunto de benefícios para os produtores e para a região na qual o palmito é produzido, inclusive para ramos da economia local que não trabalham diretamente com o produto ou sua produção.

‘Caminhos de Barro’ promove Simpósio na Uenf
O projeto de extensão “Caminhos de Barro” consolidado na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), promove nos dias 28 e 29 de maio, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, o Simpósio “Caminhos de Barro — A cerâmica e suas possibilidades”. Promovido com apoio da Uenf, Pró-reitoria de Extensão, FAPERJ e outros, o evento pretende possibilitar a troca de conhecimentos e discutir acerca do potencial da cerâmica com o barro, em especial como artesanato. Tendo como público alvo a Baixada Campista, onde surgiu, a intenção do projeto é proporcionar uma opção de renda às pessoas que vivem fora da área central. O Simpósio contará com palestras, oficinas, workshop, música, decoração, minicurso, arquitetura, apresentações culturais, arte, demonstrações, visita técnica, mesas redondas. As inscrições devem ser feitas aqui.

Fundação do Câncer abre inscrições para o Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer
A Fundação do Câncer abriu as inscrições para a quarta edição do Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer. Os interessados podem se inscrever até 17 de junho. O Prêmio é destinado aos profissionais que desenvolvem projetos para o controle do câncer em território nacional. Os vencedores, contemplados com R$ 30 mil (R$ 10 mil para o vencedor de cada categoria), serão conhecidos em outubro. Os trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares também serão premiados com troféu e certificado. Os candidatos poderão se inscrever gratuitamente pelo site da premiação, escolhendo entre as três categorias: “Promoção da Saúde e Prevenção do Câncer”, Cuidados Paliativos” e “Iniciativas para o Controle do Câncer”. Podem ser submetidos os projetos inovadores em andamento ou recém-concluídos para o controle do câncer no Brasil, com data de estruturação, implantação ou conclusão a partir de 1º de janeiro de 2019. De acordo com a comissão organizadora, nas três edições anteriores da premiação, houve representantes de quase todos os estados do país. A Fundação do Câncer espera que a quarta edição do Prêmio receba um número ainda maior de projetos inscritos, abrangendo diversas áreas da pesquisa oncológica, tanto do ponto de vista de trabalhos de bancada, quanto projetos que modificam a realidade da população. Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma banca de pesquisadores, gestores e especialistas nas áreas contempladas pela premiação. Mais informações e inscrições: www.premiomarcosmoraes.com.br 

LNCC promove palestra com Jairo Panetta, do ITA
 “Há Espaço para PAD nos Países em Desenvolvimento?" é o próximo tema do Ciclo de Palestras oferecido pelo Programa de Pós-Graduação do Laboratório Nacional de Computação Científica (PPG-LNCC) em 2024. A palestra será conduzida por Jairo Panetta, professor da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e acontece nesta segunda-feira (27 de maio), às 14h. A discussão pretende situar o Brasil em múltiplos aspectos do cenário internacional de Processamento de Alto Desempenho (PAD) e visitar o histórico de desenvolvimento de PAD no país. Graduado em Engenharia Eletrônica no ITA em 1974, mestre em Matemática Aplicada e doutor em Ciência da Computação Panetta atua em Arquitetura de Computadores, Supercomputação e Processamento Paralelo tanto na academia quanto na indústria. Assim como nas edições anteriores, as palestras são gratuitas e abertas ao público em geral. Os seminários acontecem de forma híbrida. No modelo online a transmissão será pelo aplicativo Zoom, e ao vivo pelo canal do LNCC no YouTube. Já na forma presencial, a palestra ocorre no auditório B da instituição. Inscrições aqui.

FCRB promove Seminário Internacional de Políticas Culturais
Termina nesta sexta-feira, 24 de maio, na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), o XIII Seminário Internacional de Políticas Culturais. Na programação, destacam-se as participações de pesquisadores internacionais, como Néstor García Canclini, que falará sobre “Cultura, Democracia e Participação Cidadã”, e Manuel Gama, que analisará “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”. O evento presencial tem o objetivo de refletir e debater com estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais a área das políticas culturais. O XIII Seminário Internacional de Políticas Culturais é realizado pelo setor de Pesquisa em Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e pela Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão. Para participar e receber o Certificado é preciso fazer a inscrição aqui. Mais informações e a programação completa podem ser acessadas aqui.

Fiocruz apresenta projeto vencedor do ‘Memorial Covid’
O concurso para escolha do projeto vencedor para o Memorial da Covid-19, que será instalado no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, teve o vencedor anunciado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) esta semana. De abrangência nacional, o concurso recebeu 88 projetos ao todo, mas deu o primeiro lugar a uma equipe paulista. Além do segundo e terceiro lugares, outros cinco receberam menção honrosa. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quinta-feira. A Comissão Julgadora foi composta por sete integrantes, que analisaram os critérios e  buscavam um trabalho que rememorasse a pandemia de Covid-19, homenageasse suas vítimas, sobreviventes e, sobretudo, a ciência, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a saúde. A equipe vencedora é formada por Paulo José Tripoloni, Pablo Mora Peludo, Gabriel Costa Dantas e Fernanda Macedo Haddad. O resultado e os detalhes do projeto podem ser vistos no site (memorialcovidfiocruz.com.br). Ao justificar a escolha, a comissão julgadora considerou que “o projeto une circulação e contemplação, demonstrando grande sensibilidade e entendimento sobre o memorial, com a rememoração da pandemia e dos sofrimentos a ela associados, a importância da ciência e a resiliência dos sobreviventes, narrando de modo pouco óbvio e bastante poético as fases do evento pandêmico. As empenas com desenho orgânico valorizam o espelho d’água e a mata ao fundo e se articulam aos demais elementos de composição. As formas curvas e fluidas em cor branca emolduram os espaços do memorial, definindo a fachada e integrando os acessos ao Museu da Vida e à portaria. O trabalho resulta em um conjunto com vista e acessos para a vegetação, diferencia-se da arquitetura existente no entorno e marca a paisagem do local." O monumento será erguido numa área com 2,5 mil metros quadrados, dentro do campus de Manguinhos, à esquerda de quem entra pelo portão principal da Avenida Brasil, num espaço arborizado, com um lago e um chafariz. Logo à frente, está o Centro de Recepção do Museu da Vida.

UniRio adere ao Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) aderiu ao Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (Pila). A iniciativa é da Associação Colombiana de Universidades (Ascun), da Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior do México (Anuies) e do Conselho Nacional Interuniversitário da Argentina (CIN), com o objetivo de enriquecer a formação acadêmica, profissional e integral dos estudantes e permitir a conquista de uma visão internacional em sua educação universitária. Estudantes de graduação, pós-graduação, gestores, docentes e pesquisadores da UniRio interessados em cursar disciplinas no âmbito do Pila podem verificar as opções no catálogo e consultar os requisitos necessários para a participação AQUI. Além disso, a UniRio está oferecendo disciplinas de graduação e de pós-graduação para estudantes estrangeiros de Instituições de Ensino Superior (IES) para o segundo semestre de 2024, na modalidade virtual. O Programa conta com a adesão de nove países e a iniciativa se baseia no princípio da reciprocidade, reconhecimento de créditos e desoneração do custo da matrícula ou mensalidade no destino, se aplicável. As inscrições estão abertas até o dia 14 de junho. A Convocatória Virtual 2024 está disponível em: https://www.programapila.lat/convocatorias/. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas com a Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais.

UniRio abre inscrições para bolsas de Iniciação Científica Júnior
Está aberto o período de submissão de propostas de candidatura à concessão de bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC-JR), oferecidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Confira o edital.  As bolsas (IC-JR) serão atribuídas exclusivamente a alunos regularmente matriculados em escolas de nível médio, públicas de ensino regular, escolas militares, escolas técnicas ou escolas de aplicação, não havendo restrições quanto à idade do bolsista e ao número de renovações.  As bolsas serão concedidas por um período de 12 meses (setembro de 2024 a agosto de 2025), admitindo-se renovação, com valor de R$ 300,00 mensais. A apresentação de propostas deve ser feita pelo orientador, com envio de plano de estudo para o e-mail pesquisa@unirio.br. O prazo para submissão se encerra no dia 4 de julho. O resultado final será divulgado no dia 16 de agosto. O modelo do plano de estudo a ser elaborado está disponível no edital. O Programa de Iniciação Científica Júnior representa o compromisso institucional de propiciar uma formação qualificada e direcionada para desenvolver a criatividade e o pensamento crítico. Por meio dele, os alunos do ensino médio têm a oportunidade de produzir pesquisas orientadas por professores que visem fortalecer seu aprendizado teórico e viabilizar a aprendizagem de técnicas, métodos e prática pedagógica em pesquisa. Mais informações podem ser obtidas na página da Diretoria de Pesquisa.

Universidades se unem para enfrentar crise no RS e combater desinformação
Universidades federais organizadas em rede estão veiculando, diariamente, o programa de rádio “Comunicação Universitária em Rede - Emergência Climática Rio Grande do Sul”. Iniciado no último dia 7 de maio, o projeto é resultado da parceria entre as assessorias de comunicação de sete universidades do Rio Grande do Sul, a Rede Saúde Única (Fiocruz/RS)  e de três universidades do sudeste, entre elas a Universidade Federal Fluminense (UFF), primeira instituição do estado do Rio parceira do projeto. A expectativa é de que a rede seja progressivamente incrementada com outras Instituições Federais de Educação Superior (IFES). A idealização do projeto surgiu a partir das necessidades e urgências das populações atingidas pelas chuvas ininterruptas que atingem o Rio Grande do Sul e suas consequências. O programa é ancorado no estúdio da Rádio UFSCar, que fica na cidade de São Carlos, em São Paulo, e vai ao ar entre 17h e 17h30 (em 95,3 FM e www.radio.ufscar.br). Logo após a veiculação ao vivo, o conteúdo é lançado nas plataformas Deezer e Spotify e pode ser compartilhado com emissoras públicas do país. Conteúdos diários são produzidos através de entrevistas com os especialistas das IFES sobre as necessidades das populações locais, cuidados com humanos e animais, redes de apoio e de serviços disponíveis, dentre outros aspectos de utilidade pública, bem como sobre as melhores formas de contribuir, seja através de doações ou de trabalho voluntário. Além disso, o canal conscientiza também para enfrentamento de notícias falsas que já começam a complicar ainda mais o cenário de emergência climática.

Uenf abre inscrições para pós-graduação em Genética e Melhoramento de plantas
O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) está com inscrições abertas para mestrado e doutorado. Os candidatos podem se inscrever até o dia 31de maio. No site do Programa, https://pgmp.uenf.br/ encontram-se todas as informações necessárias sobre o processo seletivo. São 12 vagas para o mestrado e 12 vagas para o doutorado. Os candidatos selecionados iniciarão o curso no segundo semestre de 2024. Saiba mais aqui.

Topo da página