Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 13/06/2024 | Atualizado em: 14/06/2024

Notas – Semana de 13 a 19 de junho de 2024

Contemplados no Programa de Apoio à Recuperação de Edificações Históricas receberão outorgas em Cabo Frio
O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, irá acompanhar o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Anderson Luís de Moraes, nesta sexta-feira, 14 de junho, a Cabo Frio, município na Região dos Lagos. Eles participam da cerimônia de outorga aos contemplados no Programa de Apoio a estudos para a Recuperação e Reestruturação de Edificações Históricas do Período Colonial (1500-1807), tombadas por instituições de patrimônio histórico, sediadas no Estado do Rio de Janeiro. O evento terá início às 19h, no Largo de São Benedito.

Programa de Cirurgia Bariátrica do Hupe/Uerj completa 500 cirurgias
Nesta quinta-feira, 13 de junho, o Programa de Cirurgia Bariátrica vinculado ao Serviço de Atendimento Integral ao Portador de Obesidade (SAI-Ob), do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj), completou a realização de 500 cirurgias. A obesidade é uma doença grave e o SAI-Ob é destinado a atender à população mais carente. O Programa é uma ação conjunta entre o hospital da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), com apoio da FAPERJ. O objetivo é atender a pacientes com obesidade associada a diversas comorbidades e que necessitam da alta complexidade para o tratamento. Os pacientes iniciam com um Índice de Massa Corpórea (IMC) médio de 48,8 kg/m2 e atingem, na média, uma perda de excesso de peso (PEP) de 58,4%. Entre o grupo de operados, 32% são de pacientes com superobesidade (IMC entre 50-60) e 6,8% de super-superobesidade (IMC >60). Além da assistência, o SAI-Ob cumpre seu papel na pesquisa e na formação de recursos humanos. São dois projetos de extensão relacionados ao serviço: Sala de Espera em Bariátrica e a Liga de Obesidade. Alunos em formação, entre graduandos e pós-graduandos, de múltiplas áreas da saúde, interagem no Programa. O Hupe/Uerj é a única unidade do estado com regulação para portadores de superobesidade e super-superobesidade. O Programa de Cirurgia Bariátrica já foi tema de um vídeo do Canal da FAPERJ no YouTube, que pode ser assistido pelo link: https://youtu.be/S3gCvOsfwbU?si=OZHXGDusXJyIKOH6

Planta brasileira com canabidiol sem alucinógeno é descoberta por pesquisadores da UFRJ no RJ
Pesquisadores descobriram uma planta brasileira que produz uma substância com efeitos semelhantes ao canabidiol, sem psicoativos, e que poderá ajudar a produzir medicamentos em larga escala. A planta é a Trema micrantha blume e existe em todo territorial nacional, portanto é bastante acessível. As pesquisas em busca da utilização da espécie em tratamentos médicos estão sendo conduzidas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para o coordenador da pesquisa, Rodrigo Soares Moura Neto, do Instituto de Biologia da Universidade, a planta transpõe as barreiras legais impostas hoje à Cannabis sativa. No momento, Câmara e Senado brasileiros discutem propostas de liberação do cultivo da Cannabis em escala industrial, como ocorre nos Estados Unidos, no Canadá e em Portugal. A Trema micrantha blume é encontrada em todas as regiões do país com exceção do Norte. Químicos, biólogos, geneticistas e botânicos estão mapeando os métodos mais eficazes de análise e extração do canabidiol da planta. O estudo recebeu apoio da FAPERJ por meio do Programa de Apoio a Projetos Científicos e Tecnológicos em Ciências Agrárias no Estado do Rio de Janeiro, lançado em 2022. Mais informações em UFRJ.

Pesquisa na PUC-Rio usa IAE para desenvolver novos medicamentos
A descoberta e o desenvolvimento de novos medicamentos são processos, tradicionalmente, muito lentos, caros e altamente arriscados. Muitas vezes, após anos identificando substâncias terapêuticas, as pesquisas acabam interrompidas porque falham nos testes de toxicidade, ou apresentam efeitos colaterais que poderiam ter sido evitados de forma antecipada com uma compreensão mais clara dos alertas estruturais ou alertas tóxicos das possíveis toxicidades desses novos compostos. Pesquisas do Laboratório de Sistemas Complexos, no Departamento de Química do Centro Técnico Científico, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC / PUC-Rio), contam com apoio da FAPERJ e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para solucionar essa limitação. Recentemente, os pesquisadores elaboraram uma nova metodologia, usando Inteligência Artificial Explicável, o que permitiu analisar grandes volumes de dados toxicológicos que levam a avanços significativos para o desenvolvimento de novos medicamentos em diversas áreas da medicina. Diferentemente da IA tradicional, a Inteligência Artificial Explicável trabalha com algoritmos mais transparentes, que permitem obter conhecimento das características mais importantes do sistema e como elas se relacionam. A IAE explica melhor como funcionam as interações das substâncias químicas no organismo, o que aumenta consideravelmente a confiança e a precisão dos pesquisadores ao interpretar esses sistemas. Em estudos recentes desenvolvidos no Departamento de Química da PUC-Rio, publicados na ACS Chemical Neuroscience da American Chemical Society, o método foi descrito para melhorar a entrada de medicamentos no cérebro a fim de tratar dores de cabeça, doenças emocionais, doenças neurodegenerativas, meningites e até cânceres. Os resultados têm implicações práticas promissoras rumo ao esclarecimento dos mecanismos de ação de cada uma dessas subestruturas, a fim de promover mudanças no desenvolvimento de métodos alternativos para avaliar melhor os riscos e criar medicamentos mais eficientes e menos tóxicos.

Uerj lança prêmio de Literatura
Estão abertas, até o dia 5 de agosto, as inscrições para o Prêmio Uerj de Literatura 2024. A iniciativa da Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUerj) premiará, com publicação e cerimônia de lançamento, textos inéditos no formato novela, de 80 a 120 páginas. Idealizador do prêmio, o diretor da EdUerj, Gustavo Krause, diz que a proposta do concurso é um sonho antigo e a chance de desengavetar projetos e deixá-los ganhar o mundo. Podem participar da premiação escritores iniciantes ou experientes, com qualquer nível de escolaridade, residentes no território nacional, maiores de idade, pertencentes ou não aos quadros de alunos e servidores da Uerj (à exceção de profissionais e estagiários da EdUerj, da Livraria EdUerj e seus familiares diretos). Os textos, além da autoria própria e individual, precisam ser inéditos (não terem sido publicadas em nenhum formato, mesmo com distribuição gratuita). Caso apenas trechos tenham sido publicados em blogs e redes sociais, o ineditismo está mantido e a obra pode ser inscrita. A obra vencedora será publicada no formato digital e impresso, com tiragem mínima de 200 exemplares, dos quais 20 serão entregues ao vencedor, a título de direitos autorais, além de troféu e certificado pelo primeiro lugar. A taxa de inscrição é de R$ 50 e deve ser paga por depósito bancário até dia 5 de agosto. No site da EdUerj está disponível o link para as inscrições, envio da obra e download do edital do concurso com todas as informações.

Projeto da UFF combate a desigualdade de gênero no cinema brasileiro
A Universidade Federal Fluminense (UFF) está lançando o projeto “Diretoras de fotografia: difusão de dados e filmes para o combate à desigualdade de gênero no cinema brasileiro”. A ação está alinhada ao Dia Nacional do Cinema Brasileiro, 19 de junho, em comemoração às primeiras gravações cinematográficas realizadas no país, em 1898. A iniciativa visa reduzir a desigualdade de gênero no cinema nacional através da difusão de dados. No site do projeto foi elaborado um banco de dados que contém informações sobre as diretoras de fotografia do País e mapeia os lançamentos de longas-metragens nacionais fotografados por mulheres. O projeto produz materiais acadêmicos e documentais que fazem a divulgação da pesquisa para escolas, universidades, cursos livres e pessoas. Entre os materiais disponíveis estão o banco de dados sobre filmes nacionais fotografados por mulheres, artigos e capítulos de livros sobre a presença feminina na direção fotográfica no cinema nacional e o longa-metragem “À luz delas”. Idealizado e coordenado pela professora do curso de Cinema e Audiovisual da UFF, Marina Cavalcanti Tedesco, o projeto conta com apoio da UFF, da FAPERJ e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Uerj capacita jovens do Norte Fluminense na defesa do meio ambiente
Aquecimento global, desmatamento, elevada concentração de gases do efeito estufa. Esses são apenas alguns dos fatores que apontam para um possível colapso climático no planeta, exigindo medidas urgentes para colocar o mundo em um caminho mais sustentável. Diante desse quadro, um projeto de extensão do Instituto de Biologia (Ibrag), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), busca simplificar o ensino de Ciências e transformar os jovens em protetores do meio ambiente. O projeto “Duas escolas públicas de Santa Maria Madalena se inserindo nas metas de sustentabilidade da Agenda 2030 e da COP26 para um planeta melhor” oferece oficinas de ecologia e sustentabilidade, além de aprimoramentos na infraestrutura do CIEP Graciano Cariello Filho e do Colégio Estadual Barão de Santa Maria Madalena, localizados no município do Norte Fluminense. As atividades iniciaram no ano passado e seguem até o fim de 2024, contemplando alunos dos ensinos fundamental e médio. De acordo com o professor Carlos Frederico Duarte da Rocha, do Departamento de Ecologia da Uerj, considerado um dos melhores cientistas do mundo em sua área, o intuito é enfocar as ações urgentes que precisam ser tomadas para evitar que a destruição da natureza atinja um ponto de não retorno. O projeto foi contemplado em edital da FAPERJ e oferece quatro bolsas para alunos jovens talentos e outras quatro para professores das duas escolas. Ambas as unidades também foram beneficiadas com a construção de salas de informática, providas com notebooks, impressoras e projetores.

Livro sobre a História Indígena no Império do Brasil é lançado neste sábado
A Academia Brasileira de Filosofia (ABF) promove neste sábado, 15 de junho, às 15h, o lançamento do livro “Fontes Para a História Indígena no Império do Brasil”. A obra é organizada pelas pesquisadoras da ABF Ana de Melo Louzada e Laryssa Luz, e conta com o apoio da FAPERJ por meio do edital "Apoio a Projetos no Âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil". O livro reúne fontes primárias que demonstram as representações indígenas nas esferas pública e privada no momento da fundação do Brasil e da criação do imaginário de nação. O evento é gratuito e aberto ao público. A Academia Brasileira de Filosofia fica Rua Riachuelo, 303, Centro do Rio de Janeiro.

Funbio abre inscrições para a 7ª edição do seu programa de bolsas
O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) está com inscrições abertas, até 31 de julho, para a 7ª edição do Programa Bolsas Funbio – Conservando o Futuro. O recurso destinado para as pesquisas de campo de doutorandos e mestrandos em todos os biomas do País será de até R$ 1 milhão. A iniciativa tem o apoio, desde 2023, do Fonseca Leadership Program, criado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). Criado em 2018, o Programa Bolsas Funbio já apoiou 186 bolsistas, sendo 104 mulheres e 82 homens. O processo seletivo é composto por três etapas (consecutivas e eliminatórias): inscrição e enquadramento; análise do projeto; cartas de recomendação e demonstração de interesse e classificação final das melhores propostas. Os trabalhos devem estar relacionados a um dos seguintes eixos temáticos:  Conservação, manejo e uso sustentável de fauna e flora; Recuperação de paisagens e áreas degradadas; Gestão territorial para proteção de biodiversidade e Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade. O candidato deverá realizar a inscrição no formulário online, que pode ser acessado em (https://chamadas.funbio.org.br/). O resultado do processo seletivo será divulgado até 13 de dezembro.   

Fundação Casa de Rui Barbosa realiza 2º Seminário Ética em Ação: em busca de um ambiente organizacional saudável
A Fundação Casa de Rui Barbosa irá realizar, no dia 26 de junho, às 14h30, no auditório da Fundação, o 2º Seminário Ética em Ação: em busca de um ambiente organizacional saudável. O evento tem como objetivo promover um espaço de discussão dedicado à valorização do ambiente organizacional no serviço público, reconhecendo-o como um elemento fundamental na promoção da conduta ética dos profissionais e na manutenção da integridade governamental. Com o intuito de fomentar ambientes de trabalho saudáveis e respeitosos, o evento visa reunir profissionais, gestores, acadêmicos e demais interessados para compartilhar experiências, boas práticas e estratégias relacionadas à cultura organizacional, liderança ética, gestão transparente, ética profissional e prevenção e combate ao assédio. Além disso, serão abordadas perspectivas e desafios relacionados a essas temáticas, visando contribuir para a construção de culturas organizacionais éticas e inclusivas. As vagas são limitadas à capacidade do auditório. Saiba mais sobre a programação preliminar e inscrições aqui.

Uerj concede título de Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil
O cantor e compositor Gilberto Gil receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na próxima terça-feira, 18 de junho. A honraria máxima da Universidade é atribuída a pessoas notáveis, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. Gil, que foi ministro da Cultura, também é escritor e multi-instrumentista. Vencedor de vários prêmios - inclusive nove Grammy -, fundador da Tropicália e imortal da Academia Brasileira de Letras, foi ainda embaixador da ONU para agricultura e alimentação. A solenidade acontecerá às 17h, no Teatro Odylo Costa Filho, e contará com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Os ingressos para o evento gratuito serão disponibilizados em um link específico em breve em uerj.oficial.

UFRJ oferece novo espaço para mães e pais universitários
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está oferecendo às mães e pais universitários o Núcleo de Acolhimento Parental (NAP), possibilitando às famílias equilibrarem as demandas familiares com a vida universitária. O NAP é uma iniciativa dos alunos de pós-graduação em Engenharia Nuclear do  Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ). Localizado na sala G200, do Centro de Tecnologia (CT), o NAP é um ambiente destinado à amamentação e à retirada de leite que se propõe a ser um refúgio para os pais. O espaço, que vem ao encontro das necessidades dos universitários, é equipado com frigobar para armazenamento de leite materno e demais alimentos para o bebê, cadeira de amamentação e alimentação, berço e trocador. Para as crianças maiores, existem brinquedos lúdicos e educativos, além de mesa e cadeira infantil para fazer atividades. O projeto é mais uma ação voltada para as mães universitárias, que em 2023 passaram a contar com outra iniciativa, criada pela extensão da Escola de Educação Física e Desportos, que incentiva práticas de relaxamento ao ar livre.

Rede Go Fair Brasil Saúde adere à Declaração de Barcelona
Coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz, a Rede Go Fair Brasil Saúde se tornou uma das signatárias da Declaração de Barcelona, um acordo internacional sobre a abertura da informação de pesquisa. Com a adesão, a Rede – formada por várias instituições da área de saúde do País – se comprometeu a transformar a maneira como a informação de pesquisa é utilizada e produzida. A Declaração é composta por quatro compromissos básicos: fazer da abertura o padrão para as informações de pesquisa usadas e produzidas pelas instituições signatárias; trabalhar com serviços e sistemas que apoiam e permitem informações de pesquisa abertas; apoiar a sustentabilidade das infraestruturas para informação de investigação aberta; e apoiar ações coletivas para acelerar a transição para a abertura da informação de investigação. Em setembro de 2024, haverá a Conferência de Paris sobre Informação de Pesquisa Aberta, onde serão debatidos os pontos do documento e o número de instituições signatárias da Declaração deverá ser ampliado. Para baixar a Declaração de Barcelona clique em: https://barcelona-declaration.org/downloads/BarcelonaDeclaration.pdf

Topo da página