Projeto da UFF em parceria com o MDHC promove formação de advogados e especialização jurídica
Fruto de uma parceria entre o Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da Universidade Federal Fluminense (InEAC-UFF), o Instituto de Defesa da População Negra (IDPN) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Centro de Referência em Acesso a Direitos e Administração de Conflitos (CRADAC) está oferecendo atendimento jurídico gratuito à população. De acordo com o vice-diretor do InEAC-UFF, Pedro Heitor Barros Geraldo, que recebe apoio da FAPERJ por meio do programa "Jovem Cientista do Nosso Estrado", o objetivo é assessorar a sociedade civil, em especial mulheres encarceradas, vítimas de reconhecimento fotográfico e familiares de pessoas privadas de liberdade. De acordo com o professor, a iniciativa mira a formação de profissionais da advocacia acerca dos procedimentos e estratégias jurídicas para a participação e compreensão dos processos de execução da pena de mulheres encarceradas e para a defesa nos processos criminais em que haja o reconhecimento de pessoas, principalmente o fotográfico, como prova. O Centro de Referência em Acesso a Direitos e Administração de Conflitos (CRADAC) surgiu a partir da pesquisa “Antirracismo e as mobilizações profissionais no campo do Direito” em 2022, que contou com financiamento da FAPERJ e permitiu a aproximação com o IDPN — instituto que oferece assessoria jurídica pro bono (gratuita) à população negra, principalmente na defesa criminal. Para ter acesso ao atendimento, o interessado pode entrar em contato com o Centro pelo WhatsApp (21) 98120-5950 ou preencher o Formulário de Primeiro Atendimento. Já o atendimento presencial é realizado de segunda a quarta, das 10h às 14h, no Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos, localizado no Campus do Valonguinho da UFF. Mais informações: https://linktr.ee/cradac
Serrapilheira abre inscrições para curso inovador que alia modelos matemáticos à pesquisa em ecologia
O Instituto Serrapilheira vai selecionar até 30 estudantes de graduação ou mestrado, de qualquer área do conhecimento, para um treinamento sobre como usar modelos matemáticos em pesquisas no campo da ecologia. As inscrições para a 5ª edição do Programa de Formação em Ecologia Quantitativa começaram nesta quarta-feira (14/8) e vão até 12 de setembro. A iniciativa é uma das apostas do instituto para contribuir com a formação de futuros cientistas nesta área de pesquisa – fundamental para enfrentar desafios atuais, como a crise climática e a perda de biodiversidade. O programa, cujo edital pode ser consultado aqui, tem duas etapas. A primeira é um curso teórico durante as férias de verão, em janeiro e fevereiro de 2025, presencial no Rio de Janeiro - os alunos recebem um apoio financeiro para alimentação e transporte, hospedagem e passagem. As aulas abordarão temas como modelagem matemática, estatística e simulações computacionais, e os estudantes desenvolverão um projeto em grupo, trabalhando de forma interdisciplinar para responder a uma pergunta da ecologia usando modelos matemáticos. Essa etapa também inclui uma "imersão científica" na região serrana do Rio, com seminários, workshops e palestras com cientistas que são referência na área. A segunda etapa é um curso de campo que acontece em julho de 2025 em dois biomas diferentes. Dezesseis estudantes, entre os 30 participantes da primeira fase, vão trabalhar em projetos em grupo que unam modelos matemáticos, computacionais ou estatísticos ao trabalho de coleta de dados, observações ou experimentos. Nas últimas duas edições, o curso de campo aconteceu na Mata Atlântica, no Parque Estadual do Itinguçu, em Peruíbe/SP, e depois na Floresta Amazônica, na Área de Relevante Interesse Ecológico do Km 41, próxima a Manaus/AM. Mais informações no site do Serrapilheira: https://serrapilheira.org
Projeto Swgo define local de instalaçao do Observatório no Parque Astronômico do Atacama no Chile
Em reunião no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), cientistas do projeto internacional SWGO, financiado pela FAPERJ, e cujo objetivo é observar as fontes de raios-gama de muito-alta energia do Universo, anunciaram que o Parque Astronômico do Atacama no Chile foi selecionado como o sítio de instalação do observatório. No final de julho, o CBPF recebeu os representantes dos 15 países que formam a colaboração SWGO - Southern Wide-field Gamma-ray Observatory, da qual o Brasil faz parte como um dos membros fundadores. Nesse encontro foi definida a localização do sítio onde o Observatório será construído: Pampa la Bola, um extenso platô a 4.770 m de altitude, dentro do Parque Astronômico do Atacama (AAP), no norte do Chile. A instalação do SWGO no AAP, que já abriga uma série de observatórios astronômicos internacionais, se beneficiará da excelente infraestrutura existente no local, reduzindo ao mínimo os riscos associados à construção e operação de um projeto da magnitude do SWGO. A construção do observatório, que deve começar a partir de 2026, prevê o comissionamento de até cinco mil detetores Cherenkov - tanques de água ultra-limpa equipados com foto-sensores de alta sensibilidade para detectar a luz-Cherenkov produzida pelas partículas geradas quando raios-gama energéticos de origem cósmica interagem com a atmosfera terrestre. Quando operacional, o SWGO será o primeiro observatório de raios-gama de amplo campo de visão do Hemisfério Sul, de onde terá acesso privilegiado ao Plano e Centro Galácticos, permitindo o estudo dos processos astrofísicos responsáveis pela produção da radiação eletromagnética mais energética do Universo. Com cinco países Latino-Americanos diretamente envolvidos no planejamento do observatório, o SWGO é um projeto com singular potencial para a cooperação regional latino-americana, com importantes impactos esperados para a ciência e educação, bem como para a divulgação da ciência. Leia a seguir a íntegra da nota publicada pelo SWGO sobre a decisão tomada no CBPF (em inglês): https://www.swgo.org/SWGOWiki/doku.php?id=site_press_release
Pesquisadoras da Uerj lançam coletânea com diretrizes para ensino inclusivo
Pesquisadoras da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) lançaram esta semana uma coletânea de e-books "Os 4Ps da Inclusão", que reúne diretrizes para práticas educacionais voltadas às pessoas com deficiência. As obras, disponíveis para download gratuito, resultam de um longo trabalho do Grupo de Pesquisa em Inclusão Educacional e Social (GPIES) com o Laboratório de Inclusão e Diversidade (LID), da Uerj. O projeto contou com apoio da FAPERJ. Segundo a professora Annie Redig, o objetivo do material é disseminar informações sobre as práticas pedagógicas que auxiliam no acesso e permanência dos estudantes com deficiência na vida escolar. Como o material didático estará disponível de forma gratuita, deverá chegar às escolas de todo o Brasil, contribuindo positivamente nos debates sobre a elaboração de novas políticas públicas relacionadas ao tema.Os e-books foram publicados pela Atena Editora e podem ser acessados gratuitamente aqui. A coletânea inclui o Plano Educacional Individualizado (PEI), o Plano de Acessibilidade na Avaliação (PAA), o Plano Individualizado de Transição (PIT) e o Plano de Acessibilidade Básica (PAB).
Lançado livro sobre diferenças entre fruta, verdura e legume
"Fruta, verdura ou legume? Um guia sobre as plantas do nosso cotidiano", autoria de Marcelo Guerra Santos, professor da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/Uerj), acaba de ser publicado, com apoio do programa de Apoio à Editoração da FAPERL. O objetivo do pesquisador, que é Jovem Cientista do Nosso Estado, é diminuir a cegueira botânica, além de levar seus alunos, futuros professores, a fazerem da Botânica uma disciplina interessante. O termo “cegueira botânica” foi cunhado em 1998, pelos norte-americanos James H. Wandersee e Elisabeth E. Schussler, e a teoria acerca do conceito foi publicada pelos mesmos autores em 2001. A teoria aborda a incapacidade das pessoas de enxergar e valorizar as plantas e, segundo os seus criadores, a causa está relacionada a aspectos sensório-cognitivos. O projeto pretende dar um mínimo de subsídio em Botânica na formação dos professores de Biologia de forma lúdica. O livro também estabelece um diálogo com a cultura, trazendo ilustrações da artista brasileira modernista Tarsila do Amaral, e do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo, conhecido por pintar cabeças de retratos feitas inteiramente de objetos como frutas, vegetais, flores. Guerra Santos ainda incluiu poemas e trechos da literatura brasileira, como do livro Meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos, e letras de música como Yes nós temos banana, imortalizada por Carmen Miranda. Interessados podem baixar o pdf do livro aqui.
SciDev.Net oferece curso online gratuito sobre Divulgação Científica
Pesquisadores interessados em maximizar o impacto dos seus trabalhos, se comunicando com os meios de comunicação, formuladores de políticas e o público geral, podem participar de um curso online, a ser ministrado gratuitamente no dia 11 de setembro, às 10h, pelas jornalistas especializadas em ciência Luisa Massarani e Catarina Chagas. Oferecido em português, por SciDev.Net América Latina (www.scidev.net) e EurekAlert!, da American Association for the Advancement of Science (AAAS), o curso tem duas horas de duração. Luisa coordena SciDev.Net América Latina (www.scidev.net) e trabalha na Fundação Oswaldo Cruz (Brasil). Catarina Chagas trabalha com comunicação e divulgação científica na Queen's University (Canadá). Ambas estão vinculadas ao Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (Brasil) e são autoras do livro Manual de Sobrevivência para Divulgar Ciência e Saúde. Mais informações e inscrição em: https://cabi.zoom.us/webinar/register/WN_I074kZ5eT_uqjEUs0owN1g
Pesquisa dos Departamentos de Física e Química do CTC/PUC-Rio fixam CO2 no estado sólido em forma de nanomateriais
Depois de quase dez anos de pesquisas, seis laboratórios, dez professores e pesquisadores, cinco parcerias nacionais e seis internacionais, os departamentos de Física e Química do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio) conseguiram demonstrar a possibilidade de fixar CO2 do estado gasoso para o sólido para gerar nanomateriais pouco voláteis, sem alto teor de evaporação. Esta fixação se deu via pulsos laser de alta intensidade sobre alvos de ouro em um ambiente líquido (água). A iniciativa confirmou que os produtos gerados durante os estudos têm potenciais aplicações no âmbito da indústria farmacêutica, da optoeletrônica e no setor energético. O artigo sobre o estudo foi aceito para publicação na renomada revista científica Small Science, periódico premium e multidisciplinar de acesso aberto dedicado a divulgar as pesquisas mais impactantes de todas as áreas da nanociência e da nanotecnologia. A pesquisa revoluciona o entendimento sobre a produção de nanomateriais via laser pulsados em água. Por quatro décadas, ele foi descrito como um processo de química verde, sem a geração de produtos secundários. Com os resultados obtidos na PUC-Rio, foi confirmada a primeira demonstração experimental, em âmbito mundial, da possibilidade de fixar o CO2 em nano compósitos em fase coloidal, proporcionando produtos altamente estáveis e sem problemas ambientais relacionados ao armazenamento de materiais voláteis.
Episódio da série 'UniRio Explica' fala sobre culinária funcional
Produzida pelo Núcleo de Imagem e Som, a série UniRio Explica responde a questões populares da internet sobre temas diversos. O novo episódio, com 4:30 minutos, fala sobre culinária funcional. O que é culinária funcional? Quais os alimentos brasileiros mais importantes? Como aproveitar melhor esses alimentos no dia a dia? Essas são algumas perguntas que foram respondidas pela professora Taíssa Lima, da Escola de Nutrição, no novo vídeo da série. Acesse o episódio aqui.
Coletânea com artigos sobre Educação é lançada no estande da FAPERJ na Rio Innovation Week
O livro “Trilhas formativas na docência da educação profissional e tecnológica” foi lançado na quarta-feira, 14 de agosto, no estande da FAPERJ, na Rio Innovation Week 2014. A obra é uma coletânea de artigos assinados pelos alunos do curso de Especialização Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, modalidade Educação à Distância, oferecido pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Engenheiro Paulo de Frontin (RJ). Os artigos tratam de temas como Ensino Médio Integrado, Cultura Afro-brasileira, Formação Continuada de Professores, Metodologias Ativas de Ensino e Ferramentas Tecnológicas, Sala de Aula Invertida, Metaverso no Contexto Educacional, Agenda 2030, Educação Ambiental e Sustentabilidade. A obra, editada com apoio da FAPERJ, foi organizada pelos professores Bruno L. Xavier, Daniel C. Borges, Lindinei R. Silva, Marcos A. G. Xavier, Ricardo E. Kneipp e Sabrina A. Almeida.