Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 24/10/2024 | Atualizado em: 24/10/2024

Notas - Semana de 24 a 30 de outubro de 2024

Saúde de jovens negros é foco de pesquisa realizada pelo Nesa/Uerj
O Núcleo de Estudos da Saúde dos Adolescentes (Nesa/Uerj) quer conhecer qual é o lugar dos jovens negros nas ações de saúde no município do Rio de Janeiro. Para isso, nos próximos meses, realizará uma pesquisa para ouvir gestores e profissionais multidisciplinares de ensino médio e superior que atuem na atenção primária nos sete bairros que compõem a região da Grande Tijuca (Praça da Bandeira, Tijuca, Alto da Boa Vista, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí e Grajaú). A sensibilização e coleta de dados junto às equipes serão realizadas sempre às terças e quintas-feiras, nos dias 24, 24, 29, 30 e 31 de outubro e 7 de novembro, nas Unidades Básicas de Saúde da região. A pesquisa será dividida em dois momentos. No primeiro, os profissionais responderão um questionário fechado (pesquisa quantitativa). Esses dados guiarão a pesquisa qualitativa que será feita a partir de grupos focais com, no máximo, 10 pessoas. A pesquisa “Conhecendo o lugar dos jovens negros nas ações de saúde no município do Rio de Janeiro” conta com o financiamento FAPERJ e é um desdobramento do projeto de extensão “Caminhos Abertos para diálogos interseccionais entre raça e saúde infantojuvenil”, desenvolvido entre os meses de maio e dezembro de 2022. O projeto teve como objetivo capacitar profissionais da rede pública de saúde do município do Rio de Janeiro para a identificação de situações de racismo institucional, em sete bairros da Grande Tijuca, através de curso que contemplou nove serviços de saúde e 30 trabalhadores multidisciplinares. Saiba mais em https://www.nesa.uerj.br/.

Casa Firjan promove evento com a Rede NanoSaúde da FAPERJ
A Casa Firjan (R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo) irá promover o meet up #7 do Conecta Lab no dia 7 de novembro, a partir das 16 horas. A edição apresentará a Rede NanoSaúde, rede estadual de 28 laboratórios de pesquisa em nanotecnologia apoiada pela FAPERJ e com sede no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O objetivo é discutir e apresentar cases e startups de nanotecnologia aplicada à área da saúde. Antes das palestras, haverá visitação ao Fab Lab da Casa Firjan. O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, estará presente na mesa de abertura, ao lado do presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano; do diretor do CBPF, Márcio Portes de Albuquerque; e do Coordenador da Rede NanoSaúde, Alexandre Malta Rossi. As mesas abordarão temas como a nanotecnologia aplicada à saúde, projetos de nanotecnologia aplicados à saúde dos Institutos Senai de Inovação, além de pitches das startups NanoIn, NanoOnco, Radiorum, Gcell, Hyhevolution e Flower Nanotechnology. Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan, encerrará o evento, seguido de coquetel e networking. Mais detalhes aqui.

Polícia Civil utilizará produtos desenvolvidos pelo Instituto de Química da UFRJ
Pelos próximos cinco anos, a Polícia Civil do Rio de Janeiro contará com o apoio do Laboratório de Síntese e Análise de Produtos Estratégicos (Lasape), do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para desenvolver atividades periciais específicas no combate aos crimes contra a vida. Coordenado pelos professores Cláudio Cerqueira Lopes e Rosangela Sabbatini Capella Lopes, o Lasape auxilia rotineiramente as investigações de crimes de homicídios, por meio da perícia criminal da Polícia Civil do RJ, com um produto criado na tese de doutorado da professora Letícia Chantre, cuja finalidade é detectar manchas de sangue oculto, invisíveis a olho nu, o Luminol-UFRJ, protegido com uma patente concedida pelo INPI em 2021. O Lasape-IQ-UFRJ disponibilizará à Polícia Civil do Rio de Janeiro, além do produto químico, kits para detecção de drogas, tais como cocaína, cannabis ilícitas, cannabis medicinais, ecstasy, morfina, heroína, opióides sintéticos e metanfetamina, e de sêmen, em crimes de estupro. Os recursos para apoiar esse termo de cooperação foram assegurados às instituições envolvidas pela FAPERJ e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A próxima etapa do grupo de pesquisa do Lasape é conduzir o kit Luminol-UFRJ para combater a contaminação hospitalar - um problema de saúde pública - em parceria com a empresa Belcher Pharmaceuticals. Essa ação será realizada por meio de uma proposta submetida à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com o objetivo de introduzir o kit Luminol-UFRJ no controle dos processos de higienização de sangue oculto em unidades de saúde. Saiba mais aqui.

PUC-Rio lança chamada para pós-doutorado no âmbito do Programa de Pós-Doutorado da Capes
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) divulgou chamada para bolsa de pós-doutorado no Departamento de Engenharia Industrial (DEI/PUC-Rio), no âmbito do “Programa Institucional de Pós-Doutorado" (PIPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com início no primeiro semestre de 2025. Os candidatos devem atuar em temas de pesquisa em Engenharia de Produção ou áreas correlatas, alinhados a alguma das áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP): "Operações e Negócios em Engenharia" e "Pesquisa Operacional". Os candidatos devem ter título de Doutor(a) (comprovado no ato da implementação da bolsa), forte inclinação e motivação para pesquisa (comprovada com publicações em periódicos internacionais), boa didática para atuar em cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão, e pró-atividade, com facilidade de entrosamento e capacidade de relacionamento e projeção no departamento e fora dele. As inscrições devem ser feitas por e-mail até o dia 6 de novembro, com o assunto “PIPD”, aos cuidados de Cláudia Teti (teti@puc-rio.br). Mais informações ou dúvidas pelo e-mail ppg.ep@puc-rio.br. Confira aqui o edital.

UFRJ debate mudanças climáticas durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) dá continuidade, até o dia 29 de outubro, às atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2024. Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a edição deste ano aborda os desafios e riscos das mudanças climáticas, alinhando-se ao tema nacional “Biomas do Brasil diversidade, saberes e tecnologias sociais”. A programação é gratuita e inclui oficinas, visitas guiadas e apresentações culturais. O evento ocorre nos campi da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão; Professor Geraldo Cidade, em Duque de Caxias; e no Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé. Além disso, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a UFRJ realiza a SNCT também em escolas estaduais de Manguinhos e da Maré. A vice-reitora da UFRJ, Cássia Turci, destacou a participação da sociedade na Universidade, que vem recebendo 1.500 pessoas por dia, que têm a oportunidade de conhecer as 2,2 mil ações de extensão, os 175 cursos de graduação e 134 programas de pós-graduação. Um dos destaques da programação é o projeto Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional: Ciência na Quinta, que reúne alunos da rede pública para discutir as mudanças climáticas e seu impacto nos biomas do litoral fluminense. Saiba mais aqui.

Uerj promove ação educativa com 250 alunos de escolas públicas do estado
O Instituto de Matemática e Estatística (IME), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), vai receber a visita de 250 estudantes de escolas públicas nesta sexta (25/10), no encerramento da XVII Semana do IME. O evento integra o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema deste ano é "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais". Além de oficinas ministradas por docentes da Universidade, os alunos, oriundos de cinco escolas públicas das cidades de Armação de Búzios, Cabo Frio, Duque de Caxias e Magé, poderão expor seus trabalhos na “Mostra Sua Vez” e participar da exposição “Marabohó: escavando aterros, construindo histórias”, que visa refletir sobre o papel dos saberes tradicionais do povo Guató na construção e preservação dos aterros no Pantanal. Para a atividade educativa, será realizada uma simulação do processo de escavação com a participação de estudantes da educação básica, auxiliados pela equipe de monitores e alunos da graduação. A Semana do IME é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais e Modelagem Matemática e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional do IME, com fomento da FAPERJ e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Veja a programação completa e se inscreva no site: https://www.even3.com.br/xvii-semana-do-ime/.

Faculdade de Geologia da Uerj faz mapeamento 3D da estrada de acesso ao campus de Ilha Grande
Sujeita a deslizamentos devido ao relevo acidentado da Mata Atlântica, a Estrada Abraão-Dois Rios, na Ilha Grande, litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, também conhecida como Trilha T-14 do Parque Estadual da Ilha Grande, está prestes a receber um projeto de pavimentação. Uma das etapas mais importantes do planejamento, o levantamento topográfico, executado com o auxílio de drones equipados com sensores para mapeamento em 3D, foi realizada pela equipe do projeto “Desmistificando o uso de drones nas geociências”, da Faculdade de Geologia (FGEL) da Uerj. Única estrada da ilha, a via possui cerca de 9 km de extensão, segundo o professor Enrico Pedroso, coordenador do Laboratório de Sensoriamento Aplicado (Lars) da FGEL e responsável pelo projeto. A estrada é a principal ligação entre a Vila do Abraão – “porta de entrada” para a Ilha Grande – e a Vila de Dois Rios, onde se situa o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Ceads), campus da Uerj voltado para pesquisas sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Sem receber manutenção estrutural desde 1994, a recuperação da estrutura da estrada se tornou imprescindível para atender aos usuários da Vila Dois Rios e o campus da Uerj na Ilha Grande, devido ao agravamento imposto pelas condições climáticas da região. A estrada precisa de obras de pavimentação, drenagem e de contenção de encostas. O levantamento topográfico da estrada foi uma exigência do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ). Com os dados do mapeamento já entregues, o próximo passo é a execução das sondagens geotécnicas nos pontos mais críticos, essenciais para avaliar as condições do terreno antes das obras de contenção e reestruturação. Mais detalhes sobre o projeto aqui.

XIII Semana de Filosofia da UniRio debaterá a 'Filosofia do Fim do Mundo'
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) realiza a XIII Semana de Filosofia de hoje (24) a 29 de outubro, no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Humanas e Sociais. O tema da edição será "A Filosofia do Fim do Mundo" e contará com mesas temáticas e mesas de comunicação livre. A necessária discussão sobre a crise climática é também um compromisso da Filosofia. O evento, que é organizado pelo Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil), tem prazo para submissão de resumos para apresentação de falas livres até o próximo dia 11 de novembro e ouvintes podem se inscrever até 24 de novembro. Acesse o formulário eletrônico.

Acervo do Samba da Uerj lança livro que homenageia o Salgueiro
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai ser palco para o lançamento do livro "Salgueiro, o quilombo moderno: batuqueiro, mandingueiro, diferente". O evento acontece na próxima terça (29), a partir das 18h30, no Teatro Odylo Costa, Filho, localizado no campus Maracanã da Universidade. Assinada pelo compositor Nei Lopes e pelo comentarista carnavalesco Leonardo Bruno, a publicação é parte do novo volume biográfico do Acervo do Samba da Uerj e conta a história do GRES Acadêmicos do Salgueiro desde a sua fundação, em 1953. A escola tijucana reúne figuras pioneiras do carnaval carioca que construíram a resistência do samba e da negritude no coração da Zona Norte do Rio. Com prefácio da escritora e pesquisadora Rachel Valença, o "livro-almanaque" possui 10 capítulos abrangendo todas as facetas do "Quilombo" vermelho e branco. Eles descrevem o território do "torrão amado", evocam as origens e os fundadores da agremiação, seus laços com os artistas da Escola de Belas Artes e do Theatro Municipal, além de apresentar os baluartes do passado e a nova geração do Salgueiro. O lançamento é aberto ao público e gratuito e será seguido de sessão de autógrafos e roda de samba com os músicos do Salgueiro, cantando clássicos da escola e de Nei Lopes. O Acervo Universitário do Samba é uma iniciativa acadêmica desenvolvida pela Uerj de promoção da cultura popular brasileira e do samba carioca. Reúne obras como os mais de 5000 croquis de figurinos e alegorias assinados pela carnavalesca Rosa Magalhães, além de publicar volumes que resgatam a história e preservam a memória do samba.

Topo da página