FAPERJ anuncia o resultado da chamada Biodiversa/BiodivNBS
A FAPERJ e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) divulgaram nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, o resultado da “Chamada de Cooperação Conjunta em Ciência e Tecnologia - Biodiversa+ 2023-2024: BiodivNBS Soluções baseadas na natureza para biodiversidade, bem-estar humano e mudanças transformadoras”. Esta parceria é desenvolvida em conjunto pela Biodiversa e a Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte Europe (2021-2027), que conta com um orçamento global estimado em 40 milhões de euros, envolvendo pelo menos 45 agências e instituições de fomento à C,T&I de diversos países, com a finalidade de apoiar projetos conjuntos de pesquisa na área de proteção da biodiversidade e dos ecossistemas terrestres e marítimos. A iniciativa em questão possui diretrizes de financiamento baseadas no apoio a equipes fluminenses para integrar consórcios de pesquisa dentro das áreas especificadas na chamada. A chamada prevê propostas com duração de 36 meses e com a participação de equipes de pelo menos três países diferentes. Ao todo, seis projetos envolvendo equipes do Brasil foram contemplados na etapa final, sendo um deles do estado do Rio de Janeiro, liderado por um pesquisador vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esta é a 5ª edição do Biodiversa apoiada pela FAPERJ. A 6ª edição encontra-se com inscrições abertas até o dia 8 de novembro (link). Confira mais detalhes do projeto selecionado neste link (PDF). Para dúvidas e esclarecimentos, a Assessoria Internacional da Fundação se disponibiliza através de seu email: assessoria.internacional@faperj.br.
Bolsista Nota 10 da FAPERJ recebe Prêmio Ciência Pela Primeira Infância
A bolsista de Doutorado Nota 10 pela FAPERJ Mônica Oliveira, pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), foi agraciada com o Prêmio Ciência Pela Primeira Infância. A premiação é concedida pelo Núcleo Ciência Pela Primeira Infância (NCPI), uma coalizão que trabalha para sensibilizar, mobilizar e capacitar lideranças para fortalecer e qualificar programas e políticas públicas direcionadas ao enfrentamento das desigualdades que afetam as crianças. O NCPI é composto, atualmente, por cinco organizações: Fundação Van Leer, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper e Porticus América Latina. Vencedora na categoria 'Mestrado', Mônica apresentou pesquisa sobre aprendizagem infantil ao ar livre. A pedagoga criou um curso de formação virtual-vivencial para profissionais da educação infantil no Estado do Rio de Janeiro, que além de contribuir com a formação dos participantes, busca promover a conexão criança-natureza para o neurodesenvolvimento integral saudável na infância. No trabalho, Mônica apresentou dados sobre o confinamento das crianças, os impactos do déficit de natureza na infância, os benefícios do brincar ao ar livre e os resultados do curso de extensão virtual sobre o tema, realizado para profissionais de educação infantil no Estado do Rio Janeiro. O projeto é orientado por Maria de Fátima Alves de Oliveira, do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do IOC, e Michele Waltz Comarú, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
UFF promove a 11ª edição do Seminário Internacional do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos
Em sua 11ª edição, o evento evidencia o debate sobre as redes, contribuições e diálogos de pesquisas nacionais e internacionais, com temáticas que se relacionam principalmente com a segurança pública, o racismo, a atuação das polícias e os ilegalismos. O evento acontece nos próximos dias 7 e 8 de novembro, na modalidade online, e 11 a 14 de novembro, na modalidade presencial. A primeira parte da programação, nos dias 7 e 8 de novembro, é reservada para a apresentação dos pesquisadores que inscreveram suas pesquisas nos Grupos de Trabalho (GTs) temáticos. As discussões acontecem apenas de maneira online e não terão transmissão ao vivo. A segunda parte da programação acontece de forma presencial, entre os dias 11 e 14 de novembro. No cronograma, estão agendados mesas temáticas, roda de conversa e lançamentos de livros. Essas atividades acontecem no auditório do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (IAC), localizado no Campus do Valonguinho da UFF, na cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do INCT-InEAC e interpretação de Libras. Mais informações: http://www.seminariodoineac.uff.br/
UFRJ tem inscrições abertas para mestrado e doutorado em diversas áreas
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou uma lista das seleções de mestrado e doutorado que estão com inscrições abertas ou edital publicado no mês de outubro. São mais de 150 vagas para mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado. Engenharia Ambiental e Urbana, Ecologia, Ciências Contábeis e Urbanismo são as áreas contempladas. Conheça as oportunidades aqui.
Prêmio Capes-Elsevier 2024 reconhece 15 pesquisadoras brasileiras
A editora holandesa de conteúdo científico Elsevier e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (Capes/ MEC), realizam a cerimônia de premiação da sexta edição do Prêmio Capes-Elsevier, no dia 6 de novembro, no Edifício da Capes, em Brasília. O reconhecimento consagra 15 pesquisadoras, em todas as regiões do País, que se destacaram pela sua contribuição de impacto em diferentes áreas de conhecimento (ciências exatas, médicas e humanas) no período de 2019 a 2023. De acordo com o último relatório sobre equidade de gênero na pesquisa, publicado pela Elsevier (Progress Toward Gender Equality in Research & Innovation – 2024), o Brasil é o terceiro país com maior participação feminina na pesquisa, atrás apenas da Argentina e de Portugal. O percentual de mulheres entre os autores de publicações científicas no País passou de 38%, para 49%, em 2022. O relatório bem como os infográficos complementares estão disponíveis na página Gender and Diversity in Research | Elsevier e serão discutidos durante o evento de premiação.
Biblioteca Nacional celebra seus 214 anos de fundação
A Biblioteca Nacional (BN) completou nesta terça-feira, 29 de outubro, 214 anos. A entidade, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), é a instituição cultural mais antiga do Brasil, fundada em 1810 por D. João VI. A BN é a maior biblioteca da América Latina e uma das 10 mais importantes do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com cerca de 10 milhões de itens em acervo. A instituição é responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual brasileira. É também responsável pelo registro de obras intelectuais, a partir do Escritório de Direitos Autorais. Para pesquisadores, a BN oferece auxílio a pesquisas a distância e visitas técnicas presenciais. Já a BNDigital conta hoje com mais de 3 milhões de documentos digitalizados, de livre acesso: uma referência mundial, com quase 100 milhões de acessos por ano. Saiba mais em: https://www.gov.br/bn/pt-br. A Biblioteca Nacional já foi tema de um vídeo produzido pelo Canal de Divulgação Científica da FAPERJ no YouTube. Veja também (FAPERJ no YouTube): Um passeio pelo acervo de publicações seriadas da Biblioteca Nacional
Uerj realiza ação educativa com 250 alunos de escolas públicas
O campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebeu, no dia 25 de outubro, a visita de 250 estudantes da educação básica, no encerramento da XVII Semana do Instituto de Matemática e Estatística (IME). Na ocasião, alunos de cinco escolas públicas de Armação dos Búzios, Cabo Frio, Duque de Caxias e Magé apresentaram seus trabalhos em painéis e participaram de um conjunto de oficinas denominado “Ciência para os Curiosos”. As atividades foram ministradas por docentes e discentes do IME, da Oceanografia, Arqueologia, Geologia e do Instituto de Aplicação (CAp-Uerj). Criada em 2001, a Semana do IME é promovida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Computacionais e Modelagem Matemática (PPG-CompMat) e pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). As escolas parceiras integram a equipe do projeto FAPERJ “Pontes entre a universidade e a escola básica: promoção e construção do conhecimento científico”, coordenado pela professora Patrícia Nunes da Silva, do IME. Nesta edição, foram realizados minicursos, palestras, mesas-redondas, maratonas de Programação e Matemática, além de oficinas sobre robótica, constelações, produção artesanal de cosméticos, presença feminina nas ciências, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre outros temas. Saiba mais aqui.
Uenf promove XI Jornada de Língua Portuguesa
O programa de pós-graduação em Cognição e Linguagem da Univerisdade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) realizará, nos dias 5 e 6 de novembro, a XI Jornada de Língua Portuguesa. O evento tem como tema “Inteligência Artificial na Educação: novos caminhos para o ensino de Língua Portuguesa” e reunirá estudantes, professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento devido a sua natureza interdisciplinar. O objetivo é promover reflexões em torno da interdisciplinaridade, assim como das linhas e dos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do PPGCL-Uenf. Os Grupos de Trabalho (GTs) estão divididos em: Linguagem, Discurso e Multiletramentos, Tecnologias da Educação e da Comunicação, Direitos Humanos, Políticas Públicas e Letramento Racial Crítico, Educação, Cultura e Sociedade, Estudos Surdos e Língua Brasileira de Literatura, História, Memória e Linguagens, Tecnologias de linguagem e o Ensino de Língua Portuguesa e Inclusão e Acessibilidade. O prazo para submissão de trabalhos vai até 4 de novembro. Mais informações sobre inscrições e programação no site do evento.
Professor da UFF lança livro sobre a tortura no sistema prisional brasileiro
O professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) Fábio do Nascimento Simas lança nesta sexta, 1º de novembro, a partir das 17h30, na Livraria Da Vinci, o livro "A tortura no superencarceramento brasileiro". A obra sai pela Editora Telha e conta com o apoio da FAPERJ, por meio do Programa de Editoração. No livro, o autor se volta à terceira maior população prisional do planeta, em um país como o Brasil, cuja formação social e tendências históricas se caracterizam pela desigualdade social presente até nos mais recônditos espaços da vida social. Simas revela a desumana prática da tortura nas instituições carcerárias, as quais qualifica como “masmorras contemporâneas”. Sua larga experiência no Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura no Rio de Janeiro contribui para que nos oferte argumentos substanciais, eivados da solidariedade e da ousadia intelectual inerentes aos que se indignam com as opressões e desumanidades, em grande parte, legitimadas socialmente. Fábio do Nascimento Simas é professor adjunto da Escola de Serviço Social da UFF, doutor e mestre em Serviço Social no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Mais informações: https://editoratelha.com.br/product/a-tortura-no-superencarceramento-brasileiro/
Projeto da UFF transforma aparelhos de TV Box em aplicações de IA
Com o objetivo de avaliar as capacidades dos TV Box em aplicações de Inteligência Artificial (IA) realizadas de forma descentralizada, um projeto do Laboratório de Ensino e Pesquisa de Redes de Nova Geração da Universidade Federal Fluminense (LabGen/UFF) realizou o treinamento dos aparelhos, doados pela Receita Federal, através da técnica de Aprendizado Federado. Além disso, os dispositivos podem ser transformados em minicomputadores para permitir o acesso dos estudantes à internet ou utilizados como parte da Internet das Coisas (IoT). O Aprendizado Federado é uma configuração de aprendizagem de máquina em que vários dispositivos treinam um modelo de forma colaborativa com a ajuda de um servidor central sem compartilhamento de dados. Segundo o doutorando da UFF e integrante do LabGen, Guilherme Nunes Nasseh Barbosa, no modelo tradicional, a aprendizagem é realizada em apenas um computador, enquanto na técnica de Aprendizado Federado, o processo é compartilhado. Pesquisas indicam que o Brasil é o país com mais vazamento de dados no mundo, com 10% da população brasileira prejudicada apenas em 2021. Ainda neste ano, o país registrou um megavazamento de dados de 223 milhões de cidadãos, considerado um dos maiores da história. O Aprendizado Federado pode servir como uma alternativa protetiva aos computadores envolvidos no treinamento, já que não há compartilhamento de dados entre os dispositivos presentes na federação. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), junto com a Receita Federal, realiza apreensões de aparelhos TV Box importados de forma irregular, que em muitas situações, são adulterados para realizar a pirataria de canais pagos, filmes e outros conteúdos restritos. Através do projeto Receita Cidadã, os equipamentos, em vez de serem destruídos, são descaracterizados para a transformação e posterior uso social. Saiba mais aqui.
UniRio prorroga inscrições para coordenadores de Projetos Interinstitucionais
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), por meio do Núcleo Institucional de Projetos (Nuimp), divulgou nesta terça, 30 de outubro, a prorrogação do prazo de inscrições para cadastro no banco de coordenadores de Projetos Interinstitucionais. Os servidores técnico-administrativos e docentes têm até o dia 4 de novembro para se inscreverem. As inscrições deverão ser realizadas remotamente, pelo e-mail coordenacao.nuinp@unirio.br, com o envio da documentação exigida, atendendo o perfil desejado. Para cada projeto, será disponibilizada uma bolsa de coordenador-geral, cujo valor será definido no Plano de Trabalho, mas a previsão é que o valor seja R$ 5.850,00. A bolsa abrange a participação do coordenador-geral na gestão e acompanhamento do projeto, coordenação de equipe, geração de relatórios bimestrais, gestão de um produto a ser entregue ao final do projeto, e elaboração de relatório técnico final, em consonância com o Plano de Trabalho do Projeto Interinstitucional para o qual o candidato for selecionado. Para acessar o edital, clique aqui. Os Projetos Interinstitucionais são projetos voltados para a sociedade, podendo ser desenvolvidos em comunidades e/ou áreas de vulnerabilidade, de caráter extensionista, de pesquisa ou inovação, bem como de participação institucional em processos de elaboração ou execução de políticas públicas.
UFRJ terá Centro Brics de Inovação para Neoindustrialização
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) terá, a partir do próximo ano, um Centro Brasil-Brics de Inovação para Neoindustrialização, sediado no Parque Tecnológico da universidade. O anúncio foi feito pelo reitor da UFRJ, Roberto Medronho, e pelo diretor-executivo do Parque Tecnológico, Romildo Toledo, durante as atividades do Fórum de Reitores dos Brics, em Moscou. O Centro Brasil-Brics de Inovação para a Neoindustrialização terá um foco no desenvolvimento de tecnologias nas áreas da saúde, agricultura e economia azul, relacionada ao uso sustentável dos recursos dos oceanos. O projeto foi apresentado pela delegação da UFRJ durante o seminário “Desenvolvimento da Associação dos Brics no contexto da dinâmica global: objetivos e perspectivas”, na Faculdade de Estudos Globais da Universidade Estadual de Moscou – Lomonosov. O Fórum de Reitores do Brics reuniu os reitores das principais universidades dos países membros – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – além de representantes de instituições de nações recém-integradas ao grupo, como Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Egito. O encontro teve como objetivo ampliar a cooperação acadêmico-científica entre as instituições, com a assinatura de novos acordos de cooperação e a realização de visitas técnicas a centros de inovação em Moscou e Sochi. Saiba mais aqui.