Por Ascom Faperj
A Diretoria de Tecnologia da FAPERJ lança, nesta quinta-feira, 26 de maio, o edital Pesquisador na Empresa. Esta é a terceira edição desde a reformulação do programa em 2019, e, diferente das anteriores, traz como novidade a inclusão das Organizações da Sociedade Civil como elegíveis à solicitação de bolsistas, ampliando a atuação da Fundação no apoio à inovação de impacto socioambiental positivo.
O principal objetivo do edital, portanto, é fomentar a integração de mestres e doutores para executar projetos de em Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) ou Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sediadas no Estado do Rio de Janeiro, a fim de ampliar sua competitividade e inserção nos mercados nacional e internacional, estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras de impacto socioambiental e fortalecer sua capacidade de se relacionar com Instituições de Ciência e Tecnologia. Indiretamente, espera-se contribuir para o fortalecimento da cultura de inovação nas MPMEs e OSCs fluminenses e evidenciar as vantagens da participação de mestres e doutores de forma a gerar o interesse pela continuidade desses profissionais como agentes do processo de inovação.
Neste edital, são elegíveis Empresas Brasileiras Privadas – Pessoas Jurídicas de Direito Privado – e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) instaladas no Estado do Rio de Janeiro, contemplando Micro, Pequenas e Médias empresas brasileiras que tenham auferido receita operacional bruta anual, ou anualizada, de até R$ 90 milhões e OSCs que atendam aos requisitos dispostos na Lei nº 13.019/14. Para as MPMEs o foco do projeto deve ser o da inovação para a competitividade, conforme a tipologia presente no Manual de Oslo, que inclui Inovação de Produto, Inovação de Processo, Inovação Organizacional e Inovação de Marketing. Para as OSCs, o foco são as Inovações Sociais e Ambientais, conforme a definição proposta pelas Nações Unidas.
Os projetos devem ter duração de doze meses, sem a possibilidade de extensão, e só será aceita uma proposta por proponente. Os critérios de avaliação dos projetos são os seguintes: Capacidade operacional da empresa ou organização para desenvolver o projeto apresentado; Clareza e Coerência na apresentação dos marcos e resultados; Grau de Inovação; Impacto social, econômico e ambiental; e Plano de Trabalho do Bolsista.
Os recursos alocados no edital são da ordem de R$ 6,7 milhões, permitindo a incorporação de até cem pesquisadores em empresas e organizações. Cada empresa ou organização poderá solicitar até duas bolsas de acordo com a necessidade do projeto e mediante apresentação de justificativa. A aprovação do projeto, no entanto, não garante a aprovação das bolsas solicitadas. Após a aprovação do projeto e da cota de bolsas, os proponentes terão até 30 dias para indicar os bolsistas, conforme cronograma disponível no edital.
Compondo o pilar de empreendedorismo e inovação, este edital busca contribuir com a missão da Diretoria de Tecnologia de estímulo à interação entre a infraestrutura de ciência e tecnologia e o setor produtivo no Estado do Rio de Janeiro. Além disso, busca suprir uma lacuna importante no sistema regional de inovação fluminense: a desconexão entre o grande volume de mestres e doutores titulados anualmente e a dificuldade que o mercado de trabalho possui em absorver estes profissionais qualificados em suas áreas de especialização. Segundo o diretor de Tecnologia da FAPERJ, Maurício Guedes, "com este edital queremos seguir o exemplo dos países mais dinâmicos em termos de inovação ao estimular que os pesquisadores com nível de mestrado e doutorado estejam dentro das empresas e das organizações, utilizando o conhecimento adquirido em sua formação acadêmico para desenvolver soluções inovadoras para a sociedade, e, desta forma, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Estado do Rio de Janeiro por meio da ciência e tecnologia."
O prazo para a submissão de propostas termina no dia 26 de agosto. Confira o edital no link abaixo:
Edital FAPERJ Nº 07/2022 – Programa Pesquisador na Empresa