Por Ascom Faperj
Em setembro, País comemora os 200 anos da Indepêndencia: após o período do Reinado, o Paço Imperial, na Praça XV, permaneceu sede do governo no Império até a proclamação da República |
No ano em que se comemora o Bicentenário da Independência do País e do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a FAPERJ, que por sua vez completa 42 anos de existência, organiza nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, a partir das 10h, seminário na Academia Nacional de Medicina (ANM) com o objetivo de apresentar a produção científica resultante de três editais inéditos, voltados para apoiar pesquisas relacionadas a essas efemérides.
Lançados em 2021, os programas – Apoio a Projetos no Âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil (em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional – FBN) e de Apoio à Organização de Eventos e à Editoração e ao Audiovisual Comemorativos do Bicentenário da Independência e do Centenário da Semana de Arte Moderna – tinham por objetivo a realização de pesquisas, eventos e publicações que concorressem para consolidar a vocação científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural do Estado do Rio de Janeiro no âmbito da temática dessas comemorações.
Os 59 projetos contemplados abrangem todas as áreas, em especial Biblioteconomia, Linguística, Letras e Artes, e reconstituem eventos que consolidaram o patrimônio histórico, político, cultural, artístico e institucional da nação. Para a abertura do evento, a FAPERJ convidou representantes da sociedade e das academias de Medicina, Ciência e Letras; das universidades federais e estaduais; do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
A Academia Nacional de Medicina, instituição científico-cultural mais antiga do Brasil, promoverá, na mesma ocasião, atividades voltadas para uma análise crítica da Medicina no Brasil. A programação inclui Sessão de Pôsteres sobre os trabalhos contemplados nos referidos editais.
Para discorrer sobre A independência através dos documentos, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) reunirão, no 1º Painel, Luiz Carlos Ramiro Júnior, presidente da FBN, Ana de Melo Louzada (Pesquisadora/ABF), Eduardo Matos de Alencar (Pesquisador/FBN) e o mediador Edgard Leite Ferreira Neto (Secti e Associação Brasileira de Filosofia – ABF).
Ciência e Memória será o tema do 2º Painel, mediado pela diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, e que será composto por Francisco José Barcellos Sampaio (ANM); Antonio Cesar Olinto de Oliveira, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC); Heloisa Meireles Gesteira, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast); e Eliezer Pires da Silva (UniRio). O Painel 3 abordará a afinidade entre Arte e Independência, com a apresentação dos projetos de Ana Luiza de Souza Nobre (PUC-Rio); Ricardo Cravo Albin, do Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA); e Silvio Tendler, do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).
A Academia Nacional de Medicina fica na Avenida General Justo, 365, no centro do Rio de Janeiro. Haverá transmissão pelo Instagram da Fundação (@faperjoficial)