Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 13/10/2022 | Atualizado em: 13/10/2022

Notas – Semana de 13 a 19 de outubro de 2022

FAPERJ anuncia a prorrogação, por 12 meses, das bolsas CNE e JCNE dos editais de 2019
A direção da FAPERJ anunciou, nesta quinta-feira, dia 13 de outubro, que as bolsas Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado pertencentes à edição de 2019 (Nº 09/2019 e Nº 10/2019) terão seu prazo de execução para uso da verba prorrogado por 12 meses (até 30 de novembro de 2023). O Relatório Técnico e a Prestação de Contas deverão ser enviados 60 dias após esta data (31/01/2024). As prorrogações serão feitas automaticamente nos processos, não sendo necessário nenhum procedimento por parte dos outorgados.

Fundação anuncia a prorrogação, por 12 meses, das bolsas ativas pertencentes ao edital Programa Redes de Pesquisa em Nanotecnologia no RJ
A direção da FAPERJ anunciou, nesta quinta-feira, dia 13 de outubro, que as bolsas ativas pertencentes ao edital Programa Redes de Pesquisa em Nanotecnologia no Estado do Rio de Janeiro (Nº 02/2019) serão prorrogadas por 12 meses. Além disso, será possível também solicitar a substituição dos bolsistas nestas bolsas. As prorrogações serão feitas automaticamente nos processos, não sendo necessário nenhum procedimento por parte dos outorgados.

Novo vídeo do Canal da FAPERJ no Youtube mostra projeto de Telemedicina desenvolvido pela UFF
Levar atendimento de saúde de alta qualidade a todas as regiões do País ainda é um desafio a ser vencido pelo Brasil, devido à existência de locais remotos, de difícil acesso, onde o número de médicos é insuficiente e onde não há profissionais de todas as especialidades. O vídeo publicado nesta quinta-feira, 13 de outubro, no canal da FAPERJ no YouTube, fala sobre as atividades do Telessaúde, um projeto de Telemedicina lançado há alguns anos pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e cuja implantação contou o apoio da FAPERJ. Por meio de um processo de transmissão de imagens holográficas, que resultou em uma solicitação de patente, o sistema permite que especialistas de diferentes áreas possam dar suporte a médicos localizados nos cantos mais distantes do País. Com a iniciativa, foi possível fazer diagnósticos mais rápidos e precisos, agilizar o atendimento e salvar vidas. Recentemente, o trabalho passou por uma reformulação. O Centro Holográfico de Saúde do projeto foi transferido para o Hospital Universitário Antonio Pedro e será inaugurado, oficialmente, no próximo dia 10 de novembro. Um trabalho que une ensino, pesquisa e extensão, e que integra diferentes áreas da universidade, como Medicina, Engenharia e Informática. Para contar como o Telessaúde é feito, entrevistamos a coordenadora médica do projeto, professora Yolanda Boechat; e a coordenadora técnica, professora Natalia Fernandes. O vídeo traz, também, o depoimento do reitor da UFF, professor Antonio Claudio da Nóbrega, que falou sobre a relevância dessa iniciativa. Confira o vídeo no canal da FAPERJ do YouTube, em: https://www.youtube.com/c/faperjoficial. No canal, você poderá conhecer este e outros projetos apoiados pela Fundação.

Seminário discute “Ensino superior e Ciência no processo de Independência do Brasil”
Um seminário organizado como parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai discutir, de 18 a 20 de outubro, o tema “Ensino superior e Ciência no processo de Independência do Brasil”. O evento terá transmissão online pelo canal da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). A mesa de abertura, que será realizada às 11h, terá como palestrante o subsecretário de Ensino Superior, Tecnológico e Pesquisa Edgard Leite Ferreira Neto. Às 11h10, haverá palestra com Heloisa Domingues, pesquisadora titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Acompanhe as palestras online aqui.

Programa Chevening de bolsas para o Reino Unido está com inscrições abertas
Programa global de bolsas de estudo do governo britânico, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (FCDO) e organizações parceiras, está com inscrições abertas até 1º de novembro. As bolsas são concedidas a indivíduos com potencial de liderança, habilidade de networking, plano de estudo no Reino Unido e plano de carreira profissional desenvolvido, além de sólida formação acadêmica, para um programa de mestrado de um ano em qualquer área, em qualquer uma das principais universidades do Reino Unido. Iniciado em 1983, o Programa Chevening tornou-se um programa de prestígio internacional e opera em 160 países, oferecendo oportunidades para profissionais aumentarem suas qualificações acadêmicas, desenvolverem suas habilidades, criarem novas redes de relacionamento e ampliarem seus horizontes. A bolsa inclui anuidade do curso em universidade britânica (limite de £22.000 para cursos de MBA); ajuda de custo para subsistência com valor fixo (para um bolsista); uma passagem de ida e volta em classe econômica; despesas para obter o visto britânico; acesso ao Sistema de Saúde britânico; auxílios extras para cobrir gastos essenciais. Os interessados devem ser brasileiros, possuir diploma de graduação; dois anos de experiência profissional, no mínimo; e ser aceito por, pelo menos, uma universidade britânica. Não há limite de idade para se candidatar. Mais informações: www.chevening.org/apply e pelo Instagram em cheveningalumnibrazil.

MAST realiza seminário para discutir o papel dos museus, da museologia e da ciência no Bicentenário da Independência
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) realizará, dias 27 e 28 de outubro, das 10h às 18h, no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão, o seminário Museus, Museologia e Ciência: 200 anos de in(ter)dependência, inquietude e utopia”. O objetivo do evento é discutir a função dos museus, da museologia e da ciência frente as realidades brasileiras do passado e do presente, no ano do Bicentenário da Independência. O seminário também visa mostrar a importância dessas instituições na produção do conhecimento. Um dos destaques do evento é a participação da historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, autora dos livros Brasil: Uma biografia e Sobre o autoritarismo brasileiro, entre outros. Ela fará a conferência de abertura, às 10h30, mediada pelo Diretor do MAST, Marcio Rangel. As inscrições serão realizadas no site do evento (http://www.mast.br/smmc/), pelo formulário disponível e mediante o pagamento de taxa. Haverá emissão de certificado para os participantes, a ser enviado posteriormente para o e-mail cadastrado na inscrição. A programação completa está disponível pelo link (http://www.mast.br/smmc/programacao/ O Mast está localizado na Rua General Bruce, 586 - São Cristóvão - Rio de Janeiro – RJ.

INCT Observatório das Metrópoles lança primeiro livro de coletânea sobre reforma urbana e direito à cidade
O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia  (INCT) Observatório das Metrópoles e a Letra Capital Editora acabam de lançar o livro Reforma Urbana e Direito à Cidade: questões, desafios e caminhos. A obra, organizada pelo coordenador nacional do Observatório, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, conta com o apoio da FAPERJ, por meio do edital de Apoio à Editoração, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é propor um olhar amplo e nacional sobre as possibilidades para a retomada e o avanço do projeto da reforma urbana e do direito à cidade nas metrópoles brasileiras. A publicação faz parte da coletânea “Reforma Urbana e Direito à Cidade” que será composta por mais 16 livros sobre as metrópoles nas quais o Observatório está organizado como Núcleos Regionais. A obra está disponível para download aqui.

Simpósio internacional sobre Filosofia Aplicada acontece em novembro
O Grupo de Investigações Filosóficas sobre Transumanismo e Biomelhoramento Humano (GIFT-H+), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Grupo de Trabalho Teorias da Justiça da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (GTTJ/Anpof), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS/Fiocruz) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM/UFRJ), irão organizar o International Symposium on Applied Philosophy: Allen Buchanan's Lectures. O evento remoto ocorrerá dias 14, 16, 17 e 18 de novembro, a partir das 14h, com transmissão pela plataforma Zoom. A FAPERJ apoia o evento por meio de bolsa de Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), concedida ao pesquisador Murilo Mariano Vilaça, líder do GIFT-H+ e mediador das conferências. No simpósio, o Prof. Allen Buchanan, da Universidade do Arizona (EUA), uma referência internacional em ética aplicada, filosofia aplicada e filosofia política, apresentará quatro conferências. O pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela Universidade de Harvard, João Fabiano; o prof. Luiz Philipe de Caux, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); o doutorando da Universidade de Granada (Espanha), Jon Rueda; e a profa. Da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Maria Clara Dias, Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, serão os respectivos debatedores das conferências. Inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefIRAsFZUiGcfnKq-INmwWAYmuUOZfguxalqscgK8GVMbDZA/viewform?usp=sf_link.

Palestra de Abertura da SNCT 2022 do LNCC/MCTI aborda descoberta da tolerância imunológica pelo petropolitano Peter Brian Medawar
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto da Faculdade de Medicina de Petrópolis (Unifase/FMP) participam da 19ª Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), dia 17 de outubro, às 14 horas, que tem como tema anual o Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. A abertura do evento contará com a palestra do físico e professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ildeu de Castro Moreira com o título “O petropolitano Peter Brian Medawar: Um Nobel Brasileiro? ” Ildeu Moreira abordará a pesquisa e a vida de Peter Brian Medawar (Petrópolis, 28/2/1915 - Londres,1987) ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1960 pela descoberta da tolerância imunológica adquirida. Seu trabalho foi decisivo para evitar a rejeição em transplantes de órgãos. Medawar era cidadão brasileiro, nascido em Petrópolis, e, também, cidadão britânico. O evento, que será realizado na modalidade híbrida, é aberto ao público acadêmico e à sociedade em geral. A fase presencial ocorrerá no Auditório da Unifase (Av. Barão do Rio Branco, 1003 - Centro, Petrópolis), com capacidade para 250 pessoas, e será transmitida pelo Canal Oficial da Unifase no YouTube. O uso de máscara é obrigatório. Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/palestra-de-abertura-da-snct-2022-do-lncc-o-petropolitano-peter-brian-medawar-um-nobel-brasileiro/1729565?_gl=1*11vaylm*_ga*MTQ3Nzg4NTEzMy4xNjYzOTQwNjQ2*_ga_KXH10SQTZF*MTY2Mzk1MTQ4Ni4yLjEuMTY2Mzk1MjU0Mi4wLjAuMA

Inscrições abertas para o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher – Meninas cientistas
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida Pró-Reitorias de Graduação e Pesquisa, Secretarias de Educação, Escolas e organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional para enviarem indicações ao 4º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”. Esta 4ª edição será dedicada às “Meninas Cientistas” – estudantes do Ensino Médio e da Graduação com notório talento para uma carreira científica promissora. Ao todo, serão seis agraciadas: três do Ensino Médio e três da Graduação – de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. Elas serão avaliadas pela criatividade e boa aplicação do método científico em projetos de iniciação científica, bem como o potencial de contribuição com a ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares. As indicações podem ser encaminhadas até 31 de outubro pelo link (https://bit.ly/premiocarolinaborisbpc). Confira o edital!

Projeto apoiado pela FAPERJ vence ‘Nature Awards’
O "Tem Menina no Circuito" acaba de ganhar o prêmio Inspiring Women in Science, edição 2022, na categoria Divulgação Científica. A premiação é concedida pela editora Nature em parceria com a Estée Lauder Companies.  O prêmio foi entregue às fundadoras Elis Sinnecker, Tatiana Rappaport e Thereza Paiva, em Londres, na terça-feira (11/10). Professoras do Instituto de Física da UFRJ, elas fundaram o projeto com a missão de incentivar meninas de escolas públicas do Rio de Janeiro a gostar de ciências exatas e tecnologia. o projeto recebe recursos da FAPERJ por meio do edital Meninas e Mulheres nas Ciências.

Projeto da UFF cria barco movido a energia solar com apoio da FAPERJ
Projeto intitulado “Popularização da aplicação de sistemas de energias renováveis e veículos elétricos através de competições de barcos movidos à energia solar”, desenvolvido pela equipe Arariboia da Universidade Federal Fluminense (UFF), organização estudantil que reúne discentes de diversos cursos para a construção das placas solares, foi contemplado em edital de Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional, da FAPERJ. Com capacidade para uma pessoa, o barco da equipe, cuja capitã é a aluna de Engenharia Elétrica Evelyn Galdino, converte energia solar em elétrica, com placas solares localizadas na dianteira da embarcação, que alcança velocidade média de 13 km/hora. A equipe Arariboia também se destacou no Desafio Solar Brasil, ocupando o segundo lugar no pódio da competição em março deste ano. O desafio consiste num rali de barcos movidos a energia solar que atrai representantes de diversas instituições educacionais e centros de pesquisa do mundo.

Futuras cientistas’ tem inscrições prorrogadas até 17 de outubro
Criado em Pernambuco, o prêmio Futuras Cientistas, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), irá abranger as 27 unidades da federação a partir de janeiro. Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 470 vagas serão ofertadas para a Imersão Científica, destinadas a alunas do 2º do ensino médio e professoras da rede pública de todo o Brasil. As inscrições têm início na próxima segunda-feira (19) e seguem até 10 de outubro. Com quatro módulos de atuação, o Programa Futuras Cientistas tem na Imersão Científica sua porta de entrada. A primeira modalidade é promovida anualmente, sempre no período de férias escolares, e recebe em laboratórios de pesquisa estudantes e professoras para um mergulho de semanas no cotidiano de um cientista. Para subsidiar a participação, as selecionadas recebem um auxílio de R$ 483. Na modalidade remota, elas também receberão todos os materiais necessários para a realização dos experimentos dos planos de trabalho. Neste ano, 108 propostas de atividades foram inscritas. As aprovadas podem ser conferidas no site oficial da Instituição. As inscrições para atividades científicas têm início no dia 19 de setembro. Clique aqui e confira o Edital e Formulário de Inscrição

UFRRJ abre inscrições para as atividades da SNCT 2022
De 17 a 21 de outubro, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizará a 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). As inscrições para participar das atividades da Semana já estão abertas e podem ser feitas através do SiGAA. A pró-reitoria de Extensão (Proext) preparou um tutorial de como se inscrever nos cursos, palestras e apresentações da SNCT 2022. O documento pode ser acessado aqui. Todas as informações relacionadas a edição deste ano podem ser conferidas no site do evento. A lista com os programas e projetos pode ser acessada aqui. Já a programação oficial da SNCT 2022 em cada campus da UFRRJ pode ser acessada clicando nas respectivas palavras: Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios. O tema desta edição é “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil” e, com o objetivo de atender a comunidade externa, na UFRRJ o tema é “Rural de Portas Abertas: Desafios para o avanço da Ciência e da Extensão Tecnológica”.

Museu Histórico Nacional comemora 100 Anos com programação cultural e debates
Termina nesta sexta, 14 de outubro, o seminário MHN 2022, “Independências num museu centenário: outros 200, outras histórias”, que promoveu uma reflexão plural sobre a trajetória do MHN e seu papel na construção das memórias nacionais, tendo em vista também o bicentenário da independência do Brasil. Referência em produção e difusão de conhecimento, o MHN abriu suas portas para o novo por meio do diálogo, escuta ativa e ampliação do acesso aos “tesouros” da história do Brasil que fazem parte de seu acervo. Dia 14 de outubro, às 9 horas, haverá a mesa de debate “Comemorações da independência: imagens”, com Michelli Scapol Monteiro, do Museu Paulista/Universidade de São Paulo (USP); Flávia Figueiredo, do MHN; Joana Flores, representando a Universidade Federal do Recôncavo Baiano; com mediação de Geyzon Dantas, do MHN. Às 11h15 será exibido o vídeo “Imagens da independência: que histórias contam? ”, parte do Projeto “História para você”; às 14 horas, outra mesa de debate sobre “Narrativas de independências em museus e patrimônios” reunirá Alexandra Lima da Silva e Iamara Viana, ambas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Suzenalson Kanindé, do Museu Indígena do Kanindé, no Ceará; e Paulo Garcez Marins, do Museu Paulista/USP; com mediação de André Amud Botelho, do MHN. As Mesas de debate serão disponibilizadas, posteriormente, no canal do MHN no YouTube.

Inscrições para Vestibular Estadual 2023 da UERJ se encerram dia 17
O edital do Vestibular Estadual 2023 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) acaba de ser publicado pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da universidade. Serão oferecidas 6.256 vagas em 75 cursos de graduação, localizados nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis e Resende. A prova será realizada no dia 4 de dezembro, e as inscrições se encerram dia 17 de outubro, pelo site www.vestibular.uerj.br. Os cursos da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), incorporada à Uerj em 2022, já integram o edital do vestibular. O campus em Campo Grande traz novidades à Universidade, como as graduações de Farmácia, Tecnologia Naval, Engenharia de Materiais e Engenharia Metalúrgica. Saiba mais e acompanhe pelo site www.vestibular.uerj.br e canais oficiais da Uerj.

Agricultura representa Campos na Rio Scientific Entrepreneurship
O município de Campos dos Goytacazes foi representado no Rio Scientific Entrepreneurship - Rise 2022 pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Campos, Almy Júnior, também professor e ex-reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), que apresentou a palestra “Cenário Agro do Estado do Rio de Janeiro e Desafios à Competitividade”. O evento, organizado pela FAPERJ de pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) teve o objetivo de aproximar empreendedores da área de inovação científica e tecnológica de representantes dos setores do agronegócio, sustentabilidade e bioeconomia. Segundo o secretário, Campos precisa da competência da academia, das universidades, dos centros de pesquisa para atender aos produtores do município, em especial a cadeia produtiva da cana de açúcar, mandioca, abacaxi, leite e hortaliças.

ABDAN apresenta benefícios da irradiação de alimentos durante RISE 2022
A conselheira da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Patrícia Wieland, participou da Rio Scientific Entrepreneurship (RISE 2022) destacando as qualidades e a importância do uso da tecnologia nuclear na conservação de alimentos. O evento, organizado pela FAPERJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), debateu, durante dois dias, vários aspectos do tema alimentação. A importância de discutir o tema da irradiação cresce no cenário atual, no qual o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, mas é apenas o 23º país em exportação desses produtos. Das seis milhões de toneladas de frutas brasileiras negociadas em 2021, 30% foram perdidas ou desperdiçadas. Patricia Wieland citou os riscos quando não se usa a fonte nuclear para preservar os alimentos, entre eles intoxicação alimentar, problemas logísticos complexos, alto custo para evitar perdas e o desperdício de alimentos; e contaminação microbiológica. Segundo a conselheira da ABDAN, a radiação nuclear pode prevenir doenças causadas por micro-organismos patogênicos, disponibilizar frutas e hortaliças o ano todo; reduzir perdas econômicas pela deterioração; remover ou destruir micro-organismos prejudiciais; retardar reações enzimáticas e químicas; retardar multiplicação microbiana.

Jardim Botânico celebra 200 anos de ciência da flora no Brasil
Uma exposição inédita no Museu do Meio Ambiente será a porta de entrada para a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Com fotos, instrumentos científicos e materiais interativos, o JBRJ apresentará alguns marcos históricos da pesquisa sobre plantas no Brasil, as expedições científicas, a atuação de mulheres na botânica e a relação entre pesquisa e sustentabilidade, com o novo Programa EcoMuseu. Além da exposição, de visitação livre e entrada gratuita, o Jardim programou dezenas de atividades para a Semana, que acontece de 17 a 23 de outubro, das 9 às 17 horas. Com 214 anos de história, o JBRJ teve, desde a Independência, e continua a ter hoje um papel decisivo no conhecimento e conservação da biodiversidade brasileira. A Semana é uma oportunidade para o público ter contato com o que há de novo e atual nas pesquisas nessa área e, ao mesmo tempo, situar essa produção de conhecimento em um contexto maior, que vem do passado e aponta para o futuro. Pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado do JBRJ estarão junto aos visitantes para compartilhar suas pesquisas e o que elas revelam. Acesse aqui a Programação completa da 19ª SNCT no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Inscrições abertas para o Festival Curta na Uerj
O Centro de Tecnologia Educacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CTE/Uerj) recebe, a partir de amanhã, 14 de outubro, as inscrições para o 9º Festival Curta na Uerj. Após um hiato de dois anos, devido à pandemia de Covid-19, esta edição terá como tema as diversas perspectivas da ciência e seu papel na sociedade. Os vídeos, com duração de até dez minutos, poderão ser enviados até o dia 9 de dezembro de 2022. As inscrições dos trabalhos estão divididas em duas categorias: “Teen”, para autores de 12 a 17 anos, e “Adulto”, para maiores de 18 anos. As produções serão avaliadas por especialistas em artes, cinema, educação e comunicação e as melhores serão premiadas com smartphones, kits de gravação e tablets. Além disso, os vídeos mais curtidos na internet receberão uma Menção Honrosa. O concurso é aberto à participação da comunidade da Uerj e do público em geral. O objetivo do festival é incentivar a produção em vídeo e animação, revelar talentos, ampliar e democratizar os espaços para divulgação do audiovisual. Mais de 550 trabalhos já concorreram nas últimas oito edições. O edital e as inscrições estão disponíveis no site www.curtanauerj.uerj.br.

I Fórum do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde: Desafios e Possibilidades acontece no dia 20 de outubro
O I Fórum do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde: Desafios e Possibilidades, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) será realizado dia 20 de outubro, no formato remoto, pela plataforma Rede RUTE, das 13h30 às 17h. Os interessados podem se inscrever por meio do formulário on-lineConfira a programação. 

ABC apresenta propostas para reduzir contaminação por mercúrio
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) acaba de publicar um estudo no qual define a contaminação por mercúrio como um desafio nacional que deve mobilizar todos os níveis governamentais, o setor privado e as organizações sociais. O estudo faz um diagnóstico das emissões do metal no país e lista oito recomendações para lidar com esse desafio, iniciando um debate sobre a gestão do metal no Brasil. O documento “Contaminação por mercúrio – Por que precisamos de um plano de ação?” explica que o mercúrio é tóxico por conta de sua alta afinidade com compostos de enxofre presentes em proteínas e em muitas enzimas essenciais para o metabolismo das células humanas. Quando o metal se liga a enzimas e outras proteínas, elas são inativadas de forma irreversível, o que pode gerar graves complicações clínicas, como vertigens, tremores e danos aos pulmões e ao cérebro. O grupo de trabalho (GT) que realizou o estudo aponta que, apesar de várias localidades brasileiras serem afetadas pela contaminação, o mercúrio está fortemente associado ao garimpo ilegal  e ao uso do metal para extração do ouro. A exposição humana ao mercúrio se dá principalmente pela ingestão de pescados, devido à maior concentração do metal em peixes, humanos e outros organismos, observada ao longo dos últimos 20 anos. O grupo de estudo defende que o Brasil volte a ser participante ativo na Convenção de Minamata, que traz uma série de medidas de controle sobre o uso do mercúrio em todo o mundo. Leia a publicação na íntegra aqui.

75ª Reunião Anual da SBPC terá como tema 'Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido'
Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido” foi o tema escolhido para a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada de 23 a 29 de julho de 2023, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Maior evento de ciência do País a reunião contará com conferências, mesas-redondas, webminicursos, painéis e sessões de pôsteres. A programação será preparada com o objetivo de mostrar quanto que a ciência e a democracia são importantes para o desenvolvimento de um país. Seguindo o tema central do evento, a Comissão de Programação Científica da 75ª RA definiu que os assuntos a serem abordados serão: Mudanças climáticas e a descarbonização da economia; Riscos climáticos em áreas urbanas; Construção de instituições  e cultura política democráticas; Direito à educação: melhoras no processo de ensino-aprendizagem na educação básica; Desafios e mudanças no ensino superior; Cultura: preservação, criação e acesso; Ciência Básica e os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável); Inclusão social e diferentes dimensões das desigualdades; Fome; Desafios para infraestrutura de pesquisa em todas as áreas e Desarmamento da população, além de outros que podem ser propostos.

Estão abertas matrículas para cursos trimestrais da SBPC
Estão abertas as matrículas do 4º ciclo de webminicursos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em sua plataforma de cursos online (https://cursos.sbpcnet.org.br/). Os webminicursos têm duração de seis horas, com aulas previamente gravadas. Os inscritos podem assisti-los quantas vezes quiserem e de forma mais flexível, dentro de sua disponibilidade de tempo. O formato virtual também permite aos interessados participar de qualquer lugar do País ou até mesmo do exterior. Acesse no site https://cursos.sbpcnet.org.br/ as Normas de Matrícula e consulte as informações detalhadas. As inscrições sequem até 05 de dezembro. Sócios quites da SBPC têm desconto na taxa de matrícula e novos Sócios da SBPC (filiados a partir de 02/01/2022) ganham um webminicurso gratuito, além de desconto na taxa dos demais webminicursos que escolher. A taxa de matrícula para cada webminicurso é R$ 30,00 para sócio quite da SBPC e R$ 50,00 para não sócio. Mais informações em https://cursos.sbpcnet.org.br/

Topo da página