Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 13/04/2023 | Atualizado em: 13/04/2023

Notas - Semana de 13 a 19 de abril de 2023

Mesa de abertura do Conecta Uerj - Rio - Região Serrana I: evento em Nova Friburgo promoveu parcerias entre a universidade e representantes locais (Foto: Johnny Maicon) 

Nova Friburgo sedia o evento Conecta Uerj – Rio – Região Serrana I
O Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento (Ceed) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realizou nos dias 11 e 12 de abril, no Country Club de Nova Friburgo, a 1ª edição do Seminário de Integração Regional Conecta Uerj – Rio – Região Serrana I. O objetivo do evento foi identificar demandas e talentos regionais que possam contribuir para o desenvolvimento da Região Serrana, em parceria com a universidade. A partir da formação de grupos de trabalhos, representantes das cidades de Nova Friburgo, Bom Jardim, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Macuco, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Carmo, Sumidouro, Teresópolis e Cachoeiras de Macacu discutiram estratégias para resolver demandas antigas relacionadas à região. O presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, participou do evento na manhã de terça-feira, que contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior de Nova Friburgo, André Montechiari, o reitor da Uerj, Mário Sérgio Alves Carneiro, o diretor do Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento da Uerj (CEED), Egberto Gaspar de Moura, e a professora da Uerj, Tatiana Alves, entre outros gestores e pesquisadores. Ao longo do ano, diversos seminários serão realizados no âmbito do projeto, em diferentes municípios fluminenses. Os dois seminários seguintes já estão definidos: nos dias 4 e 5 de maio, Cabo Frio sediará o evento, com mais dez municípios da Região dos Lagos – Búzios, Rio das Ostras, Arraial do Cabo, Araruama, Rio Bonito, São Pedro d’Aldeia, Casimiro de Abreu, Iguaba, Silva Jardim e Saquarema; e, em junho, a cidade de Areal será a anfitriã da Região Serrana II, com a participação de outros 11 municípios – Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Três Rios, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Rio das Flores, Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes e Miguel Pereira. O seminário final será em outubro, no campus Maracanã da Uerj. A FAPERJ apoia a realização dos seminários e o lançamento da plataforma Conecta RJ, ferramenta de divulgação dos projetos executados pela Uerj que promoverá integração com os municípios.

Diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela é escolhida uma das 'Mulheres na Ciência'
A pesquisadora e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Eliete Bouskela, diretora Científica da FAPERJ, é uma das cientistas brasileiras escolhidas pela Câmara dos Deputados para receber a edição 2023 do prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger. Graduada em Medicina pela Uerj, Eliete é mestre em Biofísica e doutora em Fisiologia pela mesma instituição. Em abril de 2015 assumiu a diretoria de Tecnologia da FAPERJ e desde julho de 2018 está à frente da diretoria Científica da Fundação. A cerimônia de entrega da premiação está prevista para o dia 5 de julho, às 16h, no Salão Nobre da Câmara, em Brasília. Também serão agraciadas com o prêmio as cientistas Deborah Carvalho Malta, professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Luciane Bisognin Ceretta, reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense. O prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger é concedido anualmente a três estudiosas brasileiras que se destacam por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Naturais e Ciências Humanas. A cientista que dá nome à premiação é Amélia Império Hamburger (1932-2011), que foi uma física, professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira.

Seis empresas do programa Startup Rio estão na Rio2C
A coordenação do programa Startup Rio: Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro, uma parceria entre a FAPERJ e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia & Inovação (Secti) teve seis startups selecionadas para apresentação na Rio2C, considerado o maior evento de criatividade e inovação da América Latina. Mais de 40 mil profissionais e 1000 palestrantes estarão abordando temas atuais e estratégicos em 12 setores da Indústria Criativa, como Tecnologia, Esporte, Game e eSports, Marketing e Mídia, Música, Audiovisual, Editorial, Educação e Trabalho, Arquitetura e Design. Close2U, que desenvolve uma linha de brinquedos físicos, baseada em Internet das Coisas; Jolly, um marketplace que oferece sessões recreativas para crianças, uma espécie de “AirBnB” de sessões recreativas;  CurioLab, que desenvolveu um jogo incremental de exploração e estratégia em duas dimensões (2D) com temas focados nas descobertas científicas; Levante Filmes, que produz filmes de longa-metragem e séries de TV; Rebuliço, que é um coletivo voltado para a disseminação da cultura em plataformas e linguagens; e Coletivo Delas, que produz eventos, conteúdos digitais, audiovisuais e gera oportunidades profissionais para impactar mulheres e LGBT. As apresentações, distribuídas nos segmentos Consumo, Entretenimento e Lazer, Educação e Trabalho e Impacto Positivo, ocorrem no espaço Pitching Square, localizado no 1º andar do complexo cultural, até amanhã (14 de abril) em sessões às 10h e às 15h15.

Startup que atende ao setor de medicina oncológica de precisão é tema de vídeo do canal da FAPERJ
O vídeo publicado nesta quinta-feira, 13 de abril, no canal oficial da FAPERJ no YouTube, mostra o trabalho desenvolvido pela startup Dosimagem, cuja proposta é aumentar a eficácia do diagnóstico e tratamento da medicina nuclear. Primeira empresa do Brasil a oferecer o serviço de dosimetria por imagem 100% online, a startup foi criada com o apoio do edital, de 2019, "Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação ", e do edital “Inserção de Pesquisadores em Empresas”, lançado em 2021. O vídeo traz entrevistas com a CEO e fundadora da Dosimagem, Mirta Torres Berdeguez, e com o físico médico Harlley Hauradou, ambos oriundos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ. Entre outros serviços, a Dosimagem faz o cálculo personalizado da dose de radiofármacos que deve ser administrada aos pacientes, dando um importante suporte aos médicos e clínicas oncológicas. Entre no canal da FAPERJ e confira este e outros vídeos, que apresentam o trabalho de pesquisadores e instituições sediadas no Rio de Janeiro. https://www.youtube.com/c/faperjoficial 

Museu Nacional/UFRJ incorpora meteorito resgatado em Pernambuco à sua coleção
Após cinco anos do incêndio que destruiu grande parte do Museu Nacional/UFRJ, uma nova peça foi incorporada ao acervo da instituição nesta quinta-feira, dia 13 de abril. O meteorito Santa Filomena, pesando 2,8 quilos, que caiu há dois anos na cidade homônima, em Pernambuco, deverá estar exposto a partir de 2024, quando ficará pronta a primeira parte da recuperação do Museu. A queda do meteorito aconteceu na tarde de 19 de agosto de 2020, quando os moradores de Santa Filomena ouviram um estrondo acompanhado da queda de várias “pedras” do céu. O fenômeno pôde ser confirmado devido à gravações de câmeras, que também ajudaram na pesquisa. Santa Filomena é um meteorito rochoso comum, mas que dificilmente cai em espaços urbanos. De acordo com os pesquisadores, ele é proveniente do cinturão de asteróides e poderá ajudar no estudo da formação do sistema solar, onde é considerado um fóssil intacto há mais de 4,5 bilhões de anos. O grupo que conduziu os estudos sobre o meteorito é composto apenas por mulheres, lideradas pela astrônoma Maria Elizabeth Zucolotto, uma das maiores especialistas em meteoros do País.

Uerj abre inscrições para a primeira etapa do Vestibular Uerj 2024
Estão abertas as inscrições para a primeira prova de qualificação do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O prazo termina no dia 25 de abril. A prova está marcada para 4 de junho. Na primeira etapa haverá dois exames de qualificação de múltipla escolha voltados para alunos que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio. É obrigatória a realização de pelo menos um deles para fazer a segunda etapa, que inclui uma prova discursiva e redação. A segunda prova de qualificação será dia 3 de setembro. A discursiva vai acontecer no dia 3 de dezembro. Este ano foram incluídos os cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais, que serão oferecidos no campus de Cabo Frio, na Região dos Lagos. Para se inscrever, consultar o edital e obter mais informações acesse: www.vestibular.uerj.br

LNCC recebe World Creativity Day em Petrópolis
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) receberá o World Creativity Day em Petrópolis, no dia 20 de abril, das 9h às 12h. A abertura do evento está marcada para às 9 horas, seguida do Painel “O papel da criatividade na ressignificação de crenças limitantes”; palestra sobre “Por que a criatividade é essencial?”, e palestra sobre “A Ciência que o LNCC faz”, proferida pela professora Carla Osthoff, incluindo a importância do Supercomputador Santos Dumont para a pesquisa científica de ponta no Brasil. Desde 2018, o Dia Mundial da Criatividade abre inscrições para voluntários, anfitriões, parceiros, inspiradores e participantes do Brasil e do mundo que querem fazer parte do ecossistema de criatividade e inovação em suas cidades. A missão é construir uma comunidade global e celebrar o dia 21 de abril, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o  Dia Mundial da Criatividade e Inovação, com a realização de atividades gratuitas que promovam o desenvolvimento humano. Veja mais em https://worldcreativityday.com/brazil/

UniRio promove 3ª edição do Congresso Internacional em Humanidades Digitais
O III Congresso Internacional em Humanidades Digitais (HDRio2023), promovido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), será realizado de 16 a 20 de abril e  terá como tema Gambiarras Digitais – Arte, Ciência e Política no Mundo Conectado. O evento está com inscrições abertas e oferece até 300 vagas gratuitas a estudantes de graduação da Universidade, sendo 50 delas para voluntários no suporte à realização do Congresso. Os alunos inscritos receberão certificado de atividade complementar. A validação dos certificados precisará ser confirmada com as escolas dos alunos após a inscrição. Para realizar a inscrição gratuita, acesse aqui. O objetivo do HDRio2023 é fazer com que os participantes reavaliem e debatem sobre as vantagens e desvantagens das gambiarras digitais para a vida. O termo “gambiarra” indica um gesto de improvisação característico de todas as culturas, embora no Brasil tenha grande centralidade, geralmente associado ao famoso “jeitinho”. Para as Humanidades Digitais, a ideia de “gambiarras digitais” pode indicar também uma forma mais democrática de acesso às tecnologias de informação, tornando-as mais abertas para o crivo crítico e mais passíveis de reconstrução pelo coletivo social. A organização é do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (Labogad), do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UniRio, junto com o Instituto Urca e a Associação Brasileira de Humanidades Digitais, e em parceria com instituições nacionais e internacionais.

Projeto da UFF em parceria com a Prefeitura de Niterói alia sustentabilidade e mobilidade urbana
Em busca da promoção de uma vida mais saudável e sustentável para a população de Niterói, a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Prefeitura e a Fundação Euclides da Cunha se uniram no Projeto "Mobilidade de Baixo Carbono e Compartilhada em Niterói (RJ): Análise de Viabilidade Técnica e Econômica de Modelos de Negócios Sustentáveis ",  contemplado pelo Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados. A iniciativa busca por meio de pesquisa e compartilhamento de meios de transportes, alternativas de mobilidade urbana sustentável para a cidade por meio de soluções que atendam às necessidades da cidade e da região. O projeto avaliou três sugestões de políticas para promover a sustentabilidade no transporte e na mobilidade em Niterói: a a implementação de linhas de ônibus elétricos, o compartilhamento de bicicletas, e o compartilhamento de automóveis, que seria um esquema de caronas voltado para a comunidade da UFF. O projeto também visa o cuidado com a saúde da população, a redução do congestionamento nas vias e a diminuição da contaminação do ar na cidade. Mais informações sobre o projeto em: https://mobilidadeniteroi.com/

Doutorandos em Meio Ambiente têm oportunidade de intercâmbio na França
A Embaixada da França no Brasil anunciou a criação de um novo programa de bolsas de pesquisa com o intuito de fortalecer a mobilidade científica entre os dois países. O programa TerrEE será voltado a estudantes cursando até o terceiro ano de doutorado em Ecologia e Ciências Ambientais que queiram fazer de seis a doze meses de intercâmbio na França, com bolsa de US$ 1.588. As inscrições vão até 31 de maio e o resultado será divulgado no dia 17 de junho. O início das atividades do intercâmbio está previsto para 1º de setembro. Os selecionados serão beneficiados com o status de bolsista do governo francês (BGF), tendo direito aos seguintes benefícios: procedimento pré-consular gratuito “Estudos na França” com o Campus France Brasil; visto gratuito; passagem aérea ida e volta Brasil/França (datas definidas de acordo com o calendário do curso universitário escolhido); taxas de inscrição gratuitas para o Mestrado ou Doutorado em uma instituição pública francesa que pratica a isenção, cobertura do seguro saúde na França durante a estada; ajuda de custo mensal de 1.588,00 € (pago proporcionalmente à presença em território francês); acesso prioritário às residências públicas de estudantes em toda a França, onde os custos de acomodação são reduzidos; acesso a um catálogo de atividades culturais a preços preferenciais; apoio administrativo e pedagógico; afiliação à rede France Alumni. Inscrições aqui.

Vestibular Cederj abre inscrições para preenchimento de mais de sete mil vagas
O Vestibular Cederj 2023.2 ofertará gratuitamente 7.589 vagas distribuídas em 16 cursos de graduação, na modalidade semipresencial.  O prazo para inscrição é até 07 de maio, mediante pagamento de taxa de R$ 89,90, exclusivamente pela página www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2023-2/. O Consórcio Cederj reúne instituições de ensino superior sediadas no Estado do Rio e é coordenado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os aprovados serão matriculados em uma das sete instituições de ensino superior que compõem o Consórcio Cederj: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). O Estado do Rio conta com 42 Polos Cederj, que são a referência física da instituição de ensino no município que o aluno escolheu para estudar. Os cursos oferecidos no Vestibular Cederj 2023.2 são: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação, Tecnologia em Gestão de Turismo e Tecnologia em Segurança Pública. 

Abertas as inscrições para o 1° Simpósio Brasileiro de Engenharia da Nanotecnologia
Estão abertas as inscrições para o 1° Simpósio Brasileiro de Engenharia da Nanotecnologia (SiBEN 2023). O evento será totalmente online e acontecerá entre os dias 28 e 30 de agosto de 2023, incluindo plenárias, mesa redonda, apresentações de startups, minicursos, contando com a participação de grandes especialistas. A nanotecnologia é a área do conhecimento responsável por projetar, controlar, manipular e desenvolver produtos e processos na escala nanométrica. Ela vem mostrando um crescimento vertiginoso nas pesquisas mundiais e possibilitando o desenvolvimento das mais diversas áreas do conhecimento devido a sua característica multidisciplinar. O SiBEN foi criado, como forma de incentivar a troca de conhecimento entre professores, alunos e interessados no tema, bem como fomentar o desenvolvimento e a divulgação dos benefícios da nanotecnologia para a sociedade. As inscrições são gratuitas até o dia 15 de maio pelo link: www.even3.com.br/simposio-brasileiro-de-engenharia-da-nanotecnologia/ 

Seminário no Mast debate Etnografia
Nesta sexta-feira, 14 de abril, a partir das 15h, a pesquisadora e aluna de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da UniRio - uma associação com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) - Cynthia Carvalho Martins apresenta o seminário “A etnografia: repensando os limites disciplinares”. A discussão pretende identificar o tipo de etnografia que está em jogo em cada época. O trabalho de Cynthia consiste em mapear documentos, livros e cartas deixados por autores e analisar como eles estão pensando a questão indígena no século XIX. Tanto Gonçalves Dias quanto Gonçalves de Magalhães defendem a ideia de que a singularidade da nação brasileira é a presença indígena. O evento é a primeira apresentação da pesquisadora, que é professora do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia para o pós-doutorado em curso. O seminário será transmitido pelo Canal Mast no Youtube. Após a palestra, o Mast lança o livro “Paisagens culturais gêneros de vida” de Luiz de Castro Faria (Editora Ouro Sobre Azul), contemplado em edital Apoio à Editoração da FAPERJ, que mostra uma visão etnológica de meados do século XX.

Simpósio Internacional de Imunobiológicos realiza sua 7ª edição de 2 a 4 de maio
A sétima edição do International Symposium on Immunobiologicals (ISI - Simpósio Internacional de Imunobiológicos) será realizada de 2 a 4 de maio. Promovido pelo instituto Bio-Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz, tem objetivo de estimular colaborações, o desenvolvimento tecnológico, a integração entre cientistas e instituições de pesquisa e produção, além de dar visibilidade da produção científica brasileira para o mundo. O evento será realizado no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro e os participantes poderão acessar conteúdo especializado, apresentar seus pôsteres, assistir às apresentações, bem como interagir com os palestrantes, expositores e outros participantes. Entre os temas abordados, “Novas tecnologias para acelerar o desenvolvimento de vacinas e novos métodos de entrega”; “Biofármacos codificados por DNA e RNA”; “Gestão do Desenvolvimento e Produção de Biotecnologia na 4ª Revolução Industrial”; “Projeto de reconquista das altas coberturas vacinais”, entre outros. Esse conteúdo será exposto e argumentado em painéis de debate, apresentações de pôsteres, minicursos e dinâmicas de inovação. Entre os especialistas internacionais nomes como Charles Lutsch (Sanofi), Ann-Muriel Steff (Cepi), John Young Lee (Optolane Technologies), entre outros. Mais informações no site: https://isi.bio.fiocruz.br   

Topo da página