Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 11/05/2023 | Atualizado em: 11/05/2023

Notas - Semana de 11 a 17 de maio de 2023

Novo vídeo do Canal da FAPERJ mostra a Coleção Biológica do Instituto Vital Brazil
Instituição centenária, fundada em 1919, o Instituto Vital Brazil é famoso pela produção de soros utilizados para neutralizar o efeito do veneno de animais peçonhentos. O vídeo publicado no Canal da FAPERJ no YouTube, nesta quinta-feira, 11 de maio, mostra um pouco do trabalho realizado pelo IVB, com destaque para as atividades relacionadas à Coleção Biológica, que reúne mais de 9.500 exemplares de serpentes, escorpiões e aranhas, além de anfíbios e lagartos. O acervo é formado pela Coleção Didática, utilizada nas ações de educação ambiental e divulgação científica, e pela Coleção Científica, que serve de base para uma série de estudos. Entre eles, o sequenciamento do DNA das surucucus e o mapeamento das regiões do País, onde esse tipo de serpente, já extinto no estado do Rio de Janeiro, está mais propenso a desaparecer por conta do processo de desmatamento. O conjunto reúne, também, outras espécies extintas no estado, como a jararaca verde, além de animais exóticos e encontrados em outros países.   O vídeo traz entrevistas com Luís Eduardo Cunha, diretor Científico, e com Breno Hamdan, coordenador da Coleção Científica da instituição, que conta com o apoio da FAPERJ. Apesar do temor que os animais peçonhentos podem causar nas pessoas, é importante lembrar que cada espécie ocupa seu lugar na natureza, contribui para o equilíbrio ecológico e deve ser respeitada e preservada.  A despeito de serem venenosos, esses animais vêm sofrendo com a destruição de seus habitats e, na medida em que desaparecem, todo o ecossistema entra em desequilíbrio. Confira o vídeo e fique por dentro do importante trabalho realizado pelo IVB. Entre no nosso canal, se inscreva e assista a mais essa produção da equipe do Núcleo de Difusão Científica e Tecnológica da FAPERJ. https://www.youtube.com/c/faperjoficial

Artigo apresenta dados que evidenciam correlação entre a imunidade de anticorpos e o metabolismo em vacinados com Coronavac (Sinovac)
Estudos sobre o vírus SARS-CoV-2, que provocou a pandemia da COVID-19, continuam sendo objeto de pesquisas mesmo após o controle da doença em virtude da rápida inserção de vacinas no país que ajudaram a estabelecer imunidade específica na população, além de ter contribuído na redução significativa das taxas de mortes e hospitalizações. Entre os estudos realizados está o monitoramento da imunidade e das diferentes redes e sistemas conectados à ela, como o metabolismo, importantes para o planejamento de estratégias de vigilância e prevenção às condições graves. Dentro desta perspectiva, o grupo de pesquisa coordenado pelo pesquisador Gilson Costa dos Santos Jr., professor do Laboratório de Metabolômica, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LabMet/Uerj), publicou, na periódico Journal of Proteome Research, o artigo Metabolic Adaptations Correlated with Antibody Response after Immunization with Inactivated SARS-CoV-2 in Brazilian Subjects. O estudo apresenta dados que evidenciam correlação entre a imunidade de anticorpos e o metabolismo em indivíduos brasileiros, do Rio de Janeiro, vacinados com Coronavac (Sinovac), primeira vacina, de vírus inativado, introduzida no país. O professor Gilson Santos Jr. recebe apoio da FAPERJ para a realização de suas pesquisas por meio do programa Cientista do Nosso Estado. O estudo contou ainda com financiamento de editais lançados pela FAPERJ, voltados especificamente para pesquisas em COVID-19. Mais informações: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jproteome.3c00014

Uerj Zona Oeste lança curso de empreendedorismo e propriedade intelectual
O Harpia, grupo de pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa (CNPQ) e sediado no Departamento de Computação da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias do Campus Uerj - Zona Oeste está lançando o Curso de Extensão Virtual Empreendedorismo e Propriedade Intelectual. Coordenado pelo professor Anderson Moraes de Castro e Silva, o curso, que conta com recursos do edital de Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) é constituído por cinco módulos/e-books (Empreendedorismo, Propriedade Intelectual, Marcas, Patentes e Negócios Virtuais),  totalizando 40h de atividades de extensão, com uma videoaula para cada apostila. O público-alvo são alunos do ensino médio, jovens que estejam se preparando para o mercado de trabalho, empreendedores individuais, artesãos e artistas locais sediados na Zona Oeste do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.harpia-uerj.com.br/.

João Paulo Viola é o novo coordenador de Pesquisa e Inovação do Inca
O médico João Paulo de Biaso Viola é o novo coordenador de Pesquisa e Inovação do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Pesquisador do instituto, Viola contou, ao longo de sua trajetória, com o apoio da FAPERJ para a condução dos seus projetos de pesquisa, tendo sido contemplado pelo programa Cientista do Nosso Estado. Ele também já integrou, como membro titular, o Conselho Superior da Fundação. Com notória competência técnica em Imunologia de câncer, no Brasil e no exterior, atualmente, representa o País e o Ministério da Saúde na reunião anual do Conselho de Governança da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC, na sigla em inglês), em Lyon, na França. Viola também já ocupou a vice-presidência do Conselho Científico da IARC.

Webinar do LNCC discute a pandemia da Covid-19
Com o intuito de discutir o impacto da pandemia da Covid-9 na vida de milhões de pessoas, o programa de pós-graduação do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) promoverá no dia 15 de maio, às 14h, o webinar "O Vírus que Parou o Mundo”. A palestra online e gratuita será ministrada pelo coordenador adjunto da área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Marcelo Moret, que fará uma revisão sucinta de alguns trabalhos sobre a pandemia de Covid-19. Além disso, será feita uma breve análise bibliográfica de estudos de corte transversal a partir de dados do número de casos, número de óbitos e doses aplicadas segundo a idade, dose e tipo da vacina apoiado em modelos epidemiológicos. Apesar dos milhões de doses aplicadas, ainda existem parcelas significativas da população sem o esquema vacinal completo. Portanto, ainda há necessidade de se intensificar as campanhas de vacinação e de informação. A transmissão será feita no aplicativo Zoom e pelo canal do LNCC no YouTube. Inscrições podem ser feitas aqui. Para assistir, acesse este link.

Leme promove seminário para discutir a democracia
O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (Leme/Uerj) realiza, de 22 a 24 de agosto, o seminário internacional “Leme nos gramados da democracia: reflexões sobre esporte e mídia”. O evento contará com a presença de profissionais de mercado, como o jornalista Caco Barcellos (TV Globo), Marcelo Barreto e Fabi Alvim (Sportv). Dentre os pesquisadores que já confirmaram presença, Ronaldo Helal (Uerj), Lívia Magalhães (UFF), Adriano Freixo (UFF), Renato Coutinho (UFF), Rosana da Câmara (UFF), Nicolás Cabrera (Uerj/Conicet). O seminário conta ainda com a participação de Luiz Cláudio do Carmo, presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg). O Leme receberá resumos expandidos de 5 de maio a 30 de junho. O seminário busca promover discussões de cunho acadêmico e transdisciplinar sobre a relação entre democracia e esporte. São bem-vindos trabalhos que perpassem pelo contexto histórico como o uso da Seleção Brasileira na propaganda política em regimes autoritários, apropriação da camisa da seleção por grupos de direita e extrema direita e ainda as tentativas de resgate e preservação da democracia no país. Para informações sobre os GTs e diretrizes para os resumos, acesse: https://comunicacaoeesporte.com/.

UFRJ abre mais de mil vagas para cursos de graduação a distância
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abriu 1.150 vagas em quatro cursos de graduação a distância. Quem for classificado, começará os estudos já no segundo semestre deste ano. Para concorrer, é preciso se inscrever no Vestibular 2023.2 do Cederj, o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições devem ser realizadas no site até domingo, 14/5. São 240 vagas para o curso de Ciências Contábeis, além de 910 para licenciaturas, sendo 356 para Biologia, 375 para Física e 179 para Química. Na UFRJ, as vagas serão distribuídas da seguinte forma: 30% destinadas a candidatos oriundos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, 2021, ou 2022 que tenham cursado integralmente, com aprovação, todas as séries do ensino médio, ou equivalente, em estabelecimentos de ensino da rede pública brasileira; 30% destinadas a candidatos oriundos do Enem, na modalidade ampla concorrência; 30% destinadas ao Vestibular Cederj 2022.2, na modalidade ampla concorrência, e 10% serão destinadas a professores da rede pública. A prova será no dia 18/6 e terá 45 questões de múltipla escolha, abrangendo conhecimentos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História, além de uma redação. A taxa de inscrição no vestibular é de R$ 89,90, com pagamento até segunda-feira, 15/5. Quem optar por concorrer às vagas da UFRJ utilizando as notas do Enem é isento do pagamento. Saiba mais em https://cecierj.edu.br/.

Projeto da Uerj auxilia moradores da Mangueira na declaração do IR
No dia 25 de maio, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) - Campus Maracanã abrirá suas portas para receber os moradores dos arredores, especialmente da comunidade da Mangueira, a fim de auxiliá-los na declaração do Imposto de Renda. O projeto "IR na Mangueira" irá ensinar os interessados a preencher corretamente a declaração do IR, que deve ser entregue até 31 de maio para quem teve renda tributável maior que R$ 28.559,70 em 2022. A iniciativa da Uerj acontece desde 2014 e este ano retoma seu formato presencial, após a pandemia de Covid-19. Ao longo do dia, serão três horários de atendimento: 9h às 12h, 13h às 16h e 17h às 20h e não será necessário agendamento, mas as vagas são limitadas e organizadas por senhas. Cerca de 80 alunos da pós-graduação e graduação passaram por um treinamento e estão aptos a orientar os contribuintes. O objetivo do projeto é auxiliar gratuitamente a população para elaboração da declaração, além de promover a integração entre a universidade e a comunidade local. Além do auxílio presencial, próximo do prazo final de entrega da declaração será possível acessar vídeos e outros conteúdos por meio das redes sociais do projeto (@IRnaMangueira).

UniRio oferece mais de 800 vagas para o Vestibular Cederj
O novo prazo das inscrições para o Vestibular Cederj 2023.2 se encerra neste domingo, dia 14 de maio. A UniRio está oferecendo 835 vagas, divididas entre os cursos de licenciatura em Turismo, Pedagogia, História e Matemática.  Confira o edital. Os cursos ofertados são semipresenciais e utilizam ferramentas de estudo e interação, tais como material didático próprio, impressos, videoaulas e recursos multimeios; sistema de apoio à aprendizagem; e processo de avaliação presencial. Além disso, os cursos utilizam a plataforma Cederj, ambiente virtual de aprendizagem que disponibiliza ferramentas que garantem recursos pedagógicos, atividades e interatividade; e laboratórios didáticos de Biologia, Computação, Física e Química nos polos regionais, para atividades práticas. Para concorrer às vagas os candidatos devem optar pelo aproveitamento de notas de uma das edições das três últimas edições do Enem: 2020, 2021 ou 2022.  Acesse aqui o link para inscrição. Mais informações aqui.

Ricardo Cavaliere, professor da UFF, é novo imortal da Academia Brasileira de Letras
A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu, dia 27 de abril, o escritor e filólogo Ricardo Stavola Cavaliere para a cadeira 8 da ABL, lugar anteriormente ocupado pela escritora Cleonice Berardinelli, falecida em janeiro de 2023. Atualmente professor aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Cavaliere também é membro da Academia Brasileira de Filologia e diretor da Revista Confluência. Foi, ainda, conselheiro do Liceu Literário Português, e do Real Gabinete Português de Leitura, que lhe conferiu o título de Grande Benemérito. Além disso, o docente é autor de mais de uma centena de trabalhos acadêmicos e integra diversas associações nacionais e internacionais em sua área de pesquisa. A ABL é composta por quarenta membros vitalícios, escolhidos com base em sua produção literária e em sua contribuição para a cultura brasileira. Entre os membros da ABL, estão alguns dos maiores escritores e intelectuais do país, como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e, mais recentemente, o músico Gilberto Gil e a atriz Fernanda Montenegro.

75ª Reunião Anual da SBPC contará com exposições sobre ciência
A 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) contará com várias exposições promovidas pela entidade e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os destaques são as comemorativas pelos 30 anos da ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações como expositores; e da SBPC Jovem, atividade interativa que tem como objetivo promover o contato de crianças e jovens com o conhecimento científico e os pesquisadores, para despertar o interesse pela ciência, tecnologia e inovação. A 75ª Reunião Anual da SBPC acontece de 23 a 29 de julho de 2023 na UFPR e contará com exposições itinerantes que trazem curiosidades sobre história, pesquisas, pesquisadoras e como as pessoas podem interagir com o universo da Ciência. Mais informações: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/.

Topo da página