Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 11/05/2023 | Atualizado em: 11/05/2023

Reunião Magna da ABC: Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável

Por Ascom Faperj*

Com a presença de ministros de estado e gestores públicos da área de ciência e Tecnologia, Sessão Solene celebrou a diplomação dos novos membros da ABC e a entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto (Foto: Cristina Lacerda/Divulgação ABC) 

Você está preparado para a sociedade do futuro? A Reunião Magna 2023 da Academia Brasileira de Ciências (ABC), realizada de 9 a 11 de maio, no Museu do Amanhã, discutiu essa questão a partir de um olhar sobre a importância da “Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável”. Com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, os membros da Academia refletiram sobre temas como prevenção a pandemias, transição energética, insegurança alimentar, o impacto da inteligência artificial na produção, e educação científica e políticas públicas para a saúde de povos originários, entre outros. Em paralelo à programação da Reunião Científica, que ocorreu no Museu, foi realizada na Escola Naval a diplomação dos novos membros da Academia e a entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, uma das importantes premiações da ciência brasileira.

Coordenada pela professora e pesquisadora Debora Foguel, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM/UFRJ), e pela diretora da Academia Maria Vargas, a Reunião Científica foi palco de debates com a participação de cientistas de renome brasileiros e estrangeiros, como Clarissa Damaso (UFRJ), Ana Cláudia Cardoso (UFPA), Carlos Joly (Unicamp), Claudia Costin (FGV), Colin Waters (University of Leicester, Reino Unido), Ernesto Fernandez Polcuch (Unesco Montevidéu), Ima Vieira (Museu Paraense Emílio Goeldi), Jorge Larrosa (Universitat de Barcelona), Kristi S. Anseth (University of Colorado at Boulder), Michela Massimi (University of Edinburgh), Samara Pataxó, Sylvia Maria Couto dos Anjos (Petrobras/Cenpes).

Entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto e homenagens

Durante a Sessão Solene realizada em noite de gala na quarta-feira, 10 de maio, na Escola Naval, localizada na Ilha de Villegagnon, em meio à Baía da Guanabara, o epidemiologista Cesar Gomes Victora, professor emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e membro titular da Academia desde 2006, recebeu o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia 2023, principal premiação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste ano, a premiação contemplou a área de Ciências da Vida. Na ocasião, foram entregues ainda os títulos de Pesquisadores Eméritos do CNPq e Menções Honrosas de Agradecimento, além da cerimônia de posse dos novos membros da ABC.

Reconhecido por desenvolver estudos que nortearam as políticas públicas sobre amamentação e nutrição materno-infantil precoce, Victora é apontado como um dos mais proeminentes pensadores nos campos de desigualdades sociais e avaliação de programas de saúde. Gaúcho, ele possui mais de 700 publicações científicas, tendo entre seus principais trabalhos a descoberta da importância do aleitamento materno exclusivo para a saúde da criança e a construção de curvas de crescimento infantil, que foram adotadas em mais de 140 países nas últimas décadas. Ele integra o Conselho Científico da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2022 e é um dos líderes do Centro Internacional de Equidade em Saúde (International Center for Equity in Health). 

Participaram da mesa da Sessão Solene a ministra da Saúde, Nísia Trindade; a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), Luciana Santos; o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva; representando o Governo do Estado do Rio de Janeiro; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão; a presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader; o presidente da Fundação Conrado Wessel, Carlos Vogt; a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, representando a Prefeitura do Rio; o físico Paulo Artaxo, da USP; e o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. 

Sob o olhar da ministra Luciana Santos, Cesar Victora (à dir.) recebe o Prêmio Almirante Álvaro Alberto das mãos do presidente do CNPq, Ricardo Galvão (Foto: Divulgação/MD) 

A ministra da C,T&I reconheceu a trajetória acadêmica de Victora e a importância do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, criado em 1981. “A escolha do epidemiologista Cesar Gomes Victora é mais do que o reconhecimento de uma brilhante trajetória e de sua inestimável contribuição às políticas públicas de saúde. Essa premiação é a vitória do conhecimento, do saber e da ciência contra o obscurantismo e o negacionismo que produziram efeitos devastadores em nosso País. Nesse sentido, rendo as minhas homenagens ao doutor Victora, aos pesquisadores e a todos os membros da Academia de Ciências pela intransigente defesa da ciência”, disse Luciana Santos. Na ocasião, ela assinou ainda portaria que estabelece as diretrizes para a elaboração a Nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

A Sessão Solene foi também o momento da diplomação de 16 novos membros titulares da Academia, que tomaram posse em janeiro deste ano. Quatro dos oito novos membros correspondentes (de instituições estrangeiras) também receberam seu diploma. Em discurso, Helena Nader deu as boas-vindas aos novos membros titulares e reforçou a importância do trabalho da academia. “Estamos orgulhosos de tê-los como parte da ABC, de podermos contar com vocês [pesquisadores diplomados] para continuar a mostrar o valor da ciência nas respostas aos desafios da sociedade contemporânea”, disse. Ela aproveitou para destacar a importância do olhar atento à juventude. “É preciso que os jovens voltem a ver na ciência e na docência uma carreira estimulante, apaixonante, que arrebatou tantos de nós aqui, já não tão jovens. Precisamos, enquanto nação, fazer mais por vocês.”

Foram diplomados os seguintes membros da ABC: Carolina Bhering de Araujo (Impa) e Celina Miraglia Herrera de Figueiredo (UFRJ), na área de Ciências Matemáticas; Rodrigo Barbosa Capaz (CNPEM & UFRJ), Ciências Físicas;  Ana Flávia Nogueira (Unicamp) e Severino Alves Junior (UFPE), em Ciências Químicas; Rômulo Simões Angélica (UFPA), em Ciências da Terra; Gustavo Henrique Goldman (USP) e Ima Célia Guimarães Vieira (MPEG), em Ciências Biológicas; Denise Pires de Carvalho (UFRJ) e Rafael Roesler (UFRGS), em Ciências Biomédicas; Bernardo Galvão Castro Filho (Escola Bahiana de Medicina), em Ciência da Saúde; Anete Pereira de Souza (Unicamp), em Ciências Agrárias; Francisco de Assis Tenório de Carvalho (UFPE) e Segen Farid Estefen(UFRJ), em Ciências da Engenharia; Alcida Rita Ramos (UnB) e Sérgio França Adorno de Abreu (USP), em Ciências Sociais.  

Os membros correspondentes que foram diplomados nesta quarta-feira foram Hans Lischka (Texas Tech University, EUA); Hernan Makse (City College of New York, EUA); Igor Correia de Almeida (University of Texas, EUA); Marcia Caldas de Castro (Harvard University, EUA).

Na sessão, o CNPq entregou a Menção Especial de Agradecimentos, concedida anualmente a instituições e personalidades como reconhecimento por sua contribuição para o desenvolvimento, o  aprimoramento e a divulgação do Conselho. Foram contemplados a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); a Coordenação Geral de Tecnologias Habilitadoras do MCTI; o deputado federal Milton Coelho da Silva Neto; e o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Paulo César Alvim. 

O CNPq entregou ainda seis títulos de Pesquisador Emérito, homenagem destinada a pesquisadores pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e seu renome junto à comunidade científica. Um dos agraciados foi o professor Jorge Guimarães, ex-presidente da Capes e da Embrapii, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente assessor da presidência da FAPERJ. Os demais foram Eliane Elisa de Souza Azevedo, ex-reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Fernanda Antonia da Fonseca Sobral, professora emérita da Universidade de Brasília (UnB); e Nanuza Luiza de Menezese, professora sênior junto ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (Ibusp) e Presidente da Sociedade Botânica do Brasil. Já na lista dos agraciados in memoriam, foram homenageados o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Marco Antônio Raupp e a geógrafa Bertha Koiffmann Becker.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Academia Brasileira de Ciências

Topo da página