Por Ascom Faperj
A FAPERJ anunciou na sexta-feira, 26 de maio, o resultado final do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. O edital tem o objetivo de criar condições favoráveis para que jovens com Doutorado possam prosseguir com suas atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência no estado do Rio de Janeiro e de contribuir para a retenção dessa mão de obra extremamente qualificada em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica ou em temas estratégicos para o estado do Rio de Janeiro e região.
Após avaliação de conformidade e mérito dos pesquisadores indicados, foram aprovadas 174 bolsas. O edital é fruto de acordo de cooperação firmado entre FAPERJ e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Serão concedidas bolsas de pós-doutorado júnior (PDJ) para recém-doutores, sob responsabilidade do CNPq, de um total de 433 solicitações. As bolsas terão duração de dois anos. Os proponentes receberão também auxílio à pesquisa na modalidade de custeio, no valor máximo de R$ 50 mil mensais, sob responsabilidade da FAPERJ, para o desenvolvimento de seus projetos.
Os pesquisadores contemplados deverão aguardar o e-mail da FAPERJ com as instruções para a implementação da bolsa.
Confira a lista abaixo:
Resultado final do Edital Nº 24 - Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil (26/05/2023): veja a LISTA final dos contemplados