Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 01/06/2023 | Atualizado em: 04/07/2023

FAPERJ lança edital de Apoio à Editoração

A FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, dia 1º de junho, o lançamento do Programa de Apoio à Editoração – 2023. Nessa edição o Programa teve um incremento em seu orçamento e contará com investimento de 3 milhões de reais. Outra novidade é a possibilidade de pós-doutorandos submeterem suas teses para a publicação e a inclusão do Sistema Braile como possibilidade de impressão. O prazo para submissão de propostas foi prorrogado e agora vai até 20 de julho.

O Programa de Apoio à Editoração se destina a apoiar a difusão e divulgação de pesquisas e/ou estudos desenvolvidos no estado do Rio de Janeiro, fomentando a sua edição em formato de livro, e-book, coletânea, publicação periódica temática, obra de referência, CD (de áudio, de dados e híbridos) e DVD (de vídeos documentários, científicos ou educativos, de dados e híbridos) nos suportes impresso (incluindo o Sistema Braile), eletrônico ou digital.

Nesta edição serão elegíveis como proponentes pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, que possuam vínculo empregatício ou funcional em Instituições de Ensino Superior (IES) e/ou de pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro ou que estejam realizando estágio pós-doutoral em IES igualmente sediadas no estado. No caso de pós-doutorandos, a publicação deverá ser o produto de seu doutoramento, sua tese.

Em ambos os casos de proponentes, a obra que se propõe a ser financiada deve estar finalizada do ponto de vista de seu conteúdo em todas as suas partes componentes, tais como artigos, capítulos, índices, imagens, captações sonoras e visuais etc. Proponentes que já tenham se candidatado anteriormente ao Programa e que não tenham recebido os recursos podem se recandidatar, desde que incluam justificativa e mantenham atualidade científica e/ou acadêmica do material.

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, o programa de Editoração atrai o interesse de autores e pesquisadores, que enfrentam dificuldades no mercado editorial para a publicação de trabalhos voltados à difusão do conhecimento técnico-científico. "Os recursos alocados nesse edital complementam outras ações de fomento da Fundação e focam na divulgação dos resultados das pesquisas em livros, periódicos e outros meios. Também contribui para o fortalecimento das editoras ligadas às universidades e sociedades científicas com sede no estado do Rio de Janeiro", destacou.

Os recursos alocados para financiamento desse edital são da ordem de R$ 3 milhões, podendo ser incluídos recursos adicionais a critério da diretoria da Fundação, dependendo da demanda qualificada e da disponibilidade orçamentária. O prazo para a execução das propostas contratadas será de até 12 (doze) meses, contados a partir da data do depósito dos recursos. Os projetos deverão apresentar um Cronograma detalhado de execução para 12 (doze) meses.

Confira a íntegra do edital abaixo:

Programa de Apoio à Editoração – 2023

Topo da página