Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 07/06/2023 | Atualizado em: 18/08/2023

Anunciada edição 2023 do programa 'Pós-Doutorado Sênior' (PDS)

Por Ascom Faperj

A direção da FAPERJ anunciou nesta quarta-feira, dia 7 de junho, o lançamento da edição 2023 do programa de Pós-Doutorado Sênior (PDS). O prazo para a submissão de propostas, no entanto, terá início em 6 de julho, via SisFAPERJ. Inscrições foram prorrogadas e agora vão até 24 de agosto.

O programa de bolsas de Pós-Doutorado Sênior busca incentivar os Programas de Pós-graduação Stricto sensu Sediados no Estado do Rio de Janeiro de conceitos 4, 5, 6 ou 7 pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), mediante a concessão de bolsas especiais a doutores seniores com destacado desempenho acadêmico (avaliado por meio de publicações, prêmios obtidos, tempo médio de titulação e conceito do programa de pós-graduação de origem). Portanto, as atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação devem buscar a absorção temporária desses doutores seniores que possuam experiência comprovada para atuarem em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas diferentes áreas do conhecimento para reforçar os programas da pós-graduação do Estado.

Nesta edição, a FAPERJ concederá até 44 bolsas no valor mensal de R$ 6,5 mil. O proponente deverá ser o orientador/supervisor do candidato à bolsa e ser pesquisador qualificado (grau de doutor ou equivalente), com vínculo empregatício ou funcional com instituições públicas ou privadas, que efetivamente desenvolvam pesquisa e estejam sediadas no estado do Rio de Janeiro, em programa de Pós-graduação Stricto sensu que tenha sido classificado com conceito 4, 5, 6 ou 7 na Avaliação Quadrienal 2017-2020 realizada pela Capes de Instituição de Ensino Superior ou de centros e institutos de pesquisa reconhecidos pela Capes sediados no Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadores eméritos ou aposentados poderão concorrer ao edital, desde que seja comprovado por documento oficial da instituição o vínculo, atestando efetiva participação na pesquisa a ser desenvolvida.

Já os candidatos à bolsa devem ter obtido o grau de doutor antes de 30 de junho de 2018, sendo comprovado através de diploma de doutorado ou cópia de ata de defesa. Para efeito de comprovação e de garantia de elegibilidade, valerá a data de defesa da tese. Para os candidatos à bolsa com Pós-doutorado em curso, é obrigatório não ter vínculo empregatício de qualquer natureza ou outra fonte de renda, excetuando-se contrato para atividade docente temporária em instituição pública ou privada, na Educação Básica ou no Ensino Superior, podendo ser com vínculo empregatício ou bolsas temporárias, tais como as bolsas Cederj e bolsas Seeduc, ou ainda em empresas, desde que este trabalho seja relacionado ao trabalho de conclusão de curso, sempre respeitando o limite de 20h de trabalho.

As inscrições estarão abertas no SisFAPERJ a partir de 06 de julho de 2023.

Confira abaixo a íntegra do edital:

Edital FAPERJ Nº 09/2023 – Pós-Doutorado Sênior (PDS)

Topo da página