Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 13/07/2023 | Atualizado em: 13/07/2023

Notas - Semana de 13 a 19 de julho de 2023

A partir da esq., os pesquisadores Eliane Silva e Fernando Bozza relataram a integrantes da diretoria da Fundação os resultados de projetos desenvolvidos na Maré durante a pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Projetos desenvolvidos na Maré durante a pandemia são tema de reunião na FAPERJ
O pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Fernando Bozza, que é chefe do Laboratório de Pesquisa em Medicina Intensiva do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, e a coordenadora do projeto Redes Maré, Eliane Souza Silva, apresentaram nesta quinta-feira, 13 de julho, em reunião na sede da FAPERJ, à Presidência e diretorias Científicas e Tecnológica da Fundação, resultados de projetos desenvolvidos no conjunto de favelas da Maré, durante o período da pandemia causada pela Covid-19. Intitulados Conexão Saúde – de olho na Covid, Coortes da Maré e Vacinas Maré, os projetos contribuiram para a redução da mortalidade de Covid-19, de 48% em comparação a ocorrida em outras comunidades do Estado do Rio, de Janeiro. Os projetos também ofereceram medidas de prevenção e vacinação da população, e em 4 dias, mais de 36 mil pessoas da comunidade foram vacinadas, atingindo uma proporção de mais de 93% da população vacinada – um indicador melhor do que o de muitos países desenvolvidos e bem maior do que a média nacional. Só para se ter uma ideia da população beneficiada pelo projeto, o conjunto de favelas da maré engloba 16 comunidades e 140 mil habitantes, população maior que 90% dos municipios brasileiros. Foram discutidas possibilidades para continuar e ampliar o trabalho, que não só teve efeito sobre a redução da mortalidade pelo coronavírus, mas que pode preparar a comunidade para enfrentar outras pandemias e reduzir a mortalidade como um todo, além de poder servir de modelo para outras comunidades. A ideia é efetivar a implementação do Laboratório Colaborativo para a Construção de Territórios Urbanos Saudáveis (CoLab Maré), que a FAPERJ poderá auxiliar através de futuros editais voltados para as comunidades fluminenses.

Governo Federal condecora pesquisadores com a Ordem Nacional do Mérito Científico
O Governo Federal condecorou nesta quarta-feira, 12 de julho, em cerimônia no Palácio do Planalto, professores, pesquisadores e entidades com a Ordem Nacional do Mérito Científico. Criada em 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico presta uma homenagem a "personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência, à Tecnologia e à Inovação". Entre os pesquisadores contemplados na cerimônia, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, estão a médica sanitarista Adele Benzaken, ex-diretora do Departamento HIV/Aids no Ministério da Saúde; o infectologista Marcus Vinicius de Lacerda, responsável por um dos primeiros estudos que apontaram a ineficácia da cloroquina no tratamento da Covid-19; o ex-presidente do Inpe Ricardo Galvão, professor da Universidade de São Paulo (USP); o presidente da Fundação Biblioteca Nacional Marco Americo Lucchesi; e Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os pesquisadores fluminenses apoiados pela FAPERJ Stevens Rehen e Marcelo Marcos Molares, ambos da UFRJ e contemplados pelo programa Cientista do Nosso Estado (CNE), da Fundação, foram laureados, ao lado dos matemáticos Carlos Gustavo Tamm de Araujo Moreira e Claudio Landim (ambos do Impa) e da química Angela De Luca Rebello Wagener (CTC/PUC-RJ), também contemplados pela Fundação por meio do programa CNE. Do estado do Rio de Janeiro, o professor Renato Sérgio Balão Cordeiro, da Fundação Oswaldo Cruz, também foi laureado. Além destes, outras personalidades foram agraciadas com a Grã-Cruz, como o Almirante Marcos Olsen, Isaac Roitman, Luiz Pinguelli Rosa (professor emérito da UFRJ, in memoriam), Protásio Lemos da Luz e Ricardo Magnus Osório Galvão. Assista a sessão completa: https://www.youtube.com/watch?v=ys90KGUaUXk 

LNCC oferece bolsa de pesquisa em Desenvolvimento de IA na Área de Petróleo e Gás
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) está recebendo currículos de profissionais com Doutorado nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia e Matemática. Será para atuar com uma bolsa de pesquisa em projeto que visa o desenvolvimento de modelo de Inteligência Artificial para o problema na área de óleo e gás, envolvendo a inversão 3D para o método CSEM (Controlled Source Electromagnetic), empregado na caracterização e monitoramento de reservatório de petróleo. O projeto contém tópicos relacionados a Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Aprendizado Profundo e Programação Paralela. O valor da bolsa é de R$ 7.370, por um período de 24 meses. Com carga horária semanal de 40 horas, em regime presencial e híbrido, o projeto tem previsão de início em setembro próximo. O trabalho será desenvolvido no contexto do laboratório DEXL (http://dexl.lncc.br) sob orientação do professor Fabio Porto e coordenação geral do professor Roberto Souto. Para mais informações, e se tiver interesse nesta oportunidade, acessar e preencher o formulário online: https://tinyurl.com/yc8c9h99 

FCRB seleciona bolsistas para o Programa de Iniciação Científica
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCBR) lançou edital que selecionará bolsistas de pesquisa para o seu Programa de Iniciação Científica, cuja finalidade é formar, treinar e capacitar recursos humanos em programas, projetos e atividades de pesquisa, desenvolvimento institucional, tecnológico e de referência em preservação e tratamento técnico de acervos museológico, arquivístico, bibliográfico e arquitetônico da FCRB, assim como nas áreas de pesquisa em História, Direito, Filologia, Estudos Ruianos e Políticas Culturais. O objetivo é cumprir a missão institucional da Fundação, que é "promover a preservação e a pesquisa da memória e da produção literária e humanística e congregar iniciativas de reflexão e debate acerca da cultura brasileira, contribuindo para o conhecimento da sua diversidade e para o fortalecimento da cidadania". As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo portal, de 10 de julho a 8 de agosto de 2023, às 23h59.

Projeto de hortas pedagógicas das escolas de Campos é apresentado na Espanha
A experiência acumulada no projeto “Horta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem”, implantado em escolas da Rede Municipal de Campos (RJ), foi apresentada na 15ª Conferência Internacional sobre Educação e Novas Tecnologias de Aprendizagem (Edulearn 2023), realizada entre 3 e 5 de julho, em Palma, na Espanha. Desenvolvida pela Prefeitura de Campos, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, a iniciativa é realizada em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e conta com apoio da FAPERJ. As atividades realizadas nas hortas funcionam como uma ferramenta pedagógica para transmitir aos alunos conhecimentos de diferentes disciplinas, como Ciências, Geografia, História, Matemática e Português, além de conceitos sobre nutrição saudável, segurança alimentar, meio ambiente e sustentabilidade. Estudantes de 3 a 10 anos, de turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, já participaram das ações. O secretário de Agricultura de Campos, Almy Júnior, e o chefe de gabinete da Secretaria, Paulo César dos Santos, são autores do projeto, implantado na Escola Municipal Genésio Viana, no distrito de Santa Maria, e posteriormente levado para outras quatro unidades da rede.

Fórum RNP vai discutir impactos de novas tecnologias na Educação e na Ciência
Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Fórum da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que acontecerá de 29 a 31 de agosto no Hotel Royal Tulip, em Brasília. O evento vai reunir especialistas para debater assuntos como o impacto da Inteligência Artificial e das redes sociais na Educação, na pesquisa e no futuro do planeta. Após três anos sendo realizado exclusivamente em formato online, o evento voltará a ser presencial, mas sem abrir mão da transmissão pela internet. Nesta modalidade, a inscrição é gratuita. Promovido anualmente com o objetivo de estimular o debate sobre os rumos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o 12º Fórum RNP contará com palestras, painéis, workshops e flashtalks, além de uma área de exposição de soluções. O tema principal do evento são as aplicações emergentes na educação, ciência e cultura – tecnologias de grande potencial que já estão sendo utilizadas em diversos negócios e iniciativas, como no ensino à distância, mas que têm o potencial de evoluir ainda mais. Clique aqui para se inscrever.

Uerj cria programa voltado para acolhimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai inaugurar os atendimentos do programa TEAcolhe-Uerj (Programa Multidisciplinar de Acolhimento aos pacientes com Transtorno de Espectro Autista) nesta sexta-feira, 14 de julho, às 10h, no jardim interno da Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC/Uerj). O programa, criado pela Pró-reitoria de Saúde (PR5) da Uerj em parceria com a PPC, nasceu a partir da demanda do público-alvo no Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades de acolhimento são voltadas aos usuários já existentes na Policlínica e visam a promoção do relaxamento e a redução da ansiedade no tempo de espera antes do atendimento na unidade. O TEAcolhe também tem o objetivo de promover a educação e o autocuidado dos pacientes e de seus responsáveis a partir de demandas que possam surgir no atendimento - seja no ambulatório, na realização de exame ou de procedimentos. E, junto aos atendimentos de acolhimento, será possível a realização de uma anamnese que possa sugerir um diagnóstico de espectro autista para, então, encaminhar à rede de atenção primária, se for o caso. Em estágio inicial, o programa acontecerá nos dias de atendimento de usuários com espectro autista nos ambulatórios da PPC, como o serviço de Raio-X Odontológico, especializado no acompanhamento de pacientes especiais, o ambulatório de Pediatria e o serviço de Saúde Mental da Policlínica. Entre as atividades de acolhimento estão as Intervenções Assistidas por Animais - IAA, em parceria com os projetos Zooterapia Uerj, a EnfReabilitar e a ONG SOS Patinhas. O evento de lançamento é aberto ao público, mas os atendimentos/encaminhamentos para o local, no caso o Jardim interno da PPC, pelos respectivos serviços lá em funcionamento, respeitarão aqueles já cadastrados no Sistema Nacional de Regulação (SISREG) ou Sistema Estadual de Regulação (SER).

Instituto Serrapilheira leva futuros cientistas para imersão na Amazônia e Mata Atlântica
Dezesseis estudantes de graduação e mestrado estão imersos num curso de campo na Mata Atlântica e na Amazônia promovido pelo Instituto Serrapilheira. Eles participam do Programa de Formação em Ecologia, destinado a capacitar cientistas de qualquer área do conhecimento para atuar nos diferentes subcampos da pesquisa ecológica. De 3 a 13 de julho, os jovens pesquisadores farão o módulo prático do curso em uma área de Mata Atlântica no Parque Estadual do Itinguçu, em Peruíbe (SP). Depois, seguem para a Floresta Amazônica, na Área de Relevante Interesse Ecológico do Km 41, onde ficam até 23 de julho. A ideia de levar os futuros cientistas para visitar dois biomas diversos em uma mesma viagem é ensinar aos alunos que essa atividade de campo é feita de forma diferente dependendo da região em que estão. Antes de embarcar para o trabalho de campo, no início de julho, os alunos fizeram uma formação teórica nos meses de janeiro e fevereiro  no Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), em São Paulo. Com aulas ministradas por cientistas de renome internacional, como Karen Abbott (Universidade Case Western Reserve, EUA), Priyanga Amarasekare (Universidade da Califórnia, Los Angeles, EUA) e Roberto Kraenkel (Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista – Unesp), os jovens cientistas se aprofundaram nas principais questões da Ecologia e receberam treinamento de modelagem matemática e métodos computacionais. A Formação em Ecologia é o eixo de atuação mais recente do Serrapilheira, instituição privada sem fins lucrativos. Desde 2017, o instituto apoia pesquisas de jovens cientistas e iniciativas de comunicação da ciência. Ao todo, cerca de R$ 80 milhões foram investidos em mais de 300 projetos.

Fundação Biblioteca Nacional apresenta mostra de periódicos históricos
A Fundação Biblioteca Nacional inaugurou nesta quinta, 13 de julho, a exposição “Uma janela para o armazém de periódicos – centenário da coordenação de publicações seriadas”, na sede da Biblioteca, situada à Av. Rio Branco, 219 (terceiro andar e no Salão de Obras Raras). A visitação ao público estará aberta a partir desta sexta, 14 de julho, de segunda a sexta, das 10h às 17h. A mostra busca apresentar ao público as transformações técnicas e formais dos periódicos evidenciadas pelo acervo da FBN. As peças escolhidas irão retratar a evolução dos equipamentos gráficos na produção destas publicações, assim como as mudanças formais do periodismo, como a incorporação de gravuras e fotografias, a introdução de manchetes, a publicidade e outras lógicas de financiamento, o texto literário, as notícias 'instantâneas' via telégrafo, as distintas periodicidades, as alterações no tamanho dos periódicos. O evento tem suporte da FAPERJ, por meio do Programa Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no RJ. O proponente contemplado foi o pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional, Iuri Azevedo Lapa e Silva, que contou com a colaboração no projeto da pesquisadora Raquel França dos Santos Ferreira, também da Biblioteca Nacional.

Inest/UFF abre inscrições para mestrado e doutorado e convida para defesa de tese
O Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança (PPGEST), do Instituto de Estudos Estratégicos, da Universidade Federal Fluminense (Inest/UFF), está com edital de seleção de Mestrado e Doutorado aberto para o ano de 2024, com prazo final para inscrições até o dia 12 de setembro. O PPGEST possui três linhas de pesquisa: Segurança Internacional e Políticas de Defesa; Políticas Públicas e Indústria de Defesa; e Política Externa e de Defesa. No Inest, o professor Gabriel Passetti, contemplado pelo programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), da FAPERJ, vem desenvolvendo pesquisas sobre política internacional sul-americana na segunda metade do século XIX, as relações entre a Argentina e o Chile no período e a análise dos relatos de diplomatas brasileiros nas repúblicas vizinhas após a Guerra do Paraguai. O Inest também apresenta a defesa de tese de Doutorado da historiadora Raquel dos Santos Missagia, no dia 28 de julho, às 14h, no prédio localizado na R. São João Batista, 1-187, Centro, Niterói. Raquel se debruçou sobre o tema “Análise em dois níveis da cooperação espacial entre Brasil e Ucrânia (1995-2015): ou sonhos de uma noite de verão na política internacional”, orientada pelo professor e diretor do Inest, Vágner Camilo Alves. Mais informações: https://ppgest.uff.br/processo-seletivo/ 

Bolsa de Pós-Doutorado: Departamento de Química do CTC/PUC-Rio abre seleção para edital Capes/PrInt 2023
O Departamento de Química do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio), em parceria com a Capes/PrInt, anuncia a abertura das inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Pós-Doutorado em Química (PPG-Qui) no Departamento de Química (DQ), com ênfase em candidatos que possuam experiência no exterior, para o ano de 2023. Inscrições até o dia 31 de julho. A bolsa de pós-doutorado tem duração de 6 meses, sem possibilidade de renovação. Os estudos desenvolvidos durante o período devem estar relacionados à área temática do edital Capes-PrInt, que é "Energia e Meio Ambiente: No caminho da sustentabilidade - otimização da produção e da conversão de recursos energéticos fósseis e renováveis". O candidato selecionado terá a oportunidade de realizar pesquisas de ponta em colaboração com cientistas renomados e contribuir para o avanço do conhecimento na área da Química, com foco especial em energia e sustentabilidade ambiental. Os interessados devem realizar deverão enviar o Currículo Lattes para a secretaria do Departamento de Química da PUC-Rio: posqui@puc-rio.br com cópia para Prof. Tatiana Saint'Pierre: tatispierre@puc-rio.br . As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 31/07/2023. Mais informações no edital: http://www.qui.puc-rio.br/wp-content/uploads/2023/06/Edital-de-Selecao-Bolsa-CPrint-PPG-Qui-3o-janela-pos-doc.pdf 

Desafio Solar Brasil Enel: inovação impulsiona um futuro sustentável
O Desafio Solar Brasil Enel – competição de barcos movidos à energia solar – está de volta em sua 16ª edição, trazendo uma mensagem clara: o futuro sustentável é conduzido por energias limpas. Promovido pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NIDES/UFRJ), com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o evento acontece entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, na praia de Icaraí, em Niterói. "A nossa expectativa é consolidar a classe de barcos elétricos movido a energia solar, estimular representantes estrangeiros a participarem do projeto e realizar eventos itinerantes em cidades em todo Brasil. Além da competição de embarcações, espera-se contar com um seminário para reunir instituições de ensino, administração pública e empresas para dialogarem temas como: energias renováveis, educação de ciências e outras tecnologias, meio ambiente, transição energética, veículos elétricos e tecnologia social", enumera o Coordenador de Planejamento do Desafio Solar, prof. Ricardo Bogéa. A abertura oficial do Desafio será realizada das 10h às 12h, na Praia de Icaraí, em frente ao Clube Central, em Niterói.

Repositório institucional da Fiocruz disponibiliza mais de 1.500 documentos sobre saúde indígena
O repositório institucional Arca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), oferece online, de forma gratuita, materiais de consulta sobre diversos temas, incluindo a Saúde indígena. São vídeos-aula, capítulos de livros, artigos, livros, teses, dissertações, dentre outros materiais sobre o tema, somando mais de 1.500 documentos disponíveis. O material provém das 29 unidades técnico-científicas da Fiocruz, com suas 26 coleções e cerca de 50 mil objetos digitais acessíveis todo o repositório. Para a coordenadora técnica do repositório, Claudete Queiroz, com este acervo o Arca "vem se firmando em um local importante para a preservação e disseminação do conhecimento indígena". Acesse aqui o Repositório Institucional Arca - https://www.arca.fiocruz.br/ 

Topo da página