Por Ascom Faperj
![]() |
Localização do estande da FAPERJ na Rio Innovation Week: clique na imagem para ampliar |
Mais de 30 mil pessoas são esperadas para a terceira edição do Rio Innovation Week (RIW) este ano, no Píer Mauá, Zona Portuária, entre os dias 3 e 6 outubro. A FAPERJ, que participa da feira desde a primeira edição, terá desta vez uma programação reforçada, que inclui palestras, rodas de bate-papo e pitches com pesquisadores e empreendedores que recebem apoio da Fundação para a realização de suas pesquisas em laboratórios de ICTs e empresas.
Na Sala Multiuso Arca Hub, nos dias 3 e 4, acontecerá o demoday referente à última edição do edital Doutor Empreendedor, de fomento à transformação de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação conduzidos por doutores residentes no Estado do Rio de Janeiro em empreendimentos indicadores baseados em conhecimento científico e/ou tecnológico. O demoday contará com a apresentação de pitches de 22 contemplados. Comemorando o sucesso do programa, que cada vez mais atrai talentos para a área de inovação, haverá o lançamento da logomarca do programa, dando-lhe uma identidade própria, além da abertura oficial das inscrições para uma nova edição.
Em seu estande especialmente concebido para a feira, 38 palestrantes selecionados em diversos programas de inovação tecnológica e empreendedorismo estarão apresentando seus projetos, com destaque para egressos dos programas Startup Rio, Apoio a Projetos Científicos e Tecnológicos em Ciências Agrárias no Estado do Rio de Janeiro – AGRO, Apoio à Promoção de Indicações Geográficas no Estado do Rio de Janeiro, entre outros.
Para o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, uma das missões mais importantes da Fundação é garantir o apoio a todo evento que promova a inovação tecnológica, que fomente a colaboração entre os setores produtivos, criando oportunidades de negócios. "A inovação também é um importante veículo de fortalecimento da economia e do desenvolvimento de soluções aprimoradas para o enfrentamento dos desafios globais. Trata-se de apostar no papel crucial da tecnologia no avanço da sociedade e na melhoria da qualidade de vida da população", completou.
Segundo a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, o Rio Innovation Week é uma oportunidade ímpar para a ciência fluminense ganhar visibilidade frente a profissionais de todo o Brasil e do exterior, de instituições diversas, além de investidores. "A FAPERJ, como uma das promotoras do evento, possibilitará que pesquisadores fluminenses apresentem resultados de suas pesquisas e iniciativas, que transformam o ambiente de inovação no Estado", afirmou Bouskela.
O diretor de Tecnologia da FAPERJ, Aquilino Senra, lembra que a FAPERJ, como fundação de amparo à pesquisa do estado do Rio de Janeiro, juntamente com empresas, universidades, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, públicos e privados, além dos governos, compõem o chamado Sistema Regional de Inovação (SRI). E que o SRI é um ambiente estratégico que proporciona conexões e alimenta a competitividade regional por meio da inovação. "A FAPERJ tem como uma de suas missões institucionais promover a ampliação e intensificação das conexões entre todos os agentes através da produção e trocas de conhecimento, aperfeiçoamento dos processos de aprendizado tecnológico e formação de recursos humanos de alto desempenho. É assim que a Fundação também contribui com o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio de Janeiro", disse Senra.
Na quinta-feira, dia 5 de outubro, das 11h às 12h, no palco EDtech, a mesa-redonda "Estado, Tecnologia e Sociedade: Construindo um Futuro Inovador" irá reunir alguns dos principais gestores da área de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro a fim de discutir como a colaboração do Estado no estímulo ao desenvolvimento tecnológico pode moldar o futuro da sociedade. Participarão o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo Neto; o Procurador de Estado da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Rodrigo Corrêa; o presidente da FAPERJ, Jerson Lima; o presidente do Cecierj, João Carrilho, e a presidente da Faetec, Caroline Alves.
Palestrantes têm expertises diversas
A programação do demoday do edital Doutor Empreendedor, que será aberta nos dias 3 e 4 pelo presidente Jerson Lima e pelo diretor de Tecnologia Aquilino Senra, respectivamente, terá a apresentação de pitches bem diversificados, como os de Cassia Pereira Coelho Bucher, da UFRRJ, que abordará seu projeto de implantação de uma biofábrica para produção de mudas de lúpulo no estado do Rio de Janeiro; o de José Adolfo Oliveira das Chagas, autor do projeto CarbonAr – Sistema de captura e utilização de CO2 em ambiente indoor; e Paula Gebe Abreu Cabral, da Uenf, com o projeto MART - Videotermometria na identificação precoce do câncer de mama.
Entre os convidados a participar das rodas de bate-papo no estande da FAPERJ estão pesquisadores e empreendedores com expertises diversas. Um deles é o professor José Barbosa Júnior, que falará sobre hortas na Floresta – inovação na produção e processamento de alimentos. Já Léo José trará resultados do seu projeto aprovado no edital "Favela Inteligente". Ele contará as experiências de inovação na Rocinha. A dupla Branca Milidiu e Vinicius Carvalho também falarão sobre o Projeto Semente para revelar novos talentos no ecossistema de inovação em favelas.
Para quem quer abrir seu próprio negócio e não sabe como, Gonçalo Apolinário de Souza Filho dará dicas de empreendedorismo como alternativa para Mestres e Doutores.
Na área agrícola, Osvaldo Curry, da Bioconv, falará sobre produção de fertilizantes orgânicos, e Tamires Carvalho sobre aproveitamento de resíduos sólidos agroindustriais na produção de enzimas sustentáveis. E Daniel Coelho e Hilton Galvão contarão o protagonismo dos produtores rurais no processo de implantação de Indicações Geográficas dos cafés do Alto Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
A sustentabilidade também será tema de convidados da FAPERJ. Entre os quais, Felipe Teixeira, da empresa Grisea, fará relato de sua experiência na produção de bioplásticos biodegradáveis feitos com algas cultivadas no Estado do Rio de Janeiro. Daniel Lima, da BioCorp Soluções Ambientais, abordará o tema águas limpas, negócios prósperos.
Confira a programação completa no site do evento: 3ª Rio Innovation Week – 2023