Por Ascom Faperj
As inscrições ao Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Centelha no estado do Rio de Janeiro se encerraram no dia 11 de outubro com resultados preliminares bastante positivos com relação à participação de interessados. O estado conseguiu atingir 683 inscrições, oriundas de 52 municípios (57% do total do estado) e, ficou em 4º lugar no País, somente atrás de Espírito Santo, Pará e Santa Catarina. Essa é a primeira edição do programa Centelha no estado do Rio de Janeiro.
O assessor da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ Guilherme Santos ressalta que as inscrições superaram as expectativas e colocaram o estado entre as cinco unidades da federação com o maior número de propostas recebidas. "A diversidade de temáticas e setores também chama a atenção. Isso mostra a demanda reprimida e não atendida por programas de apoio ao empreendedorismo inovador em todo o estado, tarefa que o Centelha está cumprindo de forma efetiva até o momento", disse.
Dentre as temáticas que mais se destacaram com maior número de inscrições estão startups da área de Tecnologia Social, Inteligência Artificial e Machine Learning e Biotecnologia e Genética. O maior número de inscrições veio da Região Metropolitana (536), seguido do Norte Fluminense (53), Sul Fluminense (37), Centro Fluminense (23), Noroeste Fluminense (18) e Baixadas Litorâneas (16).
Em relação à formação dos proponentes, 54,6% possuem pós-graduação, 35,3% têm Ensino Superior, seguido de Ensino Médio ou Técnico com 9,5%. Já em relação ao número de integrantes nas equipes inscritas, 185 delas têm apenas uma pessoa, número que desce para 153 nas equipes com dois membros. Em seguida, há 135 equipes com três integrantes. 98 com quatro, e 112 com cinco.
O Programa Centelha RJ é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI. No estado do Rio de Janeiro, o programa é executado pela FAPERJ.
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do País.
O resultado da primeira fase do Centelha está previsto para ser divulgado na segunda quinzena de novembro. Acesse http://www.programacentelha.com.br/ para obter mais informações sobre o Programa.