Por Ascom Faperj
A FAPERJ divulgou nesta quinta-feira, 23 de novembro, o resultado preliminar do Edital FAPERJ Nº 11/2023 - Pós-Doutorado Nota 1, com a listagem dos 176 contemplados do edital, que irá beneficiar 18 instituições do estado do Rio de Janeiro. Entre elas, as que mais aprovaram foram a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 69 propostas, enquanto a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Fiocruz tiveram 27, 24 e 12 projetos aprovados, respectivamente. Na sequência aparecem a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com 11 projetos, e a PUC-Rio, com 10.
Para o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o investimento reforça o comprometimento da FAPERJ com a pesquisa de alto nível e a capacitação de doutores nas universidades e centros de pesquisa no estado. "O Programa de Pós-Doc Nota 10, sendo um dos mais prestigiados, tem a expectativa de ampliar o número de bolsas para enriquecer o processo de pesquisa de impacto nas universidades fluminenses por um período de até quatro anos”, disse.
O objetivo deste edital foi incentivar os programas de pós-graduação stricto sensu sediados no estado do Rio de Janeiro, de conceitos 4, 5, 6 ou 7 pela Capes, mediante a concessão de bolsas especiais a recém-doutores com destacado desempenho acadêmico, avaliados por meio de publicações – pelo menos duas publicações com qualis em que o candidato à bolsa é o primeiro autor do trabalho –, prêmios obtidos, tempo médio de titulação e conceito do programa de pós-graduação de origem. Além disso, o programa fomenta atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas que visem à absorção temporária de jovens doutores, com comprovada experiência em P,D&I, para atuarem em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas diferentes áreas do conhecimento; ao reforço à pós-graduação e aos grupos de pesquisa sediados no estado do Rio de Janeiro; e à renovação de quadros funcionais nas instituições de pesquisa fluminenses, vinculadas ou não a empresas públicas ou privadas, para ensino, orientação e pesquisa em nível de pós-graduação stricto sensu.
Segundo a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, o Programa, além de permitir a continuidade das pesquisas mais importantes para o estado, é também uma forma de garantir que os nossos melhores pesquisadores não tenham que procurar outros centros, estados ou países para dar continuidade aos seus projetos. “Com o Programa PDR10 preservamos e mantemos o que foi conquistado dentro das universidades fluminenses dentro do estado do Rio de Janeiro”, disse.
Confira a lista preliminar dos Pesquisadores contemplados:
Resultado preliminar: Edital FAPERJ Nº 11/2023 – Pós-Doutorado Nota 10
NOTA: Os recursos deverão ser enviados, via SisFaperj, no período de 27/11/2023 a 01/12/2023