Diretora Científica da FAPERJ é primeira mulher eleita presidente da Academia Nacional de Medicina
A Diretora Científica da FAPERJ, a médica Eliete Bouskela, é a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Nacional de Medicina (ANM). Ao longo de 194 anos da entidade, período em que teve mais de 700 membros, apenas 10 eram mulheres. Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde coordenada o Centro Multidisciplinar de Pesquisa da Obesidade, Eliete tem experiência na área de Fisiologia Cardiovascular (microcirculação). Com mais de 250 artigos publicados, suas pesquisas na área clínica se concentram principalmente em temas como regulação da reatividade microvascular nos choques séptico e hemorrágico, e disfunção endotelial e microvascular em diabetes e obesidade. Ex-presidente do Conselho Superior da FAPERJ, Eliete também foi a primeira mulher a ocupar na FAPERJ a diretoria de Tecnologia, em 2015, e a diretoria Científica, que assumiu em 2021, tendo sido pioneira na América Latina a integrar a Academia Francesa de Medicina (AFM). Ela também é membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da European Academy of Sciences and Arts, da The World Academy of Sciences (TWAS). Graduada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eliete é mestre em biofísica e doutora em fisiologia pela mesma instituição. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Lund, na Suécia, onde obteve livre-docência.
FAPERJ se une às manifestações de pesar pelo falecimento de Ennio Candotti
A direção da FAPERJ se solidariza com as manifestações de pesar pela perda do físico ítalo-brasileiro Ennio Candotti (1942-2023), que morreu nesta quarta-feira, 6 de dezembro, aos 81 anos. Figura marcante na ciência brasileira, ele foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) por quatro mandatos, e em 1999 foi declarado Presidente de Honra. Ele participou do projeto de concepção do Museu da Amazônia (Musa), em Manaus, e foi seu primeiro diretor. Nascido na Itália, em 12 de fevereiro, Candotti chegou ao Brasil em 1952 e formou-se em Física em 1964 pela Universidade de São Paulo (USP). Como professor de Física, deu aulas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Federal do Espírito Santo (Ufes), na Federal do Amazonas (Ufam) e na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Teve papel de destaque na área de Divulgação Científica, sendo editor das Revistas Ciência Hoje, entre 1982 e 1996, e Ciência Hoy (Argentina), em 1988. Também recebeu em 1998 da Unesco o Prêmio Kalinga para popularização da Ciência. Participou ativamente das mobilizações que levaram à criação das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) em diversos estados brasileiros, incluindo a FAPERJ, hoje responsáveis pelo financiamento estadual de diversos estudos desenvolvidos no País. A SBPC decretou luto oficial nesta quinta, 7 de dezembro. Em nota, a entidade prestou homenagem e relembrou que "Candotti encabeçou lutas contra a ditadura militar, pelo impeachment de Collor, pela difusão da ciência pelo Brasil e por maior reconhecimento da ciência amazônica”. O corpo do cientista será velado em Manaus, no Musa, nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro, das 9h às 15h, em cerimônia aberta ao público.
Médica sanitarista Gulnar Azevedo é a segunda mulher a ocupar a reitoria da Uerj
A médica sanitarista Gulnar Azevedo e Silva, pesquisadora e professora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi eleita para ocupar a reitoria da universidade pelo período de 2024 a 2027. É a segunda vez, desde sua fundação, em 1950, que Uerj terá uma mulher à frente da Administração Geral. A vice-reitoria será ocupada pelo professor do Instituto de Letras Bruno Rêgo Deusdará Rodrigues. Gulnar foi presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) de 2018 a 2021. Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), fez residência de Medicina Preventiva na Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo (USP), mestrado em Saúde Coletiva na Uerj e doutorado em Medicina Preventiva na USP. Foi coordenadora de prevenção do Instituto Nacional de Câncer entre 2003 e 2007. Suas pesquisas abrangem a epidemiologia de doenças crônicas não-transmissíveis com ênfase na epidemiologia aplicada à avaliação de políticas de prevenção e controle do câncer. Integra o Steering Committee do programa global de vigilância da sobrevida em câncer (Concord), liderado pela London School of Hygiene Tropical Medicine (LSHTM). Foi vencedora do 3° Prêmio Carolina Bori Ciência Mulher na área de Biológicas e Saúde dado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Tráfico de animais silvestres é tema do novo vídeo do Canal da FAPERJ
O tráfico de animais silvestres é o tema do vídeo publicado nesta quinta-feira, 7 de dezembro, no Canal da FAPERJ no YouTube. O comércio ilegal de animais envolve um mercado de bilhões de reais e expõe a sociedade a riscos e danos sanitários, econômicos e ambientais. A cada ano, milhões de aves, peixes, insetos répteis e mamíferos são retirados dos nossos ecossistemas e comercializados ilegalmente no País e no exterior. Esta atividade ilegal, além de causar a morte de muitos espécimes, gera um dano irreparável à biodiversidade brasileira. O vídeo traz entrevistas com dois especialistas no assunto: os professores Sávio Freire Bruno, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Carlos Alexandre Rey Matias, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Os dois são autores do livro “Liberdade não rima com grade – O tráfico de animais silvestres no Rio de Janeiro e suas implicações”, apoiado pelo programa de Editoração da FAPERJ. Acesse o Canal pelo link: https://www.youtube.com/c/faperjoficial. Se inscreva e assista ao vídeo. Você também pode nos ajudar a atualizar o Canal, sugerindo pautas sobre o seu projeto ou as atividades do seu laboratório, instituição ou empresa. Envie sua colaboração para: boletim@faperj.br
Renato Janine Ribeiro é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências
O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o filósofo Renato Janine Ribeiro foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), entidade científica mais antiga do Pais, fundada em 1916. Professor titular de Ética e Filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Janine Ribeiro é o primeiro especialista da área filosófica a ocupar uma cadeira na instituição científica mais antiga do País. Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), Janine Ribeiro é mestre pela Université de Paris-I, Panthéon-Sorbonne e doutor pela própria USP. Publicou 21 livros, organizou quatro obras coletivas e escreveu 104 capítulos de livros. Em seus estudos, costuma refletir sobre o papel da filosofia e da ética dentro da estrutura política e importância destes pensamentos como ativos em defesa da democracia e da sociedade. Foi ministro da Educação no governo de Dilma Rousseff (2015) e desde 2021 preside a SBPC, destacando-se nas lutas contra o contingenciamento de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e no combate à desinformação, além de liderar a SBPC nos diálogos em prol da expansão do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e pela ampliação dos diálogos sobre democracia no Brasil. Os membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas em maio de 2024, durante a Reunião Magna da ABC, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro.
Nupem/UFRJ promove Semana Genômica em Macaé
O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) realizou, de 4 a 7 de dezembro, a Primeira Semana Genômica do Instituto (Nupem Genomic Week), em Macaé. O evento destacou as inovações em sequenciamento de DNA e discutiu os impactos dessas tecnologias nas áreas da medicina e biologia. A tecnologia de sequenciamento de DNA oferece perspectivas promissoras, permitindo a caracterização e o diagnóstico de doenças genéticas e raras. Na agricultura e meio ambiente, acelera a geração de plantas, otimizando a produção de alimentos, e isola bactérias com potencial para degradar resíduos de combustíveis, proporcionando soluções inovadoras para desafios ambientais e promovendo práticas sustentáveis. Na programação, palestras teóricas abrangendo biodiversidade, biologia vegetal, virologia, análise bioinformática, simbiontes de corais, genômica e qualidade da água, além de diferentes aplicações do sequenciamento DNA. Houve ainda seções práticas em genômica, uma oportunidade para pesquisadores aprenderem a preparar bibliotecas de DNA para sequenciamento nas plataformas Illumina e Nanopore disponíveis na Unidade. O evento contou com o apoio da FAPERJ e de empresas especializadas, como Interprise e Twistbioscience. Recentemente, o Nupem adquiriu o sequenciador genético P2 Solo da Oxford Nanopore, possibilitando o sequenciamento de genomas completos. Esse avanço coloca o instituto na vanguarda das pesquisas em áreas como doenças infecciosas, biodiversidade e meio ambiente. Essa tecnologia é empregada também para estudar a biodiversidade, identificando espécies ameaçadas de extinção e formulando estratégias de conservação.
Vídeo científico produzido por professor da UFF sobre doença de Chagas é premiado
O vídeo científico de animação "Metálogo entre Chagas", produzido pelo pesquisador e professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Luiz Antonio Botelho de Andrade, ficou em segundo lugar no Prêmio Arte e Ciência UFF 2023. Apoiado pelo edital Programa de Educação Digital Inclusiva – Apoio às Instituições Públicas de Educação Superior, lançado em 2020 pela FAPERJ, o Laboratório de Audiovisual Científico da Universidade Federal Fluminense (Labaciências-UFF) produziu dois filmes lúdicos abordando a descoberta da Doença de Chagas. A premiação visa contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e da tecnologia no âmbito da universidade. A produção conta a trajetória do médico sanitarista e parasitogista Carlos Chagas (1879-1934). Assista em https://vimeo.com/824050438.
Professor da UFF lança coleção sobre jovens em situação de risco e vulnerabilidade social
Acabam de ser lançados quatro livros que integram a coleção "Trajetórias de vida e escolar de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social". A coleção é resultado das pesquisas conduzidas pelo Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos e do Grupo de Trabalho e Estudos sobre políticas de restrição e privação de liberdade. Organizada pelo professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Instituto de Educação de Angra dos Reis, doutor em Ciências Sociais Elionaldo Fernandes Julião, Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, a obra foi realizadas em parceria com o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase/RJ) e Ministério Público do Rio de Janeiro. O objetivo dos estudos é contribuir para a ampliação das discussões sobre as políticas implementadas para os adolescentes e jovens acusados de cometimento de atos infracionais. Acesse os livros da coleção no site da Nevegando (https://www.editoranavegando.com/adolescentes-e-jovens-em-conflito).
British Council se une à Amazônia+10 e lança chamada de apoio a workshops científicos
O British Council, por meio do Fundo de Parcerias Internacionais em Ciências (ISPF) do governo do Reino Unido, se uniu à Iniciativa Amazônia+10 e lançou o programa Amazonia BR/UK Workshops Grants, voltado para pesquisadores do Reino Unido e do Brasil. O objetivo da chamada é financiar workshops científicos para apoiar a realização de novas pesquisas, projetos e colaborações entre pesquisadores brasileiros e britânicos em temas relacionados à Amazônia. A Iniciativa Amazônia+10 é liderada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisas (Confap) e pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti), e conta também com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa já destinou quase R$100 milhões em recursos para projetos científicos na região, articulando grupos de pesquisa que combinam pesquisadores da Amazônia Legal e de outros Estados brasileiros. As propostas devem incluir um Proponente Principal no Reino Unido e um Proponente Principal no Brasil - este, obrigatoriamente, vinculado a uma instituição de pesquisa localizada na Amazônia Legal. Cada projeto pode atingir até £53,2 mil, com um fundo total de £320 mil disponível para esta chamada – em torno de R$330 mil e R$2 milhões, respectivamente. O prazo de envio é 12h, horário do Reino Unido, em 7 de janeiro de 2024. A duração mínima de um workshop é de três dias e eles devem ser realizados em qualquer um dos nove estados da Amazônia Legal, entre 15 de março e 31 de julho de 2024. Saiba mais detalhes no site do British Council https://www.britishcouncil.org.br/atividades/educacao/ispf/amazonia.
UFRJ tem parceria com Itamaraty para atuar no Acordo Global dos Plásticos
O Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA/UFRJ) e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil formaram uma parceria para contribuir com o Acordo Global de Plásticos da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas por ano, e o descarte inadequado do material gera impactos ambientais. Na busca por uma solução para o problema, o Brasil pretende colaborar com o acordo por meio do conhecimento técnico do Instituto e da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). O IMA busca sugerir e ampliar aspectos técnicos do primeiro rascunho do acordo, o zero draft. Para a professora Maria Inês Bruno Tavares, diretora do Instituto e coordenadora das ações, a primeira versão do documento não oferece o destaque devido à educação ambiental, à reciclagem e à capacidade de substituir tipos de polímeros por materiais biodegradáveis. Para a professora, a possibilidade de a UFRJ colaborar com esse processo representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido com base no conhecimento e expertise. As ações fazem parte de um projeto de extensão que sugere substituir, sempre que possível, os polímeros sintéticos por biodegradáveis na cadeia produtiva, aumentar o uso de materiais recicláveis na composição de novos produtos e identificar nos rótulos todos os tipos de materiais existentes nas embalagens. A identificação é importante para que seja mais fácil saber o que pode ser reutilizado ou reciclado. Com a parceria do Itamaraty, o IMA trabalha na definição dos critérios técnicos para caracterizar os tipos de plástico, compreendendo quais são problemáticos, desnecessários ou de uso único. A ideia é que o Brasil possa, dentro da sua realidade, fazer parte e cumprir com as diretrizes do acordo. A meta para aprovação do texto final é 2024.
Projeto da Univassouras aprovado pela FAPERJ é certificado pelo CapacitAgro
O projeto “Reaproveitamento dos subprodutos da produção de biodiesel para produção de concretos e pisos táteis”, de autoria da professora Cristiane Siqueira Pereira, da Univassouras, foi aprovado para compor a 2ª edição do Programa CapacitAgro, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado de Agricultura, Pesca e Abastecimento e de Ciência, Tecnologia e Inovação, através da Pesagro-Rio e da FAPERJ. O lançamento do programa aconteceu nesta terça-feira, 5 de dezembro, no auditório da Pesagro, Fonseca/Niteroi – RJ. O objetivo desta segunda edição é impulsionar a pesquisa, inovação e tecnologia agrícola, através de um edital destinado às Ações de Pesquisa, e Desenvolvimento da Pesagro, tendo 24 projetos aprovados pela Faperj, com objetivo de fortalecer a economia estadual. O projeto da Univassouras será desenvolvido pelo Programa de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais.
Dezembro é mês de Trilha Histórica no JBRJ
A Trilha Histórica é o destaque das Trilhas de Sexta no Jardim Botânico do Rio de Janeiro em dezembro. A visita guiada gratuita passa por mais de 50 pontos, apresentando o rico acervo de espécies botânicas, monumentos artísticos e arquitetônicos da instituição bicentenária. O Museu Sítio Arqueológico Casa dos Pilões, o portal e ruínas da antiga Real Fábrica de Pólvora, o portal das Belas Artes, a gruta Karl Glasl, a Coleção de Plantas Medicinais, o Roseiral, o Jardim Japonês, a Região Amazônica, entre outros, estão no roteiro da Trilha Histórica, a mais completa das trilhas oferecidas ao público pelo Jardim Botânico. Fundado em 13 de junho de 1808 por Dom João VI, o Jardim Botânico surgiu da decisão do então príncipe regente português de instalar no local uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo. Atualmente, é uma das instituições científicas mais respeitadas do mundo, e tem, em área cultivada, mais de 23 mil plantas e aproximadamente 3.500 espécies. As Trilhas de Sexta são guiadas pela equipe do Centro de Visitantes e gratuitas, havendo apenas cobrança de ingresso para o arboreto. Não é preciso fazer inscrição, basta chegar e participar. Crianças até cinco anos não pagam. Estudantes, pessoas com deficiência ou com mais de 60 anos têm direito à meia entrada, apresentando documento comprobatório. Saiba mais aqui.
Faetec abre inscrições para cursos gratuitos
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) Rio de Janeiro abriu inscrições para vagas nos cursos técnicos 2024 das modalidades integrada, concomitante e subsequente no primeiro semestre 2024. Os cursos abrangem as áreas de infraestrutura, gestão, beleza, saúde, tecnologia da informação e comunicação, alimentos e de áreas voltadas para a indústria e para cursos de graduação em tecnologia e licenciatura. Serão disponibilizadas 6.993 vagas, nos cursos de Técnico em Administração, Informática, Secretaria Escolar, Enfermagem, Enfermagem do Trabalho, Gerência em Saúde, Análises Clínicas, Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica, Telecomunicações, Produção de Moda, Edificações, Segurança do Trabalho, Conservação e Restauro, Hospedagem, Guia de Turismo, Agenciamento de Viagem, Qualidade, Logística, Imobilizações Ortopédicas, Manutenção de Máquinas Navais, Automação Industrial, Fabricação Mecânica, Gastronomia e mais. Na graduação, Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Logística, Tecnologia da Informação e da Computação, Gestão Ambiental, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Processos Gerenciais e mais. As inscrições devem ser feitas em: portal.recrutamentoiuds.org.br/edital/abertos.
Programa de Pós-Graduação do Icict abre inscrições para disciplinas de verão
Estão abertas até 12 de dezembro as inscrições para as duas disciplinas de verão que o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) está oferecendo. Análise das Desigualdades em Saúde Utilizando Dados de Inquéritos Populacionais será ministrada pelos professores Paulo Roberto Borges e Ana Karine Macedo Teixeira (pós-doc PPGICS), entre os dias 22/01 a 02/02/2024. Já Publicidade, Propaganda e Saúde', a cargo do professor Sandro Tôrres de Azevedo, acontece de 29/01 a 02/02/2024. As aulas serão ministradas no formato remoto, pela plataforma Zoom. Interessados devem consultar a Grade de Disciplinas disponível no site do PPGICS e também no site da Plataforma SIGA - www.sigass.fiocruz.br seguindo o caminho Inscrição > Informação e Comunicação em Saúde - Icict > Inscrição. Acesse a chamada pública disponível aqui. Mais informações pelo e-mail: externo.ppgics@icict.fiocruz.br.
Urologista da Uerj ressalta a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
O Brasil deve registrar 72 mil novos casos de câncer de próstata por ano de 2023 a 2025, de acordo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Segundo tumor mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma), o câncer de próstata é uma doença inicialmente assintomática. Um dos principais exames utilizados no diagnóstico, o toque retal, ainda é cercado de tabus, o que pode retardar o início do tratamento, diminuindo o tempo de vida dos afetados e aumentando o número de óbitos. Referência em urologia e no enfrentamento dessa patologia no estado do Rio de Janeiro, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) desenvolve, há décadas, pesquisa de ponta na área, oferecendo cuidado integral aos pacientes. Segundo o professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Uerj e urologista do Hupe Rui de Teófilo e Figueiredo Filho o ideal é descobrir a doença ainda no estágio inicial, quando está restrita à próstata, porque há perspectiva de cura do paciente, com radioterapia ou cirurgia. O procedimento cirúrgico oferece uma taxa de cura um pouco maior e pode ser feito de forma convencional, videolaparoscopia convencional, ou por via robótica. O Hupe oferece os três tipos. Quando o câncer já extrapolou a próstata, comprometendo outros órgãos, as opções são basicamente de controle da doença com medicamentos, principalmente os bloqueadores da testosterona, que proporcionam uma regressão e estabilização significativa da doença, embora não seja possível a cura. Saiba mais aqui.
Programa Enfermaria do Riso celebra 25 anos com o espetáculo 'Cuidado, Frágil!'
Em comemoração aos 25 anos do Programa Interdisciplinar de Formação, Ação e Pesquisa Enfermaria do Riso, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) será encenado no dia 8 de dezembro, às 10h, e nos dias 9 e 10 de dezembro, às 15h, na sala 302 da Escola de Teatro, no Centro de Letras e Artes, o espetáculo Cuidado, Frágil!, um exercício cênico dos discentes bolsistas. A atuação e a criação são dos estudantes Gabriel Mendes, Gabrielly Vianna, Lucas Sereda, Luiza Machado, Nathalia Cantarino, Tamiris Coelho e Yuri Mendes, sob orientação da professora Ana Achcar, coordenadora da Enfermaria do Riso. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes do espetáculo (Av. Pasteur, 436, Urca).
Icict/Fiocruz lança Guia de Linguagem Simples para uma comunicação pública mais eficaz
A linguagem é elemento essencial para promover a inclusão e garantir direitos, e quanto mais clara e objetiva ela for, mais pessoas poderão compreender as informações. Diante disso, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5/12) projeto de lei que institui uma política nacional de linguagem simples, com procedimentos que devem ser adotados por órgãos e entidades da administração pública para a comunicação com a população. A matéria será enviada ao Senado e após a aprovação da lei, as instituições terão 90 dias para se adaptarem. O Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), há alguns anos assumiu a linguagem simples como parâmetro para suas atividades e agora está lançando seu Guia de Linguagem Simples, como forma de estimular ainda mais a consciência a respeito do tema. A publicação, disponível online gratuitamente, reúne dicas para tornar a escrita mais objetiva, chamando atenção para chavões e vícios muito comuns na comunicação de instituições. O Guia é dirigido não só a jornalistas e redatores, mas também a cientistas, gestores e profissionais de saúde em geral. De acordo com a linguista pesquisadora das áreas de Comunicação Acessível em Saúde e Letramento em Saúde Liana Paraguassu, uma das autoras do guia, artigos científicos ou relatórios de pesquisa podem se beneficiar de suas técnicas. Acesse o Guia de Linguagem Simples do Icict: https://bit.ly/guiaparaLS.
Workshop internacional une Teatro do Oprimido e MST por um mundo melhor
Será realizado na próxima terça-feira, 12 de dezembro, às 15h, o workshop internacional 'Theatre of the Oppressed and the Landless Workers' Movement: Together for a better world!' (Teatro do Oprimido e MST: juntos por um mundo melhor!) da Universidade de Exeter, Inglaterra. O encontro, organizado pelos pós-doutorandos do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC-Unirio) e Pós-Doutorandos Nota 10 da FAPERJ Clara de Andrade e Gustavo Guenzburger, será transmitido via plataforma Zoom (inglês/português). O workshop é uma atividade do projeto 'Performance Resistance: theatre and performance in the 21st century workers' movements' da Universidade de Exeter, coordenado pela professora Rebecca Hillman e financiado pelo Arts and Humanities Research Council - UK. O workshop da será ministrado conjuntamente por Helen Sarapeck, doutoranda do PPGAC e curinga com 33 anos de experiência em Teatro do Oprimido (TO), e Alan Leite, Secretário Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) em Marabá/Pará e coordenador da Brigada de Teatro do MST, Patativa do Assaré. O objetivo da oficina é contextualizar o desenvolvimento do TO e do MST dentro das políticas sociais e culturais brasileiras, bem como relacionar algumas das ações artísticas do MST desde o seu encontro com o método TO. A sessão contribuirá para a compreensão de como funcionam os setores artísticos do MST, especialmente o setor de Artes Cênicas, Patativa do Assaré . O workshop proporcionará uma apresentação oral-visual com prática e troca de ideias. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://performingresistance.exeter.ac.uk/workshops/theatre-of-the-oppressed-and-the-landless-workers-movement/. Conheça o projeto 'Performance Resistance' aqui.
Jardim Botânico do Rio promove Semana do Pampa de 10 a 15 de dezembro
O Bioma Pampa, comemorado no dia 17 de dezembro, ganha uma semana de atividades - de 10 a 15/12 - no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Neste domingo (10/12) das 9h às 11h30, as crianças poderão participar de várias atividades de montagem, musicalização com instrumentos reciclados, contação de histórias, oficinas de origami e colagem e jogo da memória com sementes - voltadas para os elementos da fauna e da flora do Pampa. O ponto de encontro será na Ecovilla Ri Happy. A trilha guiada do Bioma Pampa será oferecida na próxima segunda-feira (11/12), às 10h e às 14h, pela equipe do Centro de Visitantes. Saindo do Centro de Visitantes, a trilha (gratuita) mostra as espécies cultivadas no Arboreto que ocorrem no bioma Pampa e dá mais informações sobre a Coleção Viva do JBRJ. O visitante paga apenas o ingresso para o Arboreto. O Serviço de Educação Ambiental (SEA) do JBRJ oferece, do dia 13 ao dia 15 (quarta a sexta), a atividade Bioma Pampa: Os campos do Sul do Brasil. Além de jogo da memória temático do bioma, dominó do Pampa, pintura e arte, o SEA apresentará a Cultura do chá: história e costumes - a origem e a relação do chá com os costumes e história das tribos indígenas da região. As atividades são gratuitas e acontecem das 9h às 16h, no espaço do Serviço de Educação Ambiental, no Corredor Cultural. Mais informações aqui.