Alunas do IBC recebem menção honrosa na XXI Jornada do Programa Jovens Talentos da FAPERJ
O Podcast “Garotas Cientistas do IBC: Levando Informação e Conhecimentos através das Tecnologias Digitais Acessíveis” teve início em agosto de 2022 e recebeu menção honrosa na XXI Jornada do Programa Jovens Talentos da FAPERJ. O objetivo do projeto é levar o aprendizado e a usabilidade do programa Spotify for Podcasters, um aplicativo gratuito para fazer podcasts no celular, contribuindo com informações e curiosidades sobre o contexto da pessoa com deficiência visual - no mercado de trabalho, na vida acadêmica e nas vivências cotidiana das autoras. Fazem parte da pesquisa do Instituto Benjamin Constant (IBC) as bolsistas Gleiciane Martins de Sousa, Júlia Cavalini Medeiros, Lorrany Vitória Régis de Assis, Maria Carolina Santos, estudantes do curso técnico em Artesanato Integrado à Educação de Jovens e Adultos, sob orientação dos professores de Informática Maria Luciene de Oliveira Lucas e Vitor Padilha Gonçalves. O trabalho foi apresentado durante a XXI Jornada JT da FAPERJ, realizada em dezembro de 2023, na Escola Técnica Ferreira Viana.
TEC Incubadora apoia 20 novos projetos para o Edital Doutor Empreendedor
A TEC Incubadora, voltada para empreendimentos com base tecnológica das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, começou o ano apoiando 20 projetos para o Edital Doutor Empreendedor, da FAPERJ. A TEC tem sede na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e tem entre suas propostas promover a integração da pesquisa com a sociedade. Segundo o presidente da TEC Incubadora, Henrique da Hora, os projetos precisam sair da bancada dos laboratórios para as prateleiras das lojas e a incubadora é um dos mecanismos que mais capacita startups selecionadas no Doutor Empreendedor. Por três edições vem colaborando com o programa municipal Startup Campos, que segue os mesmos moldes do programa da FAPERJ. Além de estimular a participação de jovens empreendedores e fomentar novos editais, a TEC firmou parceria com uma emissora de TV a cabo, a J3News, para produzir o "Negócio Fechado", um programa ao estilo "Shark Tank", com empresários, investidores e startups que apresentam pitches para atrair novos parceiros. Startups de todo o estado já participaram em mais de 30 programas. Em 2023, a TEC chegou a desenvolver 50 startups, 17 delas se graduaram ao fim do ano. Para 2024, a Incubadora começa com 33 projetos de empresas nascentes de base tecnológica em andamento e outros tantos em análise. Aos 16 anos, a TEC ultrapassou os limites territoriais e hoje abriga empreendimento até de fora do estado, e caminha para sua internacionalização em parceria com o Conselho Pan-Africano no Brasil, em um interessante relacionamento Sul-Sul.
Ex-presidente da ANM toma posse na Academia Nacional de Medicina da França
O ex-presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM) Francisco Sampaio, atual reitor do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), com sede em Volta Redonda, município do Sul Fluminense, tomou posse na Academia Nacional de Medicina da França, como Membre Associé Estrangeiro da Segunda Divisão (Cirurgia). Essa é a maior posição que um estrangeiro pode ocupar na ANM França. Médico Urologista, Pesquisador 1-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Sampaio foi presidente da Academia Nacional de Medicina por dois mandatos (2015-2017 e 2022-2023). Em novembro de 2023, o médico já havia sido destaque ao ser incluído na lista dos 2% dos cientistas mais influentes do mundo. A lista foi publicada pela Stanford University, nos Estados Unidos.
UFRJ terá parceria com gigante da Tecnologia de Informação e Comunicação
Para estimular e impulsionar as carreiras no setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está firmando parceria com a chinesa Huawei, que opera em mais de 170 países e atende a mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo. A primeira reunião com representantes da multinacional ocorreu em meados de dezembro, quando o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, e a superintendente-geral de Tecnologia e Informação da Universidade, Ana Maria Ribeiro, receberam o vice-presidente do Grupo de Negócios Empresariais (EBG), Josh Li/Jianbo Li, e o gerente de Talentos e Ecossitemas, Victor Montenegro, da Huawei do Brasil Telecomunicações Ltda. Em junho de 2023, a empresa chinesa assinou um acordo com o Ministério da Educação (MEC) que prevê o desenvolvimento de talentos e soluções digitais educacionais, de forma gratuita, destinados à rede de educação federal, estadual, distrital e municipal. A Huawei disponibiliza na plataforma MECPlace duas soluções para que as instituições de ensino possam se associar: a ICT Academy e o StorySign. O programa ICT Academy traz conteúdos de Big Data, Computação em Nuvem, Inteligência Artificial, 5G, entre outros, por meio de materiais didáticos (videoaulas, slides e guias de laboratórios) e exames. Após a realização de todas as atividades, os estudantes obtêm os certificados de conclusão dos cursos, reconhecidos pela indústria. No Brasil, mais de 100 instituições de ensino fazem parte da ICT Academy.
Uerj inaugura campus regional em Cabo Frio, na Região dos Lagos, oferecendo três cursos de graduação
A população de Cabo Frio e Região dos Lagos conta com um novo campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) no município. O local vai abrigar três cursos de graduação, ofertando anualmente 40 vagas para Medicina, 50 para Geografia e 50 para Ciências Ambientais. Os alunos serão selecionados pelo Vestibular Estadual, processo em fase de divulgação das notas do exame discursivo, aplicado em dezembro. Seguindo o calendário acadêmico, as aulas começam no primeiro semestre de 2024. As instalações, situadas na Rua Arizio Gomes da Costa, 186, bairro Jardim Flamboyant, próximo ao centro, serão inicialmente compartilhadas com a antiga proprietária, a faculdade particular Ferlagos. O novo campus regional da Uerj inclui o vizinho Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC), que atende cerca de 600 pacientes por mês, encaminhados pelo Sisreg. Em funcionamento desde dezembro de 2022, a unidade de saúde será também um hospital-escola para os estudantes de Medicina.
Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da UniRio seleciona para os cursos de mestrado e doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) abriu processo seletivo para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado, turmas do primeiro semestre de 2024. São sete vagas para o mestrado e seis vagas para o doutorado, e há reserva de vagas para pessoas com deficiência, candidatos negros e servidores técnico-administrativos da Universidade. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 19 de janeiro e 4 de março (até as 12h). O processo seletivo será feito em duas etapas: análise de documentos e realização de provas e avaliações. A ficha de inscrição e os documentos exigidos estão disponíveis no edital de seleção. Confira o edital.
UFF promove Simpósio sobre Autismo
O 5º SAUFF – Simpósio sobre Autismo da UFF: Suporte escolar e social para o TEA –, que acontecerá de 01 a 04 de fevereiro, terá como tema os grandes desafios do processo de atendimento às demandas das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): o suporte pedagógico e social, com o intuito de fornecer aos indivíduos com TEA a possibilidade de um melhor desenvolvimento, com acesso às melhores tecnologias e profissionais, através de um olhar transdisciplinar. O objetivo do evento será criar documentos norteadores para diferenciar atuação de profissionais de apoio para cuidado, para mediação social, para apoio terapêutico e para apoio pedagógico; auxiliar sistemas de ensino a tornarem o apoio a autistas sustentável; identificar profissões de futuro para auxiliar a independência de autistas. O 5º Simpósio de Autismo da UFF será realizado de forma híbrida, ou seja, o participante poderá se inscrever na modalidade presencial e participar na Sala Nelson Pereira dos Santos ou se inscrever na modalidade online (SAUFF Online), acompanhando as palestras pela sala de transmissão do Doity Play, ambas as modalidades terão acesso a palestras exclusivas do evento. O evento é voltado para professores da educação básica, professores universitários, alunos de pós-graduação, graduação e demais profissionais interessados no tema. Mais informações, no site do evento.
Seleção para Especialização em Estatística Aplicada na UFRRJ
Estão abertas até o dia 9 de fevereiro as inscrições para a especialização em Estatística Aplicada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com disponibilidade de 15 vagas. É necessário possuir diploma de graduação em qualquer área para se inscrever. O curso, inteiramente gratuito, é uma iniciativa dos docentes do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas da UFRRJ. Com carga horária de 390 horas/aula, o curso é estruturado por um sistema de créditos e aborda disciplinas relevantes na área de Estatística, incluindo tópicos em Estatística e Ciência de Dados, tópicos de regressão, análise multivariada e estatística espacial, entre outros. A modalidade da Especialização é presencial, com aulas sempre às sextas-feiras. O processo seletivo inclui prova de estatística básica, entrevista e análise curricular. Mais informações: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf
Icict/Fiocruz oferece curso de Sistemas de Informação, Monitoramento e Análise de Saúde Pública
A Secretaria Acadêmica do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) está com inscrições abertas para a especialização em Sistemas de Informação, Monitoramento e Análise de Saúde Pública, voltado para candidatos com graduação em Saúde Coletiva, Ciências Sociais ou áreas correlatas. Estão sendo oferecidas 20 vagas, destas 30% são para candidatos e candidatas com deficiência, autodeclarados negros ou indígenas. As demais vagas serão de livre concorrência. O curso tem carga horária de 378 horas, com as aulas sendo ministradas presencialmente às terças-feiras, das 9h às 17h, no período de 19 de março a 10 de dezembro de 2024. Com coordenação das pesquisadoras do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict), Renata Gracie (coordenadora e Observatório de Clima e Saúde), Aline Pinto Marques (Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento - GISE) e Carolina de Campos Carvalho (Proadess), a especialização tem como objetivo qualificar os alunos no manejo, produção, análise e utilização das informações em saúde no campo da saúde pública. As inscrições se encerram dia 02 de fevereiro de 2024. Acesse aqui a chamada pública.
Embrapa oferece curso gratuito de Meliponicultura urbana
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) oferece o único curso de criação de abelhas sem ferrão voltado para o público urbano e disponível online. Em parceria com a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas, o curso gratuito possui linguagem acessível e as apresentações são ricas em ilustrações, fotografias e esquemas. Dividido em oito módulos, o curso aborda temas como diversidade de abelhas sem ferrão e sua relação com as cidades, como escolher as espécies certas para criar em ambiente urbano, como obter as colônias e os materiais necessários para iniciar a criação, onde colocar as colmeias e os cuidados para garantir sua sobrevivência, quais as licenças necessárias e como obtê-las, além de dicas, curiosidades, problemas frequentes e aspectos polêmicos. Saiba mais em: https://ava.sede.embrapa.br/enrol/index.php?id=205
Jardim Botânico do Rio de Janeiro seleciona jovens para Projetos Florescer e Iniciação Científica de Ensino Médio
Estão abertas até 7 de fevereiro as inscrições para o processo de seleção para os projetos Florescer - de formação profissionalizante - e Iniciação Científica no Ensino Médio, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Podem se inscrever jovens de 15 a 18 anos, matriculados na Rede Pública de Ensino, nos turnos manhã, tarde ou noite do 9° ano do Ensino Fundamental ou do 1° e 2° ano do Ensino Médio, e com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio vigente no país. Os projetos oferecem auxílio-educação mensal no valor de até R$ 350. As inscrições devem ser feitas até o dia 7/2, na secretaria do Centro de Responsabilidade Socioambiental/JBRJ, localizada na Rua Pacheco Leão, 915, das 8h às 17h. O processo de seleção inclui avaliação objetiva de conhecimentos básicos em Ciências Naturais, Português e Matemática, redação, entre outras etapas. O resultado final será divulgado em 1º de março de 2024. Mais informações pelos telefones (21) 3204-2886 e (21) 3204-2536. Acesse aqui o edital.
Fiocruz abre inscrições para concurso com 300 vagas e salários iniciais de até R$ 13,6 mil
Foram abertas esta semana as inscrições para o concurso público da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). São três editais para preencher 300 vagas (100 para cada cargo) de nível superior, com salários iniciais de até R$ 13,6 mil, dependendo da especialização. Os cargos são para Analista de gestão em saúde (veja o edital), Tecnologista em saúde pública (veja o edital) e Pesquisador em saúde pública (veja o edital). Do total de vagas, 20% estão reservadas para pessoas negras e 5% para candidatos com deficiência. Os três cargos são divididos em várias áreas de atuação, cada um com exigências diferentes de cursos de nível superior. Em todos os casos, as inscrições devem ser feitas até o dia 5 de março pelo site do concurso. As provas serão realizadas no fim de abril. Para os dois primeiros cargos, a taxa de inscrição é de R$ 150. A remuneração inicial vai de R$ 7.879,69 para quem tem apenas graduação até R$ 12.233,70 para os profissionais com doutorado. Já para concorrer às vagas de pesquisador em saúde pública, o candidato deverá pagar uma taxa de R$ 200. A remuneração inicial vai de R$ 11.376,79 para os profissionais com mestrado até R$ 13.686,72 para quem tem doutorado. Os processos seletivos incluem prova objetiva, prova discursiva e análise de títulos. No caso das vagas de tecnologista, há ainda prova prática ou de aula, e, para pesquisadores, a apresentação de um projeto de atuação profissional e defesa de memorial.
Estaleiro Escola abre inscrições para aprendiz em construção naval artesanal
O Estaleiro Escola da Baía de Guanabara está com inscrições abertas, até esta sexta-feira, 26 de janeiro, para o novo curso de construção naval artesanal. Ministrado por professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestres carpinteiros, o projeto é voltado prioritariamente para pescadores, catadores de caranguejos, maricultores e construtores navais artesanais de sete municípios do Estado: Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Niterói, Rio de Janeiro e São Gonçalo. O curso tem 20 vagas e as inscrições devem ser feitas on-line. Com início no final de fevereiro, o projeto educativo tem como objetivo recuperar a carpintaria naval nas comunidades de pesca dos municípios no entorno da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara. O curso é fruto de uma parceria firmada entre a Associação de Pescadores Livres de Tubiacanga (Apelt), o Movimento Baía Viva e o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ, além do apoio da Reitoria da Universidade. O projeto será sediado no Galpão (Hangar Náutico), situado na Ilha do Fundão. O local é um grande galpão industrial com área interna de 3.000 m2 e um espaço amplo com algumas embarcações, moldes, máquinas, equipamentos e ferramentas. Com a participação de Amyr Klink na aula inaugural, a primeira edição do curso foi realizada em setembro do ano passado. A proposta de recuperar barcos e canoas artesanais chamou a atenção do navegador, que é apaixonado pela canoagem. As inscrições são on-line neste link.
UFF divulga chamadas de fomento à pesquisa
A Universidade Federal Fluminense (UFF), através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), divulgou três editais de apoio financeiro a projetos ligados à área de pesquisa, com investimentos de até R$ 25 milhões, vinculados à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Tal iniciativa representa uma ferramenta fundamental para impulsionar a produção de conhecimento, incentivar a inovação e promover a excelência na pesquisa produzida na UFF. O primeiro trata-se de uma chamada interna para a apresentação de pré-proposta institucional para o apoio financeiro a Centros Nacionais de Infraestrutura Científica e Tecnológica nas áreas de transição energética, transição ecológica, transformação digital, saúde e defesa. O projeto institucional não poderá ser inferior a R$5.000.000,00 (cinco milhões de reais) nem ultrapassar R$15 milhões. Os candidatos interessados devem se inscrever pelo formulário até 2 de fevereiro de 2024. Já o segundo edital é uma chamada interna para a apresentação de proposta institucional para o apoio financeiro destinado à recuperação e atualização de ambiente de pesquisa e equipamentos. O objetivo é selecionar propostas para concessão de verba com o fim de recuperar e atualizar equipamentos de pesquisa, visando criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico moderno e competitivo dentro da UFF, além de apoiar projetos estratégicos institucionais. Os candidatos interessados devem se inscrever pelo formulário até 2 de fevereiro de 2024. O terceiro edital tem como foco o apoio financeiro para a expansão e desenvolvimento de infraestrutura de pesquisa. Para esse terceiro projeto, a proposta Institucional da UFF terá como valor máximo a quantia de R$ 25 milhões. Os candidatos interessados devem se inscrever pelo formulário até 5 de fevereiro de 2024. Cada subprojeto deverá beneficiar uma única área de conhecimento, linha de pesquisa predominante, com base na tabela de Áreas do CNPq.
UniRio lança primeiro edital de Concurso Unificado para Professor do Magistério Superior com reserva de vagas
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Progepe/UniRio) lançou o primeiro edital de Concurso Público Unificado de Provas e Títulos para Professor do Magistério Superior com reserva de vagas para Pessoas Pretas e Pardas (PPP) e Pessoas Com Deficiência (PCD). O edital conta com 39 vagas imediatas. As regras e prazos para o pedido de inscrição para vaga reservada a Pessoas Pretas e Pardas e Pessoas Com Deficiência estarão publicadas a partir de 26 de janeiro nos editais complementares do Departamento/Área de Conhecimento/Componentes Curriculares para os quais o candidato deseja concorrer. Acesse o Edital Unificado n° 33/2024.
Uenf lança edital Jovem Profissional Doutor e Apoio à Internacionalização Institucional
A reitoria da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) publicou edital de seleção de propostas para a concessão de bolsa de fixação temporária para Jovem Profissional Doutor para apoio à área de internacionalização institucional nos campi da UENF. Acesse o edital aqui.
ABC dá início a webinários de ensino superior em fevereiro
A partir de fevereiro, o grupo de trabalho (GT) da Academia Brasileira de Ciências (ABC) sobre ensino superior fará um webinário mensal, sempre na última terça-feira do mês, convidando dois especialistas para discutir aspectos variados no âmbito do tema. Os Acadêmicos Aldo Zarbin e Sylvio Canuto coordenam a iniciativa. No dia 27 de fevereiro tema do Fórum ABC de Ensino Superior será “Um resgate histórico sobre o ensino superior no Brasil”. Participam do webinário Simon Schwartzman, professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro titular da ABC, grão-mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico e comendador da Ordem do Mérito Educacional. Schwartzman é doutor em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA) e pesquisador associado do Instituto de Estudos de Política Econômica do Rio de Janeiro (Casa das Garças), e o médico Naomar Monteiro de Almeida Filho, mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia, professor aposentado de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), onde ocupa a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, desenvolvendo estudos sobre a relação entre universidade, educação, história e sociedade.
SBPC realiza homenagem ao Centenário de Carolina Bori
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza no dia 6 de fevereiro, a partir das 10h, no Salão Nobre do Centro MariAntonia da USP (Rua Maria Antônia, 294 – 3º andar), um dia inteiro de atividades em homenagem ao Centenário de Nascimento da pioneira da psicologia comportamental no Brasil e primeira mulher a presidir a entidade, Carolina Martuscelli Bori. Toda a programação será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube. Pela manhã, das 10h às 12h, será realizada a cerimônia de entrega do 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que nesta edição premia “Mulheres cientistas”, categoria dedicada às pesquisadoras de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e à gestão científica, além de terem realizado ações em prol da ciência e da tecnologia nacional. Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento. À tarde o evento contará com duas mesas-redondas. A primeira intitulada “A atuação institucional de Carolina Bori”, será às 14h30. O debate, coordenado, por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, contará com a participação de Deisy das Graças de Souza, professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Dora Fix Ventura, professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Mariza Monteiro Borges, professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB), e Eunice Maria Fernandes Personini, secretária executiva da SBPC. A segunda mesa-redonda, às 16h30, abordará “Carolina Bori como educadora e pesquisadora”. Com coordenação de Maria do Carmo Guedes, professora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o debate contará com a participação de Júlio César de Rose, professor da UFSCar, Lino de Macedo, professor pelo Instituto de Psicologia da USP, Marilena Ristum, professora aposentada da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Raul Albino Pacheco Filho, professor da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, e Silvio Paulo Botomé, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube.