Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 16/05/2024 | Atualizado em: 16/05/2024

Notas – semana de 16 a 22 de maio de 2024

‘Tietasaura’: pesquisadoras da Uerj identificam nova espécie de dinossauro encontrada no Recôncavo Baiano
Um estudo liderado por pesquisadoras do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (Ibrag) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) constatou a existência de uma nova espécie de dinossauro que habitou o Recôncavo Baiano, região geográfica que abrange diversos municípios do entorno da Baía de Todos os Santos. O artigo “Reassessment of historical fossil findings from Bahia State reveals a diversified dinosaur fauna in the Lower Cretaceous of South America”, publicado na revista científica internacional Historical Biology, apresenta o espécime Tietasaura derbyiana e relata a descoberta dos primeiros ossos de dinossauros na América do Sul. Conduzida pela cientista Kamila Bandeira, sob orientação da professora Valéria Gallo, ambas do Laboratório de Sistemática e Biogeografia do Departamento de Zoologia do Ibrag-Uerj, a pesquisa traz novas visões sobre o período Pré-Barremiano, de cerca de 130 milhões de anos atrás. A descoberta ocorreu a partir da análise de fósseis coletados entre 1859 e 1906 na Bacia do Recôncavo, no Nordeste do Brasil. A equipe de paleontólogos observou registros e imagens de materiais encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres e identificou características que comprovavam a existência da nova espécie. Além da referência ao romance “Tieta do Agreste”, do escritor Jorge Amado, a Tietasaura derbyiana também traz em seu nome uma homenagem ao geólogo e naturalista Orville A. Derby, fundador do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil. De acordo com a pesquisadora, o espécime foi identificado a partir do fêmur esquerdo do animal, única parte preservada encontrada pela equipe. Entre suas características, estão seu pequeno porte, de cerca de dois metros de comprimento, o focinho em forma de bico e a estrutura da pélvis que se assemelha à das aves. Realizado com participação de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Estácio do Amazonas e do Museu de Ciências da Terra, o estudo agora prevê a retomada das expedições à Bahia, nas localidades do Vale São Francisco e de Feira de Santana. O trabalho contou com suporte da FAPERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

JBRJ promove I Encontro Internacional Escola Nacional de Botânica Tropical: Biodiversidade e conservação sem fronteiras
A Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) vai promover, de 27 a 30 de maio, o I Encontro Internacional Escola Nacional de Botânica Tropical: Biodiversidade e conservação sem fronteiras. O objetivo do evento é refletir a importância da internacionalização na pesquisa em botânica e áreas afins. Reunindo especialistas, pesquisadores e profissionais, o encontro destaca a necessidade de colaboração global para compreender e preservar a rica diversidade de plantas em ambientes tropicais. Além disso, pretende contribuir para que estudantes de pós-graduação e pesquisadores possam conhecer oportunidades, desafios e estratégias para colaborações internacionais. Entre os palestrantes convidados estão pesquisadores do JBRJ, Royal Botanic Gardens, ou Kew Gardens (Inglaterra), University of Regina (Canadá), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), New York Botanical Garden (EUA), Universidad Rey Juan Carlos (Espanha), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). As vagas são limitadase as inscrições gratuitas devem ser feitas pelo Even3. No dia 21 de maio, às 14h30, será lançado o Fórum de Biodiversidade, que terá como convidada Mercedes Bustamante, doutora em Geobotânica e pesquisadora reconhecida por suas contribuições ao conhecimento ecológico de ecossistemas tropicais ameaçados. O evento acontece na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Diversidade Biológica (22 de maio). O evento acontece na sala multiuso do Museu do Jardim Botânico com entrada franca.

Vídeo do Canal da FAPERJ mostra o acervo do Museu Virtual de Instrumentos Musicais
O vídeo publicado nesta quinta-feira, 16 de maio, no Canal da FAPERJ no YouTube, mostra o acervo do Museu Virtual de Instrumentos Musicais, cujo portal (https://www.mvim.com.br/) foi lançado em dezembro de 2014. O site reúne o catálogo ilustrado de instrumentos musicais que integram o acervo do Museu Instrumental Delgado de Carvalho, sediado na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); do Museu Villa-Lobos; e do Instituto Moreira Salles (IMS). Os instrumentos do catálogo virtual estão agrupados por categorias. Além do acervo, o MVIM conta com outros conteúdos divididos em seções, como catálogo de fabricantes e autores; artigos (de pesquisadores); concertos (agenda de apresentações musicais); conversas (entrevistas); e vídeos. A FAPERJ apoia o projeto desde a sua implantação e, em 2023, apoiou a edição do livro “Museu Virtual de Instrumentos Musicais – Espaço de convergência de acervos”, que mostra o catálogo e destaca a história das instituições participantes. Para conferir o vídeo e saber mais sobre o Museu Virtual, acesse o nosso Canal pelo link: https://www.youtube.com/c/faperjoficial . Você também pode nos ajudar a atualizá-lo, sugerindo pautas sobre o seu projeto ou as atividades do seu laboratório, instituição ou empresa. Envie sua colaboração para: boletim@faperj.br

Consórcio apresenta maquete do novo espaço cultural multiuso da UFRJ no antigo Canecão
O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho, e a vice-reitora, Cassia Turci, conheceram a maquete do Equipamento Cultural Multiuso, que ocupará o espaço do antigo Canecão, concedido por 30 anos para exploração do consórcio Bonus Kefler. Na futura casa, que compreende diversas novas atividades, além de espetáculos musicais, haverá também espaço de exposições (para mostras artísticas visuais), um ambiente inovador voltado para experiências cênico-gastronômicas, um estúdio criativo e com um centro de memórias. Como parte das contrapartidas para a UFRJ, dona do terreno, o consórcio irá construir um prédio acadêmico com 80 salas de aula, além de um restaurante universitário com capacidade para até 2.500 refeições ao dia. A universidade também terá datas para uso nos espaços do Complexo Cultural Canecão, além de benefícios acadêmicos. A área construída é de 10.000m², somando as duas novas construções. Na área anexa, um grande bosque ao ar livre, rodeado de árvores centenárias e paisagismo exclusivo, gratuito, voltado para todas as idades, terá funcionamento independente das demais atividades, como feiras e pequenos eventos. Ainda em 2024 será inaugurada uma praça temporária externa do Canecão, onde será exposta a maquete do projeto, materiais explicativos, além de um palco para pequenas apresentações de novos artistas, colocando o público e o meio musical no clima do Canecão desde já, antes mesmo da sua reabertura. O público também será presenteado com um espaço dedicado ao ilustrador e escritor Ziraldo, onde seu famoso painel será totalmente restaurado e preservado. O espaço multiuso, com 600m², será voltado para a realização de pocket shows e eventos sociais e corporativos. Estão previstos também, durante a pré-inauguração, entre 2024 e 2025, a criação de um Festival de Novos Talentos, para engajar artistas de todo o Brasil em torno do relançamento da marca e, ao mesmo tempo, apoiar e dar visibilidade a novos nomes da música. A criação de uma obra teatral-musical também está no cronograma de ações pré-lançamento, com o intuito de fomentar a história e legado do Canecão em quatro capitais.

UniRio divulga edital de bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
A Diretoria de Inovação Tecnológica, Social e Cultural da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) publicou o edital  para concessão de bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IT-UniRio). O objetivo do programa  é fomentar projetos de inovação tecnológica, cultural e social através da concessão de bolsas de iniciação à inovação. As bolsas serão concedidas por um período de 12 meses, de setembro de 2024 a agosto de 2025, admitindo-se renovação. Para concorrer, o orientador precisa ser servidor da UniRio e ter produção científica, tecnológica ou artístico cultural no período de 2019-2024; estar inserido em um ou mais Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), obrigatoriamente sediado na Universidade; e registrar ou já possuir registro do seu Projeto no Portal de Pesquisa ou Extensão da UniRio. A submissão deve ser feita exclusivamente no link: https://forms.gle/hrhW9JANJEvDL4XY8. O edital de seleção e demais documentos estão disponíveis na página do Edital IT 2024.

Observatório de Clima e Saúde da Fiocruz reúne dados para apoiar ações de emergência no Rio Grande do Sul
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), por meio do Observatório de Clima e Saúde, está coletando e disponibilizando dados relativos ao desastre que afeta o Rio Grande do Sul. O trabalho tem como objetivo reunir em um mesmo espaço informações para auxiliar gestores públicos e voluntários na tomada de decisões. Os pesquisadores do Observatório estão desenvolvendo mapas interativos com os dados relativos às áreas inundadas e estabelecimentos de saúde existentes na região afetada e mapeando territórios vulneráveis como quilombos, favelas e aldeias indígenas. O objetivo, neste primeiro momento, é disponibilizar com agilidade todas as informações. A presidência da Fiocruz instalou uma sala de situação interna para apoiar as ações do Centro de Operações de Emergência (COE) do Ministério da Saúde (MS) no Rio Grande do Sul. Os pesquisadores Christovam Barcellos, integrante do Observatório de Clima e Saúde, e Carlos Machado, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), são os representantes da Fiocruz no COE. A atuação coordenada da Fiocruz visa contribuir com ações emergenciais e estruturantes no campo da Saúde, no médio e longo prazo, de forma articulada com o MS e os governos locais, a partir das experiências acumuladas da instituição no enfrentamento a emergências e desastres, incluindo aqueles provocados pelo rompimento de barragens. Clique aqui para ver os mapas interativos.

UFF defende uso da tecnologia para nortear planos de reconstrução e de prevenção a desastres naturais no RS
Diante da tragédia decorrente das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul e com o agravamento da situação climática do planeta, a falta de políticas públicas deixam as cidades vulneráveis aos eventos climáticos extremos. O tempo, nesses casos, é fator determinante para reduzir os danos e salvar vidas. Por isso, é essencial o monitoramento constante e a eficiência no envio de alertas e informações aos cidadãos. Em Niterói, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Defesa Civil do município criaram um sistema que usa a Inteligência Artificial (IA) para prever temporais. Segundo o meteorologista e professor do Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFF, Márcio Cataldi, a IA é usada para aprimorar as previsões pluviométricas. A partir do modelo WRF - sistema de previsão de tempo numérico -, as redes neurais (Inteligência Artificial) utilizam o histórico de chuvas e de previsões para aprender com os erros numéricos e melhorar, principalmente, a previsão de precipitação. O modelo é aplicado em alguns centros europeus e pode ajudar na prevenção de danos causados por desastres climáticos em outras regiões do país. Entretanto, o aprimoramento da previsão é ineficaz, se os governantes não forem capazes de tomar decisões com base nela. Segundo a professora do Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente (TER/UFF), Franciele Zanandrea, é de suma importância que o planejamento para recuperar o Rio Grande do Sul proponha soluções de longo prazo que promovam a sustentabilidade do projeto. Para ela, os projetos de recuperação devem auxiliar na construção de comunidades resilientes aos desastres, com o fortalecimento da defesa civil e planos de contingência que definam ações e responsáveis pelo gerenciamento dos riscos de desastres. Em sua opinião, as cidades precisam prezar pelo gerenciamento adequado das águas e dos resíduos, além de optar pelo uso de soluções baseadas na natureza com o intuito de minimizar os impactos negativos do crescimento urbano, investindo em infraestruturas verdes, transporte público e ciclovias, reduzindo a dependência de veículos motorizados e aumentando a resiliência às interrupções causadas por eventos climáticos extremos.

Uenf abre inscrições para Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária
O Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Norte Flumeninse (Uenf) abre no dia 20 de maio as inscrições para o processo seletivo de Mestrado. Serão ofertadas 13 vagas. Veja o Edital aqui. Saiba mais sobre o Programa aqui.

Atualização em Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde está com inscrições abertas
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) está com inscrições abertas para o curso de atualização em Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde 2024. Com 20 vagas disponíveis, as inscrições estão abertas até o dia 26 de maio. A chamada pública está disponível aqui ou pelo link: https://bit.ly/geoprocessamento-atualizacao2024-chamadapublica. O curso de atualização é voltado para profissionais graduados atuantes na área de Saúde Pública e estudantes de pós-graduação em Saúde Pública e afins. Coordenado por Mônica Magalhães, pesquisadora do Núcleo de Geoprocessamento do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), do Icict, tem como objetivo introduzir conceitos básicos da análise espacial em eventos relacionados à saúde para formar alunos que serão possíveis replicadores das ferramentas utilizadas em instituições parceiras.O curso é presencial, com carga horária de 80 horas e será ministrado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, entre os dias 01 e 12 de julho. As inscrições devem ser feitas pelo link: Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde 2024 ou clicando na imagem abaixo ou no link: https://bit.ly/inscricoes-atualizacao2024-geoprocessamentosaude. Leia aqui a chamada pública.

Nova prorrogação do prazo de inscrições do Prêmio Capes de Teses
A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) prorrogou até o dia 20 de maio o prazo para as inscrições de teses participantes da 19ª edição do Prêmio Capes de Tese. Esta etapa é realizada pelo programa de pós-graduação responsável pela pré-seleção dos trabalhos, no site https://pct.capes.gov.br/. A relação dos documentos exigidos consta no edital disponível aqui.

Aberto o prazo para submissão de resumos para o XVI Confict e IX Conpg
Está aberto o prazo para submissão de resumos do XVI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e IX Congresso Fluminense de Pós-graduação (Conpg). Estudantes dos Programas de  Iniciação Científica e Cursos de Pós-graduação stricto sensu das instituições participantes – Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Universidade Federal Fluminense (UFF) campus Campos dos Goytacazes. Nesta edição, os trabalhos serão apresentados em quatro eixos temáticos que têm como base os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Sob o tema “A Era da IA: o futuro chegou”, os Congressos serão realizados de 10 a 14 de junho, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na Uenf, em Campos, e visam apresentar as pesquisas desenvolvidas nos Programas de Iniciação e Pós-graduação das três instituições, além de discutir temas relevantes para a Ciência. As inscrições gratuitas devem ser realizadas até 31 de maio. 

Topo da página