Por Ascom Faperj
Os principais objetivos do programa de bolsa de Iniciação Científica são estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural e incentivar alunos de graduação com vocação para a pesquisa científica e tecnológica, treinando-os em unidades de ensino e pesquisa, sob a supervisão de um orientador qualificado. Nesta edição serão concedidas 750 bolsas, com duração de 12 meses, sendo admitida uma renovação por igual período. O prazo para submissão de propostas foi prorrogado até o dia 22 de outubro.
“O programa de Bolsas IC é o primeiro contato dos estudantes com o método científico, através desta modalidade conseguimos despertar a vocação para a pesquisa nos alunos de graduação e consequentemente incentivamos assim o interesse para prosseguirem seus estudos a nível de pós-graduação”, segundo a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela.
Na edição das bolsas de "Iniciação Científica (IC) – 2024”, os orientadores deverão submeter o projeto incluindo a indicação do bolsista e a respectiva documentação necessária, como por exemplo, o Currículo Lattes do aluno e o histórico escolar do aluno indicado, contendo Coeficiente de Rendimento (CR) atualizado e todas as disciplinas cursadas.
Confira, abaixo, a íntegra do editai:
Edital FAPERJ Nº 23/2024 – Bolsa de Iniciação Científica (IC)