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Publicado em: 17/03/2022 | Atualizado em: 17/03/2022

Notas - Semana de 17 a 23 de março de 2022

Inca abre inscrições para o 1º Workshop de Empreendedorismo e Inovação
Estão abertas as inscrições para o 1º Workshop de Empreendedorismo e Inovação Inca – Wine 2022, promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Coordenação de Pesquisa do Inca. Serão abordados temas como o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, propriedade intelectual, transferência tecnológica e empreendedorismo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 23 de março, no Portal do Instituto. O evento será aberto ao público interno e externo e é destinado especialmente a profissionais que atuam nas áreas de inovação e de ciência e tecnologia, de oncologia e de pesquisa, ensino, gestão, entre outras. Um dos objetivos do workshop, de acordo com Jane Vieira, responsável pelo NIT do Inca, é criar e fortalecer uma cultura de inovação e empreendedorismo ligada à ciência e tecnologia, não só no Inca, mas em todo o Sistema Único de Saúde (SUS) e órgãos públicos. O evento será realizado nos dias 24 e 25 de março, das 9h às 13h, em modelo híbrido, presencial e virtual (pelo canal do Instituto no YouTube, a TV Inca). Os inscritos que assistirem aos dois dias do evento receberão certificado de participação. O evento tem apoio do Ministério da Saúde e da FAPERJ.

Ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro profere a Aula Inaugural da Coppe 2022
O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) promove, dia 21 de março, a cerimônia de recepção aos novos alunos e a Aula Inaugural de 2022, a ser proferida pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-ministro da Educação, professor Renato Janine Ribeiro. A cerimônia terá início às 10 horas e será aberta pelo diretor da Coppe, professor Romildo Toledo. A Aula, cujo tema será “Ética no mundo atual”, iniciará às 11 horas. Os eventos serão realizados no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), e serão transmitidos pelo canal da instituição no YouTube e terão interpretação em Libras. Renato Janine Ribeiro ocupou o Ministério da Educação em 2015. Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP), desde 1994, onde leciona Ética e Filosofia Política, é o atual presidente da SBPC, com mandato até 2023. Formou-se em Filosofia pela USP em 1971 e defendeu seu mestrado na Université de Paris-I, Panthéon-Sorbonne, em 1973. Concluiu o doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1984. É pesquisador sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e acadêmico emérito da Academia Paulista de Direito. Foi professor visitante na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde criou, em 2019, o Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC-Unifesp).

CAp-Uerj ganha nova sede no Rio Comprido
Prestes a completar 65 anos, o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) ganhou oficialmente sua casa nova. Foi inaugurada esta semana, na segunda-feira, dia 14 de março, a sede na Rua Barão de Itapagipe, 96, no Rio Comprido. Além de funcionários e alunos, que já vinham frequentando o espaço desde o início das aulas em fevereiro, a cerimônia contou com a presença do reitor Ricardo Lodi; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano; e do governador Cláudio Castro. O imóvel, que abrigou o Instituto Padre Leonel Carrescia por 73 anos, tem área de 7 mil m2, quase o dobro da unidade anterior, na Rua Santa Alexandrina. A estrutura conta com 43 salas de aula, 4 quadras poliesportivas, 7 salas especiais para artes, música, teatro, fotografia e design, 4 laboratórios de ciências da natureza, biblioteca, clube de leitura, auditório e refeitório. Outra novidade é o Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda) 18/2022, que instituiu auxílio semestral de R$ 350,00 destinados à compra de uniforme escolar.

Webinar aborda a contribuição dos povos tradicionais para a biodiversidade no Brasil
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta sexta-feira, 18 de março, pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 14h, a live “A contribuição dos povos tradicionais para a biodiversidade no Brasil”. O evento, gratuito, pretende discutir a seção 16 da obra “Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil – Contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais para a biodiversidade, políticas e ameaças”. A Seção reúne cinco experiências de povos que se inter-relacionam com biomas diversos, com histórias e identidades próprias, como os Caiçaras da Jureia, na Mata Atlântica, litoral sul do Estado de São Paulo; as Comunidades de fundo de pasto, na Caatinga, no estado da Bahia; as Comunidades vazanteiras e as Comunidades geraizeiras, no Cerrado, na Bacia do rio São Francisco, estado de Minas Gerais; e as Quebradeiras de coco babaçu, na Amazônia, estados do Maranhão e Pará. Participarão da live Adriana de Souza de Lima, presidente da União dos Moradores da Jureia; Fabricio Bianchini, da Embrapa Semiárido; Carlos Alberto Dayrell, do Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental das Comunidades tradicionais vazanteiras da bacia média do rio São Francisco e Geraizeiros; e Noemi Miyasaka Porro, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mediará o encontro Sônia Barbosa Magalhães, da UFPA.

Pesquisadores do Cefet-RJ indicam atividades para preservação e redução de riscos ou desastres na região Serrana
Um grupo de pesquisadores do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet/RJ), campus Petrópolis, que coordena o Projeto Expedições, vem investigando ações de preservação e redução de riscos ou desastres na região. Eles integram a rede de Resiliência da Região Serrana, estudando as condições ambientais para auxiliar as comunidades locais na prevenção de desastres ambientais. Criado há seis anos, o Projeto Expedições faz levantamento de todas as Unidades de Conservação (UCs) inseridas no município, com o objetivo de demarcar limites, estruturar dados das áreas preservadas e debater o uso e a ocupação da terra em um ambiente montanhoso. O projeto, que conta com financiamento da FAPERJ, destaca a presença dos remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica na região e sugere atividades de educação para preservação e redução de riscos ou desastres. O grupo idealizou também um mapa das Unidades Geoambientais no município. O Rio de Janeiro possui 11 domínios e 32 unidades geológico-ambientais, dos quais seis domínios de geodiversidade e nove unidades geoambientais foram identificadas em Petrópolis. Para o auxílio e o incentivo das atividades educacionais em trilhas da região, a equipe do Cefet/RJ criou um mapa interativo de trilhas e unidades de conservação, que pode ser consultado em https://bit.ly/3hUEdYY. Petrópolis possui UCs municipais, estaduais e federais, de diferentes categorias e tamanhos, e que foram agrupadas em nove unidades de proteção integral, como a Reserva Biológica (Rebio) do Tinguá; o Parnaso; a Rebio Araras; o Refúgio da Vida Silvestre Serra da Estrela; o Monumento Natural Pedra do Elefante; o Parque Natural Municipal Padre Quinha. Além destas, há as de uso sustentável, como a APA de Petrópolis, APA Maravilha e APA Vale Fagundes. Junto com as reservas particulares essas UCs representam cerca de 62% da área total do município.

Seminário Internacional Arte e Ecologia: Políticas da Existência
Termina nesta sexta-feira, 18 de março, o Seminário Internacional Arte e Ecologia: Políticas da Existência, de modo online e presencial. O objetivo do Seminário foi o de fomentar o intercâmbio de pesquisas e processos artísticos, visando a uma atuação propositiva no Antropoceno. No encerramento, realizado, no Museu de Arte do Rio, serão realizadas as oficinas Práticas monstruosas de criação para além do humano, com Gabriel Machado e Princesa Ricardo Marinelli; do laboratório Emaranhada: modos de criar corpo junto, com Dani Lima e Ricardo Cabral; além de uma Roda de Conversa sobre os projetos Muda Outras Economias, Selvagem Ciclo de Estudos e Silo Arte e Latitude Rural. O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena em parceria com a Escola do Olhar (Museu de Arte do Rio), com o apoio da FAPERJ. A entrada é livre e gratuita. Para o programa, resumo das palestras, apresentação dos palestrantes e mediadores bem como outras informações sobre o seminário, acesse o site: https://www.arteeecologia.com.br 

Reitoria da UFRJ abre inscrições para bolsistas em Comunicação
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abriu inscrições para o preenchimento de seis vagas para atuação em jornalismo, relações públicas, audiovisual e mídias criativas. As inscrições para o programa de bolsas da Reitoria da UFRJ para atuação na Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) podem ser feitas até dia 28 de março. Com uma vaga cada estão os cargos na Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Audiovisual e Mídias Criativas, sendo duas vagas para Jornalismo (Diretoria de Conteúdo). O processo seletivo será bifásico: análise curricular e entrevista individual on-line. Os interessados devem enviar currículo para contato@comunica.ufrj.br. O início das atividades está previsto para 18/4. A bolsa é de R$ 700,00. Para acessar o Edital nº 171/2022 (clique aqui)  
 

Uerj entrega Prêmio Anísio Teixeira e homenageia servidores
A Universidade do Estado do  Rio de Janeiro (Uerj) homenageará os servidores que completaram 25 e 40 anos de dedicação no ano de 2020 em uma solenidade especial nesta sexta-feira, 18 de março, às 15h, no Teatro Odylo Costa, filho, campus Maracanã. Paralelamente, ocorre a cerimônia da primeira edição do “Prêmio Anísio Teixeira”, que visa reconhecer a contribuição dos técnico-administrativos que se destacaram em suas atividades laborais, em 2021, para construção da Uerj. Saiba quem são os vencedores e veja a lista completa de indicados que recebem a menção honrosa. Para acesso ao evento, serão exigidos comprovante de vacinação e o uso de máscara.

Pipa UFRJ avalia efeitos de poluentes ambientais em gestantes e bebês
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que nada menos que 90% de todas as crianças no mundo respiram ar poluído, o que pode acarretar sérios problemas de saúde a longo prazo. A partir desse dado, a Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ME/UFRJ) criou o Projeto Infância e Poluentes Ambientais (Pipa), com o objetivo de investigar os efeitos dos poluentes ambientais em gestantes e crianças. O projeto, pioneiro no País, selecionou mais de 500 grávidas e observa o desenvolvimento das crianças desde a gestação até os quatro anos de idade a fim de investigar o tamanho da exposição aos diversos tipos de poluentes ambientais do meio urbano. Carmen Fróes, professora da ME e coordenadora do projeto, conta que a iniciativa é a primeira a analisar esse recorte nas cidades a longo prazo, principalmente em uma grande metrópole como no caso do Rio de Janeiro. A exposição aos poluentes pode desencadear problemas no desenvolvimento infantil a longo prazo, como doenças cardiovasculares, metabólicas e respiratórias, como diabetes e asma. Além disso, podem afetar também o desenvolvimento cognitivo, a capacidade de aprendizado, a memória, o reflexo, entre outros.

Uerj inclui tempo de licença-maternidade na contagem do estágio probatório de professoras e técnicas administrativas
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou, na semana de celebração do Dia Internacional da Mulher, que o Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda) 13/2022 estabeleceu que o tempo das licenças para gestação, maternidade e amamentação passe a ser incluído no cômputo do estágio probatório. Pela norma anterior, a contagem dos três anos era suspensa quando elas precisavam se ausentar nesses períodos. A medida reconhece a necessidade de políticas públicas de apoio à mãe que é docente ou técnica. A nova regra também será aplicada à licença-paternidade e à licença por motivo de adoção. Outra medida anunciada foi o aumento de 50% no auxílio assistencial destinado a servidor responsável por pessoa com deficiência. O benefício, que passará a ser de R$ 900,00, visa custear as despesas que contribuam para a qualidade de vida do dependente.

Parceria entre UFF e Prefeitura de Niterói leva conhecimento acadêmico para as escolas públicas
A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura de Niterói assinaram, no dia 11 de março, convênio de cooperação técnica garantindo a execução do programa “Academia na Escola”. O projeto visa contribuir para o desenvolvimento social e para qualificação da formação no ensino básico, por meio da integração escola-universidade. A iniciativa também conta com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo é a criação de espaços educativos que possam estimular um aprendizado contextualizado e integrativo das crianças e jovens, além de levar às escolas atividades e discussões relacionadas à ciência de uma forma aplicada e descomplicada. Outra proposta é a da formação continuada, em que se estabelece o desenvolvimento de atividades e projetos integrados com a pesquisa para atualização de conteúdo e estímulo ao pensamento crítico. O projeto é coordenado pelo professor Claudio Tadeu Daniel-Ribeiro e pela professora Priscilla Bomfim e possui uma equipe de mais de 35 pesquisadores da UFF, UFRJ, Uerj e  Fiocruz.

Pesquisa vai mapear impactos da Covid-19 na prevenção e tratamento da hepatite C
Uma pesquisa está mapeando como a pandemia de Covid-19 influenciou no cuidado, tratamento e prevenção da hepatite C (HCV) no Brasil. Profissionais e gestores de saúde que atuam em serviços e programas de hepatites virais podem colaborar preenchendo um questionário online, com perguntas sobre o trabalho com HCV antes e durante o período. Responder à pesquisa demora cerca de 15 minutos, e a participação é anônima. A Hepatite C é uma doença infecciosa viral transmitida pelo sangue, e sua notificação é obrigatória no Brasil. O levantamento é parte de um estudo mais amplo, elaborado por Francisco Inácio Bastos, do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), e pesquisadores da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (Eaesp/FGV) e da London School of Economics. O estudo utilizou dados disponíveis no Ministério da Saúde a partir das informações geradas nos serviços de saúde. Para responder a pesquisa, acesse o questionário em https://bit.ly/QuestionárioHepatite 

Pesquisa revela vocação do norte fluminense para o plantio de grãos
Pesquisas realizadas pela Embrapa Agrobiologia, durante quatro safras agrícolas nos municípios de Campos dos Goytacazes e Macaé revelaram a vocação da região Norte Fluminense para o plantio de grãos. De acordo com o agrônomo Jerri Zilli, contemplado pelo programa Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, em doze ensaios foram utilizados mais de 50 cultivares de soja, grão que apresentou o melhor resultado, chegando à produtividade de 6,3 mil quilos por hectare contra a média nacional de 3,3 mil kg/hac. Das cultivares testadas, dez apresentaram bons resultados e superaram a média nacional. A conclusão dos pesquisadores é que existem cerca de 300 mil hectares com potencial para produção de soja na região norte fluminense. No entanto, a pesquisa recomenda que sejam utilizados sistemas de plantio conservacionistas, que utilizam práticas agrícolas de baixo impacto, como por exemplo o plantio direto e a integração lavoura-pecuária-floresta. O resultado do estudo, conduzido por pesquisadores e técnicos de quatro unidades da Embrapa (Agrobiologia, Solos, Soja e Agroindústria de Alimentos), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi reunido neste documento técnico. A proposta de recuperação e retomada da atividade agropecuária na região norte do Rio de Janeiro contou com apoio da FAPERJ para um projeto agronômico e para a criação do Polo de Inovação Tecnológica do Agronegócio, uma proposta de instalação de um ecossistema de inovação aberta no Rio de Janeiro que permitirá a interação e a cooperação entre iniciativas empreendedoras privadas, instituições de ciência e tecnologia, universidades e demais instituições públicas.  

Inscrição abertas para professor do Teorema, pré-vestibular da Uenf
Começam no dia 21 de março as inscrições para bolsistas que desejem atuar como professores no Curso Pré-Vestibular Teorema da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Para participar, é preciso preencher ser estudante de mestrado ou doutorado regularmente matriculado na Uenf, faltar pelo menos um semestre para a conclusão do curso e ser bolsista Uenf, FAPERJ ou não possuir bolsa. A seleção dos professores constará de três etapas: 1ª etapa: avaliação didática e entrevista (70%), 2ª etapa: análise de Curriculum (30%). Mais informações no Edital. As inscrições podem ser feitas até 1º de abril aqui.

OSN UFF abre a temporada 2022 de concertos
Retornando às atividades presenciais, o Centro de Artes Universidade Federal Fluminense (UFF) abre sua temporada de concertos no ano de 2022 no próximo dia 20 de março, domingo, às 10h30, no palco do Cine Arte UFF, com apresentação da Orquestra Sinfônica Nacional UFF, sob a regência do maestro argentino Javier Logioia. O programa, inteiramente dedicado à música brasileira de concerto, será composto de Três peças Nordestinas (baião, aboio e galope) de Clovis Pereira, com arranjo de Claudio Alves, Canto de Amor e Paz de Claudio Santoro, Concertino para fagote e pequena orquestra de Francisco Mignone, com a participação do fagotista Jeferson Souza, como solista, e a Sinfonieta n°1 de Heitor Villa-Lobos. O público ainda será reduzido a 60% do total da capacidade local e os ingressos, que custarão R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia), deverão ser adquiridos nas bilheterias do Centro de Artes, de segunda à sábado, das 14h às 21h, à Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói.

Conif lança edital de seleção para o Programa de Assistentes de Português na Espanha
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou processo seletivo de quatro candidatos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para participar do Programa de Assistentes de Português na Espanha, na forma e condições estabelecidas no Edital CONIF/AI Nº 03, de 8 de março de 2022. A chamada pública é destinada aos servidores e estudantes, graduados ou graduandos em Licenciatura em Letras, Letras-Português, Letras - Português/Espanhol ou Letras - Espanhol da Rede Federal. As candidaturas podem ser feitas por meio do formulário eletrônico que ficará disponível até 20 de março de 2022. Para a participação, é exigido o domínio do espanhol no nível B1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência. Os interessados devem ficar atentos às orientações presentes no Edital. As atividades serão implementadas de 1º de outubro de 2022 até 31 de maio de 2023, na Espanha. No Brasil, o programa é liderado pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha e tem o Conif como parceiro. Mais informações: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/conif 

Jardim Botânico do Rio lança tour virtual e entrega reforma do complexo da Diretoria de Pesquisa Científica
Em evento realizado esta semana, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) entregou a reforma e adequação do complexo de prédios da Diretoria de Pesquisa Científica (Dipeq). Na ocasião também foi lançado o Tour Virtual Dipeq, um passeio virtual aos prédios da Dipeq, entrando nos laboratórios e ouvindo os pesquisadores e colaboradores falarem sobre seus trabalhos. Resultado de um acordo de cooperação técnica entre o JBRJ e a Universidade Federal Fluminense (UFF), o tour virtual é uma ferramenta digital que possibilita ao visitante uma imersão no ambiente, em todos os ângulos, sem que ele precise ir fisicamente ao local. Produzido pelo Laboratório de Audiovisual Científico da UFF (Labaciencias), o passeio virtual contém vídeos explicativos que permitem ao público conhecer as pesquisas científicas realizadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, instituto de pesquisas que é referência nacional para o estudo e conservação da flora. A produção contou com o apoio da FAPERJ e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Acesse o Tour Virtual Dipeq

Projeto "Redescobrindo espécies ameaçadas da Floresta Atlântica" lança vídeo
Já está disponível no YouTube o vídeo do projeto "Redescobrindo espécies ameaçadas da Floresta Atlântica: bases para gestão, conservação e acesso à informação". O vídeo apresenta o projeto e seus principais produtos, entre os quais estão as listas de plantas do Parque Nacional do Itatiaia, do Parque Nacional do Caparaó e da Floresta Nacional do Rio Preto, bem como o Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil e os seis artigos resultantes desses três anos de pesquisa.Assista ao vídeo em: https://www.gov.br/jbrj/pt-br

Parque Estadual Lagoa do Açu (Pelag) completa 10 anos
Criado em 2012 pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Parque Estadual Lagoa do Açu (Pelag) completa 10 anos no dia 20 de março de 2022. Para marcar a data, uma extensa programação será realizada a partir desta sexta-feira, 18 de março. A programação inclui atividades como feira de ciências, competições esportivas, visita guiada, passeio ciclístico, plantio de mudas, concurso de fotografia, entre outras. Localizado no litoral da Região Norte do Estado do Rio de Janeiro, a unidade de conservação possui área total de 8.251,45 hectares, abrangendo parte dos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. Abriga um enorme banhado, duas lagoas, importantes áreas de restinga e uma extensa faixa de praia, local de desova de tartarugas marinhas. A região ainda é local de pouso e nidificação de aves migratórias e abriga uma grande variedade de espécies ameaçadas de extinção. Veja a programação completa aqui 

Labimi/Uerj discute a cobertura midiática na Guerra na Ucrânia
O Laboratório de Estudos de Imigração da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Labimi/Uerj) convida para a palestra online "Guerra na Ucrânia: cobertura midiática e estratégias discursivas", com a professora Lená Menezes de Medeiros (Uerj), comentários da professora Mônica Leite Lessa (UERJ) e mediação da professora Érica Sarmiento (Uerj), a ser realizada no dia 25 de março de 2022 (sexta-feira), às 14:30. Os certificados serão emitidos apenas para as pessoas que acompanharem o evento pelo google meet e assinarem a lista de presença. O evento será transmitido simultaneamente pelo canal do Labimi no YouTube, porém, sem direito a certificado. Os links de acesso serão enviados para os e-mails dos inscritos quinze minutos antes do início do evento. As inscrições estão limitadas a 100 pessoas e podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/.../1FAIpQLSfEN03ABMT.../viewform..

Angela Olinto é a palestrante da Aula Inaugural do CTC/PUC-Rio
“A Ciência e a Engenharia do Telescópio Espacial James Webb” será o tema da aula inaugural do primeiro semestre de 2022 do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio), no dia 24 de março, às 17h, via Zoom. Angela Olinto, professora de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Chicago (EUA) e ex-aluna do Departamento de Física, é a convidada do CTC e vai dar mais detalhes sobre o telescópio construído em conjunto pela Nasa e as agências espaciais Europeia e Canadense para o estudo da evolução das galáxias. O evento é aberto ao público e será transmitido ao vivo na plataforma do ECOA PUC-Rio. O link será disponibilizado 2h antes da aula e a participação estará sujeita ao limite de vagas por ordem de chegada.

Pesquisa mundial convida os profissionais de TI a contarem suas experiências com machine learning
O Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio, em parceria com outras cinco universidades estrangeiras, convida os profissionais de TI a contarem suas experiências com machine learning. A pesquisa vai até  31 de março. Trata-se de oportunidade para esses profissionais se posicionarem quanto às práticas que internacionalmente consolidam a profissão do cientista de dados. A iniciativa busca entender melhor como o aprendizado de máquina é aplicado na prática. Junto com a PUC-Rio, estão a Universidade de Stuttgart (Alemanha), a Universidade de Innsbruck (Áustria), a Universidade de Tecnologia de Viena (Áustria), o Blekinge Institute of Technology (Suécia) e a Universidade de Bari (Itália). Cada resposta completa da pesquisa resultará na doação de US$ 1 para o Fundo de Resposta Solidária da Covid-19, da Organização Mundial da Saúde. A pesquisa já obteve 144 submissões e, no site que coleta as respostas, também é possível observar o progresso da adesão ao redor do mundo. Para participar da pesquisa, acesse o link https://machine-learning-survey.web.app/

INI/Fiocruz abre as portas e apresenta seus cursos de pós-graduação
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) dá início a seu ano letivo com o evento “INI de Portas Abertas”, de 23 a 25 de março. A programação contará com apresentações dos cursos e dos trabalhos científicos dos alunos de Pós-Graduação Stricto sensu e Lato sensu do INI, e das Universidades Internacionais participantes do evento. Luis Felipe Ribeiro Pinto (coordenador da área Medicina I /Capes) e Carlos Antonio Caramori (Coordenador da área profissional da Medicina II/Capes), além de representantes da Universidades de Illinois, Sydney e Nova de Lisboa e do "Centers for Disease Control and Prevention" (CDC) também estarão participando da programação. “O intuito do evento é promover a Internacionalização do Ensino de Pós-Graduação stricto sensu do INI e da Fiocruz. É o nosso desejo que este evento anual apresente aos alunos de graduação as oportunidades de ingressar nos nossos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, Residência em Saúde (médica e multiprofissional) ou Especialização” explicou a coordenadora dos cursos de pós-graduação Stricto sensu do INI, Claudia Valete. O evento é gratuito e a inscrição pode ser feita acessando a página do INI: www.ini.fiocruz.br

Uerj abre concursos para professores adjuntos no Centro de Tecnologia e Ciências
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anuncia a realização de três novos concursos públicos, com o objetivo de preenchimento de vagas destinadas à contratação de Professores Adjuntos para atuação no Centro de Tecnologia e Ciências. Há oportunidades disponíveis entre as seguintes áreas e departamentos, conforme as respectivas unidades de lotação: Centro de Tecnologia e Ciências: área de Eletromagnetismo, presente no Departamento de Engenharia Elétrica; Faculdade de Engenharia: área de instalações elétricas, presente no Departamento de Engenharia Elétrica; Faculdade de Engenharia: área de Construção Civil, presente no Departamento de Construção Civil e Transportes. Para concorrer a uma das vagas é necessário que o candidato possua título de doutorado, conforme a respectiva área do cargo pleiteado. Ao ser contratado, o profissional deve exercer funções em jornadas de 40 horas semanais, referente a remuneração mensal no valor de R$ 5.497,00. Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de abril de 2022, por meio do site da Sistema de Processo Seletivo Simplificado (Prossim) 

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