Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 17/10/2024 | Atualizado em: 17/10/2024

Notas – Semana de 17 a 23 de outubro de 2024

Uerj Zona Oeste participa da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Uerj Zona Oeste (Uerj-ZO) estará presente na 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Zona Oeste (SNCT ZO), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que acontece nos dias 22/10 (das 9h às 21h) e 23/10 (das 9h às 17h), no Centro Esportivo Miécimo da Silva (Rua Olinda Ellis, 470, Campo Grande). Com o tema “Biomas do Brasil: diversidades, saberes e tecnologias”, evento visa reunir diferentes instituições em uma feira de ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação, onde serão realizadas oficinas, exposições e experiências científicas. Desde 2011, a Uerj-ZO participa da SNCT por meio de oficinas para imersão do público em diferentes temas relacionados a cursos e projetos em andamento. Já estão confirmados os temas: “Sabor amazônico”, “Botânica extramuros”, “Microbiologia dos biomas”, “Flores de C&T: mulheres desvendando biomas”, “Investigando biomas com bioinformática”, “Abelha-sem-ferrão”, “Amilase salivar: a digestão começa na boca”, “Borrachudos: conectando água e vida”, “Laboratório interativo”, “Bioma e saúde”, “Enzimas como biocatalisadores”, “Tecnologias assistivas”, “Amazônia azul: diversidade e biotecnologia”, “Floresta: uma experiência imersiva”, “Brasil medicamentoso”. A entrada é livre e gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, exceto para voluntários da equipe de apoio, cujas inscrições são recebidas até esta sexta (18/10) pelo formulário online. Mais informações no site do evento.

Observatório Nacional e Museu de Astronomia e Ciências Afins abrem as portas durante a 21ª SNCT
Entre os dias 17 e 19 de outubro, o Observatório Nacional (ON) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), abrirão suas portas para o público como parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento busca estimular a curiosidade científica entre os visitantes, com especial atenção aos estudantes. O tema deste ano, "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais", destaca a importância de reconhecer, valorizar e proteger a biodiversidade dos biomas brasileiros e a riqueza dos conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam. Durante os três dias de evento, o ON e o Mast oferecerão uma série de atividades voltadas para toda a família, incluindo sessões de planetário, observação do Sol, desafios lógicos, lançamentos de foguetes, experimentos com realidade virtual e visitas guiadas às instalações do Observatório Nacional. Um dos destaques será o Programa de Observação do Céu, que ocorre no sábado, dia 19, com telescópios disponíveis para o público. O evento ocorrerá em um espaço de mais de 42 mil metros quadrados, e as atividades prometem não só divertir, mas também ensinar sobre astronomia, geofísica, metrologia e energia renovável. Com entrada gratuita, as portas estarão abertas das 9h às 17h nos dias 17 e 18 de outubro, e das 9h às 20h no sábado, dia 19. A programação inclui ainda a exibição de curtas científicos no Cine Mast e oficinas interativas que desafiam o raciocínio lógico. O Mast fica na Rua General Bruce, 586, São Cristóvão. Mais informações: https://www.gov.br/mast/pt-br.

Estão abertas as inscrições para o Programa de Incubação de Startups da Coppe
Estão abertas até o dia 27/11 as inscrições para o Programa de Incubação de Startups da Incubadora de Empresas do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Voltado para quem tem um projeto inovador e quer transformá-lo num negócio, o programa conta com apoio de grandes empresas parceiras. Dinâmico e desenhado para transformar startups em soluções escaláveis, o programa conta com empresas parceiras que estarão ajudando a moldar a startup e conectando-a com oportunidades reais de mercado. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição e enviar um pitch de apresentação. Confira o edital completo no  site da incubadora.

UFRJ e Emerj promovem o evento ‘As crianças falam? Mobilizações públicas acerca do recreio escolar’
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) promovem, no dia 5/11, das 9h30 às 13h, o evento “As crianças falam? Mobilizações públicas acerca do recreio escolar”.  O evento tem o propósito de debater o lugar das crianças na construção do projeto de educação pública questionando a resposta que os adultos têm dado à fala e à ação coletiva das crianças nas suas reivindicações sobre a educação que recebem. O acúmulo de pesquisas ao longo de mais de uma década sobre a participação das crianças na escola, e mais recentemente no âmbito do projeto de pesquisa “Fazendo Comuns: a educação como projeto intra e co-geracional”, coordenado por Lucia Rabello de Castro, pesquisadora da UFRJ, aponta como resultado a reivindicação dos estudantes acerca de espaço e tempo para o recreio.  Neste evento, vários segmentos da sociedade vão discutir com as crianças essa demanda política do recreio escolar.  Pretende-se dar visibilidade pública para a temática de modo que as crianças possam ter suas vozes ouvidas e amplificadas na interlocução com outros atores sociais no âmbito de uma ampla e democrática discussão. Nos vários painéis, as crianças se manifestarão através de vídeos feitos por elas sobre o assunto e haverá a presença e os depoimentos de profissionais da educação, pesquisadores e representantes das entidades da sociedade organizada que cuidam e se interessam pela população infantil, suas demandas e sua saúde física e mental. O projeto é apoiado pela FAPERJ através dos recursos do programa de fomento à pesquisa Cientistas do Nosso Estado.  O evento é aberto ao público, mas há necessidade de inscrição.  Ele será também transmitido por Zoom. Mais informações e inscrições: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8566.

Bicentenário da imigração alemã no Rio de Janeiro ganha exposição
Os 200 anos da imigração alemã no Brasil serão celebrados com uma exposição, dia 9/11, às 10h, no Museu da Imigração da Ilha das Flores. Organizada pelo Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a mostra tem como objetivo destacar a presença e a construção histórica da comunidade alemã ao longo dos dois séculos no estado do Rio de Janeiro. Composta por cinco módulos, a exposição contará com banners ilustrativos, com vasto material documental, textual e iconográfico para narrar a chegada e a integração dos imigrantes alemães em diversas localidades fluminenses. Além de oferecer um rico panorama sobre a imigração, a mostra também faz uma reflexão sobre os desafios e vicissitudes desses grupos na reconstrução de suas vidas e identidades, em território fluminense. Desde o ano de 2010, a Marinha do Brasil e a Uerj mantêm um convênio de cooperação, por meio do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, visando preservar a memória da imigração no Brasil, particularmente da Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores, que funcionou entre 1883 e 1966, sendo a primeira hospedaria de imigrantes criada pelo governo imperial brasileiro. Essa memória encontra-se de forma interativa no Museu da Imigração da Ilha das Flores, situado no Complexo Naval da Ilha das Flores, em São Gonçalo – RJ. A FAPERJ apoia a iniciativa desde a criação do Museu da Imigração, por meio de projetos coordenados pelo professor Luís Reznik, "Cientista do Nosso Estado" da Fundação, que também financia a mostra via Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro. Após a abertura da exposição, a visitação ficará aberta ao público de 9 a 10/11, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Congresso de Literatura Brasileira tem prazo para envio de propostas até 1º de novembro
Prazo para submissão de propostas de comunicação ao IV Congresso Internacional de Literatura Brasileira vai até 1º de novembro. A organização do IV Colibra enviará por e-mail, em aproximadamente 10 dias, a comunicação relativa ao aceite do trabalho no congresso. A matrícula no evento deverá ser formalizada até 8 de novembro de 2024. O IV Colibra acontecerá entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2024, na Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca. O formulário para enviar propostas de comunicação está disponível aqui. Já a informação completa (preços e inscrição) sobre o procedimento de matrícula pode ser acessada aqui.

PUC-Rio sediará a 50ª Conferência Anual de Macromarketing em 2025
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) está convidando os pesquisadores fluminenses a compartilharem suas pesquisas na 50ª Annual Conference of the Macromarketing, que irá se realizar, pela primeira vez, na própria instituição, de 22 a 25 de junho de 2025. Com o tema “Questionando mercados e marketing: avançando o macromarketing a partir de múltiplas visões de mundo”, os organizadores pretendem ampliar as conexões entre os pesquisadores dos países em desenvolvimento (do Sul Global) e desenvolvidos (Norte Global). O tema tem caráter inclusivo e os participantes poderão compartilhar suas pesquisas e trocar experiências sobre sociedades, mercados e marketing. O evento elegerá temas instigantes e receberá artigos completos, resumos estendidos ou resumos curtos, até o dia 31 de janeiro de 2025. Entre os temas do evento, a trilha intitulada "Raça, Racismo e Desigualdades e Resistência do Mercado" espera receber trabalhos que se aprofundem nos desafios contínuos do racismo de mercado em suas muitas formas, além de trabalhos que aprimorem a compreensão dos sistemas de resistência desses mercados. Saiba mais sobre a conferência e a chamada para trabalhos aqui.

Impa abre vaga para assistente administrativo
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) abriu seleção pública para Assistente Administrativo 1. As atribuições envolvem operações de internet, criação e administração de sistemas e formulários, além de organização e controle de documentos e registros. Para se inscrever, o candidato deve enviar o currículo para o e-mail vagas@impa.br com o seguinte assunto: “Seleção Cargo Assistente Administrativo”. As inscrições vão até 21 de outubro. Para participar do processo seletivo, o candidato deverá possuir ensino médio completo e estar cursando nível superior de preferência na área de administração. Também é pré-requisito ter inglês avançado; familiaridade com plataformas de agências de fomento (CNPq, CAPES, FAPERJ); conhecimentos em informática, incluindo domínio de ferramentas como o pacote Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint), entre outros. São requisitos desejáveis experiência com eventos científicos; atuação em ambientes científico-acadêmico; funções administrativas; e familiaridade com editor de documentos LaTeX. Competências como organização, bom relacionamento interpessoal e proatividade também são importantes. O regime de contratação é CLT presencial, de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 17h30. O salário oferecido é de R$ 3.665,82, além de assistência médica e odontológica (subsídio parcial); auxílio-creche; estacionamento; vale refeição e/ou alimentação; e vale transporte. O resultado final será divulgado dia 1º de novembro. Confira aqui o edital.

Uerj realiza prova para transferência externa neste domingo
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realiza neste domingo, 20/10, a prova do processo seletivo de Transferência Externa Facultativa (TEF) e Aproveitamento de Estudos (AP) de 2025. Os inscritos já podem consultar o local do exame no Cartão de Confirmação de Inscrição. São 819 vagas para a modalidade TEF de e 570 para AP, em cursos de graduação presenciais no Rio de Janeiro, Petrópolis, São Gonçalo, Nova Friburgo, Resende, Duque de Caxias, e de Educação à Distância (EAD), nos polos de Belford Roxo e Nova Friburgo. O processo seletivo é composto por duas etapas: prova objetiva e análise de documentação comprobatória e de isenção de disciplinas. As oportunidades de TEF são destinadas a estudantes de outras instituições de ensino superior, para o mesmo curso ou para outro, de áreas afins, mediante a classificação no processo seletivo condicionado à existência de vaga. O AP pode ser realizado por graduados em outro curso ou no mesmo curso, em titulação ou habilitação diferente, incluindo curso superior de tecnologia, também mediante classificação e disponibilidade de vaga no curso de interesse. São reservadas 45% das vagas para candidatos comprovadamente carentes, sendo 20% para negros, indígenas e quilombolas; 20% para estudantes de ensino médio da rede pública; e 5% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis, militares e penais, de bombeiros militares, mortos ou incapacitados pelo serviço. O resultado da análise da documentação comprobatória e da avaliação da Comissão Permanente de Validação da Autodeclaração (CPVA), após recurso, já pode ser consultado em https://www.vestibular.uerj.br/?page_id=14613.

Inscrições abertas para mestrado e doutorado em História das Ciências e da Saúde na Fiocruz
O Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS ) da Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está com inscrições abertas para o mestrado e o doutorado 2025. As inscrições para o doutorado terminam em 25 de outubro e as do mestrado vão até 17 de janeiro. As inscrições são gratuitas e todas as etapas das duas seleções serão realizadas a distância. São oferecidas bolsas de estudos, de acordo com os termos da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para a seleção tanto do mestrado como do doutorado serão oferecidas, ao todo, 15 vagas. Os candidatos que optarem pelas vagas destinadas às ações afirmativas deverão preencher o formulário próprio, como informado nos editais. São oferecidas 5 vagas na seleção de mestrado e 5 na de doutorado para os interessados desse grupo. O PPGHCS tem nota 6 na avaliação da Capes e visa à formação, no âmbito das ciências humanas e sociais, de recursos humanos altamente capacitados para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de história das ciências e história da saúde, bem como o exercício do magistério em cursos de graduação e pós-graduação. É composto por três linhas de pesquisa: “História das Ciências: Saberes, lugares e práticas”, “História das políticas, instituições e profissões em saúde” e “História da Medicina e das Doenças”. A área de concentração do programa é em História das Ciências. Os editais com os calendários e informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do programa.

Seminário na Uerj debate políticas farmacêuticas em países emergentes
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), por meio do Grupo de Pesquisa Saúde, Sociedade, Estado e Mercado (SEM), do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS), encerrou hoje (17/10) o I Seminário Internacional com o tema "Políticas Farmacêuticas nos BRICS+ e possíveis propostas de ação para o Brasil". Parceria com o Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o evento reuniu pesquisadores brasileiros e internacionais, que discutiram a experiência no setor da indústria farmacêutica, buscando identificar oportunidades de parcerias científico-tecnológicas e comerciais entre os países que integram o BRICs+ e todo o Sul Global. Um dos destaques foi a mesa com o tema "Políticas industriais farmacêuticas nos BRICS+: passado e presente", com os palestrantes Cristina Lara Bastanzuri, diretora de Medicamentos e Tecnologias Médicas do Ministério da Saúde de Cuba; Evaristo Madime, CEO da Sociedade Moçambicana de Medicamentos; Weiwei Xu, do grupo China Meheco; Ricardo Nocera Pires, da Divisão de Saúde Global do Ministério das Relações Exteriores, e Ralph Santos-Oliveira, professor da Faculdade de Farmácia da Uerj. O Grupo SEM da Uerj se dedica a desenvolver estudos e pesquisas em economia política da saúde, voltados para a transformação social no Brasil por meio do resgate do papel indutor do Estado no desenvolvimento econômico, tecnológico e social. Nesta linha, realiza pesquisas, oferece disciplinas de pós-graduação, seminários nacionais, oficinas em congressos científicos, além de produzir livros, artigos e capítulos de livros sobre o tema.

ABC lança novo livro sobre pesquisa e políticas públicas em Educação
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) lançou no dia 15 de outubro (Dia do Professor), a sua nova publicação, “A necessária aliança entre Ciência e Educação”. A presidente da ABC, Helena Nader, qualificou o livro como um diagnóstico que transcende o Brasil, já que juntar a ciência à sala de aula é uma necessidade global. O coordenador do grupo de trabalho responsável pelo livro foi o neurocientista e membro da ABC Roberto Lent, que apresentou os três tópicos principais. O primeiro é a educação científica no ensino básico, que deve ser multidisciplinar e em diálogo com as outras matérias escolares; o segundo é a divulgação científica como forma de popularizar não só os resultados da ciência, mas também seus métodos e forma de pensar. O terceiro tópico, muito enfatizado e que dá nome ao livro, é a crescente divergência entre as pesquisas sobre educação e a prática em sala de aula. Segundo Lent, é preciso usar as evidências cientificas para entender como as crianças aprendem, quais suas dificuldades e quais as melhores políticas públicas. Outra especialista que colaborou com o projeto, a economista Claudia Costin, ex-diretora global de educação para o Banco Mundial, alertou para o fato de a filosofia de alfabetização predominante no Brasil já ter sido abandonada há décadas nos países desenvolvidos. Baixe aqui o PDF do livro.

Tolveg, criada a partir do edital Doutor Empreendedor, da FAPERJ, conquista reconhecimento internacional
Startup criada a partir do edital “Doutor Empreendedor”, da FAPERJ, a TolVeg foi premiada no Concurso de Inovação e Empreendedorismo de Macau (China). A empresa desenvolve alternativas sustentáveis para o agronegócio brasileiro, a partir de ativos capazes de induzir a tolerância a doenças, além de promover o desenvolvimento de diferentes culturas. A startup criou o Hariman, um produto orgânico e sustentável, testado em diversas culturas atacadas por vírus, com ótimos resultados no maracujá. O case de sucesso foi em uma lavoura do município de Brumado, no interior da Bahia. As áreas que não receberam o Hariman produziram 50 a 60 frutos por planta e as que foram pulverizadas com o produto alcançaram produtividade de 110 a 120 frutos por planta, elevando a renda do produtor de R$ 40 mil para R$ 70 mil por hectare. Além de atuar na doença, o Hariman estimula o crescimento da planta. De acordo com a empresa, os principais desafio agora é escalonar a produção, registrar o produto no Ministério da Agricultura e testar novos ativos para o controle de doenças em citros. Saiba mais sobre a empresa aqui.

RNP abre chamada pública para o seu Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para Serviços Avançados de 2025
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) abriu chamada pública para o seu tradicional Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para Serviços Avançados de 2025, pelo qual serão desenvolvidos novos produtos e serviços em cocriação com a comunidade acadêmica para serem ofertados ao Sistema RNP. Pesquisadores de instituições públicas e privadas poderão enviar suas propostas até o dia 25/11. Os resultados serão divulgados a partir do dia 21/2/25, com o anúncio dos novos Grupos de Trabalho selecionados. Os GTs terão até R$ 300 mil para a contratação de pessoal e até R$ 50 mil para contratação de infraestrutura tecnológica. Assim como em 2024, não será mais obrigatória a formalização de uma startup nos moldes definidos pelo Marco Legal das Startups em nenhuma das fases do Programa. Também não é obrigatória a submissão com uma startup parceira, mas desejado. Entre os tópicos de interesse da RNP na chamada estão Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas (IoT), Gestão de Identidade, Educação a Distância, Trabalho Colaborativo e Cibersegurança. A RNP realizará dois webinares para esclarecimento de dúvidas sobre a chamada pública:  dia 1º de novembro, das 10h às 12h, e 18 de novembro, das 10h às 12h. Enviem suas dúvidas para gt2025@rnp.br. Acesse a chamada pública para saber mais.

Coppe/UFRJ promove Aula Aberta com diretora da Petrobras
O Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) promove, no dia 24/11, às 10h, Aula Aberta com a diretora executiva de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos. Com o tema "Independência Energética e a Preservação Ambiental: O desafio da exploração da Margem Equatorial na reposição de reservas de petróleo", a aula será realizada no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia da UFRJ, bloco G, sala 122 – Avenida Horácio Macedo, 2030, Cidade Universitária. O evento é gratuito, aberto ao público, e os alunos terão direito a certificado de participação. Os interessados devem fazem inscrição pelo Sympla: https://abrir.link/UnHqZ.

Uerj inaugura exposição 'Arritmias', com obras de 15 artistas sobre ritmos no cotidiano
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) inaugurou, no dia 10 de outubro, na Galeria Candido Portinari, a exposição “Arritmias”. Considerando que o ritmo compreende diversos aspectos corporais, linguísticos e culturais, a mostra busca provocar reflexões sobre os compassos que devemos seguir ou romper no decorrer desse processo. Organizada pelo Departamento Cultural (Decult) e pela Coordenadoria de Exposições (Coexpa), a exposição gratuita está disponível para visitação até o dia 6/12, das 10h às 19h. Com curadoria de Analu Cunha, Ana Tereza Prado Lopes, Gustavo Barreto e Marisa Flórido, “Arritmias” faz referência aos ritmos do corpo, à cadência do andar, na medida dos passos e da respiração; e ao ritmo itinerante em consonância ou desacordo com outros movimentos regulares e periódicos, conforme contextualiza a crítica de arte e curadora Marisa Flórido. Segundo ela, quando falamos em ritmo, pensamos em sua regulação, mas todo ritmo traz uma disrupção intrínseca. Um exemplo mais simples é a criança que anda ao lado da mãe, a acompanhando. Logo, ela se submete ao ritmo da mãe. Sob ótica amplificada, precisamos pensar em qual velocidade a gente vive. Vivemos o imediatismo impulsivo das redes sociais, orientadas pelo ritmo do código binário. Marisa questiona a qual tipo de servidão o universo digital nos submete, o que ganhamos e o que perdemos com isso. Na visão da curadora e professora do Instituto de Artes da Uerj, Ana Tereza Prado Lopes, a mostra “Arritmias” representa uma colaboração com diferentes propostas artísticas e linguagens. Os 15 artistas participantes criaram diversificados materiais como vídeos, lápis, cerâmicas, laptop, sapatos, motor vibratório de celular, cordas, minicaravelas de madeira e até cadernos e sementes.

Uenf abre concurso para Professor Associado na área de Cirurgia Veterinária e Semiologia
A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) lançou edital de abertura de Concurso Público para Professor Associado do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), na área de Cirurgia Veterinária e Semiologia. Acesse o Edital aqui. Saiba mais aqui sobre a homologação das inscrições e banca examinadora.

Uenf, UFF, IFF e UFRRJ realizam Mostra de Extensão
A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizam, de 21 a 24 de outubro, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, a XVI Mostra de Extensão Uenf, UFF e IFF e a VIII UFRRJ. O evento terá como tema “Brasil e suas diversidades – Extensão como interação e transformação social”. Na programação, haverá apresentações de trabalhos de extensão, palestras e atividades artísticas e culturais. A participação dos bolsistas de extensão da Uenf é obrigatória. As inscrições gratuitas devem ser feitas até 18/10 aqui. A cerimônia de abertura, com pronunciamentos dos reitores das Universidades, será no dia 21 de outubro, às 16h30, no auditório principal do Centro de Convenções. As inscrições gratuitas devem ser feitas até esta sexta (18/10). Confira a programação completa no site do evento.

Exposição ‘Um Rio de Patrimônios: Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro’ inaugura espaço cultural
A exposição “Um Rio de Patrimônios: Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro” inaugura o espaço cultural “Esquina do Patrimônio”, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Rio de Janeiro (IPHAN-RJ), levando conhecimento gerado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF) à sociedade. Concebida por Arquitetos e Urbanistas graduados na Universidade, com a curadoria de Andréa da Rosa Sampaio e Guilherme Meirelles de Mattos e projeto expositivo de Adriana Milhomem, a exposição é realizada pelo Instituto 215, com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ). A mostra é um desdobramento do projeto de pesquisa Atlas do Patrimônio Urbano da Área Central do Rio de Janeiro, desenvolvido pelos curadores, e convida o público a desvendar o processo de salvaguarda do patrimônio cultural da área, a partir de percursos temáticos e cronologias, que expõem a potência do patrimônio cultural, bem como sua vulnerabilidade e resiliência em meio à dinâmica de centro metropolitano. A mostra, que conta com diversos apoios, entre eles da FAPERJ, ressalta a multiplicidade dos patrimônios arquitetônico, urbanístico, paisagístico e artístico concentrados na Área Central do Rio de Janeiro, reconhecida como centro histórico da cidade. Mais informações no Instagram @expo_umriodepatrimonios. A visitação segue até 7/11, de 2ª a 6ª feira, das 10h às 18h, com entrada franca.

UniRio encerra nesta sexta Semana de Integração Acadêmica 2024
Será encerrada nesta sexta (18/10), a Semana de Integração Acadêmica (SIA) 2024 da UniRio. Com o tema "Biomas do Brasil: Diversidade, saberes e tecnologias sociais", a SIA 2024 inclui oficinas, apresentações culturais, palestras, minicursos e apresentação de trabalhos em diferentes áreas do conhecimento. Nesta sexta, estão previstas Apresentação do Coro Juvenil UniRio, às 10h, na Sala Villa-Lobos; oficina cultural “Escritas de Si: do Corpo à Cena”, das 10h às 12h; oficina de “Fotografia e Inteligência Artificial”, das 11h às 12h no Laboratório 2 de Informática; oficina “Posicionamento Corporal na Composição da Iluminação Teatral para Atores”, das 13h às 14h, na Sala Pascoal Carlos Magno; oficina “Qual é o Código Para Cuidar com Amor e Respeito? Decifre os Enigmas da Guarda Responsável Animal”, na Tenda do Centro de Letras e Artes, das 13h às 14h; oficina de “Práticas artístico-pedagógicas”, também das 13h às 14h, na sala 201 do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH). O evento será encerrado com a Apresentação Cultural do Projeto Ópera na UniRio, das 14h às 17h, no Auditório Vera Janacópulos.

Topo da página