Por Ascom Faperj
Caroline Alves: após dois anos à frente da Faetec, a gestora assume o novo desafio de conduzir as políticas de fomento à pesquisa fluminense em Ciência, Tecnologia e Inovação, no comando da FAPERJ (Foto: Divulgação) |
Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Caroline Alves da Costa é a nova presidente da FAPERJ. A nomeação para o cargo foi publicada no D.O. de quinta-feira, dia 7 de novembro. Até a data de sua nomeação, ela ocupava a Presidência da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), função que assumiu em janeiro de 2023. Anteriormente, foi vice-presidente de Educação a Distância do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj), entre julho de 2021 e janeiro de 2023. Caroline também é formada em Odontologia pela Universidade São José (UniSãoJosé).
Também atuou na Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, onde foi administradora e pedagoga das “Naves do Conhecimento”. Nas secretarias estaduais de Assistência Social e Direitos Humanos, foi assessora de diferentes projetos, como o “Caminho Melhor Jovem”, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Em sua passagem pela Fundação Cecierj, Caroline foi responsável pela articulação do lançamento da primeira especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Em sua gestão, a Rede CEJA – Educação de Jovens e Adultos implementou o “Provão do CEJA” e a publicação de uma portaria, que definiu normas de avaliação do desempenho escolar.
Foi em sua passagem pela Vice-Presidência que o material didático do Pré-Vestibular Cecierj foi reformado com nova metodologia educacional e o curso AprovaRJ lançado, com o objetivo de preparar estudantes que tenham completado (ou estejam cursando o último ano) os ensinos fundamental II e médio para provas de escolas militares, técnicas e institutos federais. No âmbito do Consórcio Cederj, articulou avanços nas áreas acadêmicas e administrativas, como a assinatura de um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para a implementação do Sistema de Gerenciamento de Correção Online das Provas.
Caroline tem cursos de Formação Continuada em Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais e Administração da Educação, além de Gestão de Pessoas, Fundamentos de Gestão, Gerenciamento de Escopo de Projetos/Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No Ceperj, concluiu curso de Gestão do Ciclo das Licitações e Contratações Públicas.
Em abril deste ano, ela foi nomeada representante da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) no Conselho Estadual do Empreendedorismo Feminino, da Secretaria de Estado da Mulher, para o mandato 2024-2026. Caroline assume a presidência da FAPERJ no lugar do professor da área Bioquímica Jerson Lima, que ocupou o cargo de janeiro de 2019 até novembro deste ano.