Por Ascom Faperj
A partir da esq., a assessora de Relações Internacionais Ana Beatriz Ramadas; a coordenadora do Departamento de Relações Internacionais da FAPERJ, Vânia Paschoalin; o diretor de Pesquisa do AHRC, Jaideep Gupte; e o chefe de Cooperação Internacional da AHRC, Greg Meredith (Foto: Divulgação) |
A FAPERJ recebeu, na sexta-feira, dia 13 de dezembro, em sua sede no Rio, representantes do Arts and Humanities Research Council (AHRC, Conselho de Artes e Ciências Humanas), que integra o UK Research and Innovation (UKRI, Agência de Pesquisa e Inovação do Reino Unido). O encontro teve como objetivo fortalecer as relações de cooperação internacional e explorar novas possibilidades de parcerias em projetos de pesquisa voltados às Ciências Humanas e Sociais.
Durante a reunião, o AHRC apresentou um panorama sobre sua atuação, destacando seus principais programas de financiamento e colaborações com instituições renomadas de vários lugares do mundo. A FAPERJ, por sua vez, expôs as iniciativas do Departamento de Relações Internacionais, com ênfase nos editais e chamadas voltados à internacionalização da pesquisa no estado do Rio de Janeiro.
Um ponto central do encontro foi a definição de estratégias para identificar demandas específicas dos grupos de pesquisa já existentes no Rio de Janeiro e no Reino Unido. As instituições irão explorar ações conjuntas que atendam a essas necessidades, visando não apenas fortalecer as redes acadêmicas atuais, mas também impulsionar novas iniciativas que promovam as Ciências Humanas e Sociais em ambos os países.
A FAPERJ e o AHRC estão buscando alinhar esforços para ampliar a integração entre pesquisadores brasileiros e britânicos, de forma a consolidar a cooperação entre os cientistas do estado do Rio de Janeiro e do Reino Unido através do lançamento de ações conjuntas no futuro.
"Esta reunião foi uma excelente oportunidade para fortalecer nossos laços com o Reino Unido, especialmente nas áreas de Artes e Humanidades. O estado do Rio de Janeiro possui instituições e pesquisadores altamente qualificados nessas áreas do conhecimento, e há um grande potencial em incentivar essas cooperações. A Assessoria Internacional planeja lançar atividades específicas voltadas para Artes e Humanidades em um futuro próximo”, disse a coordenadora de Relações Internacionais da FAPERJ, Vânia Paschoalin.
O UKRI também oferece apoio à mobilidade de pesquisadores fluminenses por meio da "Co-lead Policy" (Política de Co-liderança). Essa iniciativa permite que coordenadores de projetos financiados pelo UKRI destinem parte dos recursos de seus projetos para custear visitas de pesquisadores fluminenses a laboratórios no Reino Unido.
O programa está disponível ao longo de todo o ano, e mais informações podem ser acessadas através do link abaixo:
https://www.ukri.org/publications/ukri-project-co-lead-international/ukri-project-co-lead-international-policy/
Essa ação reforça o compromisso da FAPERJ em conectar a comunidade científica fluminense com redes globais de pesquisa, fomentando o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do estado.