SECTI e FAPERJ promovem no dia 25 de março, na Casa Firjan, o evento 'Conexões – Hub RJ – Startup 2025'
A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SECTI) e a FAPERJ promovem o evento “Conexões Hub RJ – Startup 2025”, na terça-feira, 25 de março, a partir das 9h, na Casa Firjan, em Botafogo. Será um encontro estratégico para empreendedores, investidores, pesquisadores e agentes do ecossistema de inovação fluminense que querem transformar ideias em realidade. O evento tem como objetivo fomentar parcerias, impulsionar startups e fortalecer o desenvolvimento tecnológico no estado do Rio de Janeiro. No dia 27 de fevereiro, a SECTI e a FAPERJ lançaram o Edital do Programa Hub RJ Startup 2025 – Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro, com um aporte recorde de R$ 12 milhões. A submissão de propostas on-line vai até 29 de abril de 2025. O encontro na Casa Firjan contará com as presenças do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes; da presidente da FAPERJ, Caroline Alves; do coordenador do Hub de Inovação do Rio de Janeiro, Rogério Pires; de representantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec); da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj) e de universidades do estado, além de líderes acadêmicos e empresários do setor. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto as iniciativas do Hub de Inovação, um ambiente projetado para conectar talentos, oferecer suporte a startups e transformar ideias inovadoras em soluções de impacto. A Casa Firjan fica na Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo – Rio de Janeiro.
Indicação de bolsistas dos editais voltados para ‘Meninas e Mulheres na Ciência’ e ‘Cientistas Mães’ vai até 30 de abril
Permanece aberto até 30 de abril o prazo para indicação de bolsistas nos editais Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação (Edital Nº 02/2024) e Apoio às Cientistas Mães com Vínculo em ICTs do Estado do Rio de Janeiro (Edital Nº 10/2024). Neste último, os outorgados deverão indicar bolsistas apenas se já tiverem solicitado no projeto submetido inicialmente. Já no edital Nº 02/2024, será enviado um e-mail com o número e a modalidade de bolsas aprovadas por projeto. Após o recebimento deste e-mail, as bolsas devem ser solicitadas através do SisFaperj.
FAPERJ abrirá chamada para substituição de bolsista no edital TCT (Nº 05/2024)
A direção da FAPERJ anunciou que, em virtude das solicitações recebidas por meio da Central de Atendimento, uma chamada destinada exclusivamente à substituição de bolsistas não implementados no edital Treinamento e Capacitação Técnica (Edital FAPERJ – Nº 05/2024) será aberta a partir de 24 de março. Para as bolsas já implementadas não poderá haver substituição dos bolsistas nos primeiros 6 (seis) meses de vigência das bolsas.
33ª edição do evento Uerj Sem Muros começa no próximo dia 24 de março
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promove, de 24 a 28 de março, a 33ª Edição da Uerj Sem Muros, tradicional evento destinado a promover e disseminar o conhecimento de ciência, tecnologia, cultura e artes por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A proposta é apresentar às comunidades interna e externa a produção acadêmica e as ações realizadas em projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura da Universidade, em três eventos integrados: a 33ª Semana de Iniciação Científica, a 26ª Mostra de Extensão, e a 22ª Semana de Graduação. Vários projetos contam com apoio da FAPERJ e de outras agências. Ao final, será realizada cerimônia de premiação dos trabalhos. A Uerj Sem Muros é realizada desde 1989, promovendo a integração entre a Universidade e a comunidade em geral. A expectativa da Uerj é que cerca de 33 mil pessoas participem do evento, entre estudantes, professores da Graduação e da Pós-graduação, técnicos universitários, estudantes de redes públicas e privadas, além de pessoas ligadas aos diferentes movimentos sociais e instituições com as quais são estabelecidas parcerias na produção do conhecimento. Mais informações podem ser consultadas no site oficial do evento.
Inscrições para Sessão de Pôsteres da 77ª Reunião Anual da SBPC terminam dia 26 de março
Termina na próxima quarta-feira, 26 de março, o prazo de inscrição para a submissão de trabalhos para a Sessão de Pôsteres da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema “Progresso é Ciência em todos os Territórios”, o evento ocorrerá entre 13 e 19 de julho, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife. Serão aceitos trabalhos que apresentem resultados de pesquisas científicas e tecnológicas nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Os trabalhos serão analisados pelos assessores da SBPC e poderão ser aceitos ou recusados. Somente os aceitos, e com a taxa de inscrição paga, serão programados para apresentação na Sessão de Pôsteres, cujo formato de apresentação é vídeo-pôster ou também pôster presencial durante o evento. A taxa de inscrição deverá ser paga somente se o trabalho for aceito. Para obter mais informações sobre o processo de submissão de trabalhos, acesse o site oficial da 77ª Reunião Anual: https://ra.sbpcnet.org.br/77RA/.
Inscrições para estágio na Uenf terminam dia 30 de março
Termina no próximo dia 30 de março o prazo de inscrição para estágio na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). De acordo com o edital divulgado pelo Núcleo de Estágio da Pró-Reitoria de Graduação da Uenf são oferecidas 11 vagas de estágio remunerado. As oportunidades são voltadas para estudantes dos cursos de Administração, Administração Pública, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Mais informações podem ser consultadas no Edital.
Laboratório da UniRio desenvolve jogos digitais sobre ciência dos alimentos e ensino da matemática
Iniciativa do Laboratório de Bioativos do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN/UniRio), o MathLabBio acaba de lançar dois jogos digitais que envolvem a ciência dos alimentos e o ensino da matemática. O AlimenMatica é um jogo digital para computador e celular (apenas no sistema Android) que associa o conhecimento dos alimentos para fazer boas escolhas nutricionais, com desafios matemáticos que conversam com operações básicas, potenciação, exponencial, expressão numérica, sistema de numeração e raciocínio lógico. Já o Mathgreen tem como desafio nutrir quatro membros de uma família, a partir do plantio de vegetais, associando desafios matemáticos que envolvem operações básicas, porcentagem, expressão numérica, equações, combinatória e funções. Para jogar, é preciso baixar e instalar o game no computador. Os jogos podem ser acessados no espaço MathFood. Ambos foram produzidos com verba de pesquisa a partir do edital “Apoio à melhoria das escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro", FAPERJ. O MathLabBio produz materiais para educadores. A equipe é coordenada pela professora Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves e composta pelos professores e pesquisadores Ana Elizabeth Cavalcante Fai e Ricardo Felipe Alves Moreira, pelas estudantes Glória Greice da Costa Gomes da Silva e Thaysa Christina Mendonça Lourenço, da graduação em Nutrição, e pelo estudante João Gabriel Gomes Santos, da licenciatura em Matemática.