Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 24/08/2023 | Atualizado em: 24/08/2023

FAPERJ lança edital inédito de apoio às Academias Nacionais sediadas no Estado do RJ

Por Ascom Faperj

Fomento inédito: em reunião na Academia Brasileira de Letras na semana passada para celebrar acordo de cooperação técnica com a instituição, o presidente da FAPERJ, Jerson Lima (5º a partir da direita, de frente), anunciou aos acadêmicos que a Fundação preparava o lançamento de edital de apoio às academias, ocorrido nesta quinta (Foto: Divulgação/FAPERJ)

Anunciado na semana passada durante solenidade para celebrar acordo de cooperação técnica com a Academia Brasileira de Letras (ABL), a FAPERJ divulgou nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, o conteúdo do Programa de Apoio às Academias Nacionais Sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa tem como objetivo apoiar e incentivar projetos de editoração e publicação de revistas e/ou periódicos científicos e tecnológicos brasileiros, livros impressos e/ou por via eletrônica, em todas as áreas de conhecimento, mantidos e editados por Academias Nacionais, de forma a ampliar a divulgação do acervo dessas instituições, bem como de resultados de pesquisas e trabalhos, contribuindo assim para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, cultural, ambiental e social do estado.

Além dessas atividades, a chamada visa melhorar a infraestrutura editorial e o acervo das Academias, apoiando a aquisição de livros e publicações em outras mídias destinados à pesquisa científica e tecnológica, incentivando atividades de difusão do conhecimento e financiando projetos de suporte à organização, manutenção, informatização, digitalização, gestão e divulgação desses acervos.

Cada instituição poderá apresentar uma única proposta consolidada e são elegíveis como proponentes equipes formadas por um conjunto de pesquisadores com grau de doutor ou mestre, com vínculo empregatício ou funcional em Academias Nacionais, dentre os quais deverá ser nomeado um coordenador, sendo os demais participantes considerados como pesquisadores associados. Pós-graduandos, estagiários e funcionários técnico-administrativos do quadro das instituições partícipes também poderão integrar a equipe. Além de que cada proposta deverá fazer parte, obrigatoriamente, um profissional que cuide do acervo com vínculo empregatício ou funcional com a mesma Academia Nacional.

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, o edital foi concebido e criado para aumentar a parceria das Academias Nacionais sediadas no Estado do Rio de Janeiro com a sociedade, em especial a divulgação de seus acervos, tornando-os públicos, e também a realização de simpósios e atividades cientificas e culturais, publicação de periódicos e livros, entre outros. “Essas academias são verdadeiros patrimônios da ciência e da cultura do nosso estado”, afirmou o presidente.

Confira a íntegra do edital na endereço abaixo:

Edital FAPERJ Nº 16/2023 – Programa de Apoio às Academias Nacionais Sediadas no Estado do Rio de Janeiro

Topo da página