Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 08/02/2024 | Atualizado em: 08/02/2024

Anunciada nova edição do edital 'Meninas e Mulheres nas Ciências'

Por Ascom Faperj

A FAPERJ anuncia nesta quinta feira, dia 8 de fevereiro, o lançamento da segunda edição do Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação. O edital visa apoiar a participação feminina em áreas em que tradicionalmente a presença masculina ocorre com mais frequência.

O lançamento ocorre próximo ao dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, e foi instituído pela Assembleia das Nações Unidas em 2015. Desde então, sob a liderança da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a data é celebrada ao redor do mundo, em diversos países. A FAPERJ, em comemoração a este dia, realizará o evento “Meninas e Mulheres na Ciência: avanços e perspectivas” aberto a toda comunidade científica no dia 19 de fevereiro, às 15h, na Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, comemora o relançamento do programa. “Este edital teve muito êxito em sua primeira edição. É uma ação fundamental para estimular meninas e jovens cientistas a ingressarem e permanecerem nas áreas exatas e tecnológicas, nas quais há sub-representação de mulheres. Sem nenhuma dúvida, contribuir com o desenvolvimento de ações e programas que estimulam a participação de mulheres na ciência é uma das prioridades de nossa Fundação”.

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, a Fundação mantém firme compromisso com a promoção da equidade de gênero no campo da ciência, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). "A FAPERJ tem desempenhado um papel ativo na criação de editais cuidadosamente elaborados, visando incentivar tanto o ingresso quanto a permanência de mulheres na comunidade científica. Adicionalmente, este edital tem desempenhado um papel crucial ao facilitar a integração entre universidades, instituições de pesquisa e as escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, promovendo assim um impacto significativo na construção de um futuro mais inclusivo e equitativo”, disse.

O edital prevê incentivos voltados para promover o despertar do interesse vocacional de meninas e mulheres da Educação Básica (Ensino Fundamental, a partir do 6º ano e Ensino Médio) e do Ensino Superior para a pesquisa científica e tecnológica nas áreas contempladas pelo programa (Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação)com projetos desenvolvidos em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro.

Os recursos alocados para o financiamento dos projetos aprovados são da ordem de R$ 3,5 milhões, existindo ainda a possibilidade de concessão de bolsas nas seguintes modalidades: Pré-iniciação Científica (Jovens Talentos - JT), Iniciação Científica (IC) e Treinamento e Capacitação Técnica (TCT).

Segundo a presidente da Comissão Permanente de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ, Letícia de Oliveira, o relançamento desse edital é mais uma evidência do compromisso da FAPERJ na busca por equidade de gênero. “Relatos feitos pelos coordenadores da primeira edição, indicaram que, especialmente meninas negras moradoras de áreas periféricas conseguiram vislumbrar a possibilidade de entrar em uma universidade pública. E este sonho virou realidade em vários casos. Temos muito orgulho deste programa”, falou.

Evento na ABC reunirá autoridades e gestores – A programação do evento na Academia Brasileira de Ciências (ABC) terá na mesa abertura, das 15h às 16h, a presença do presidente da FAPERJ, Jerson Lima; da presidente da ABC, Helena Nader; da secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque; da secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Mauro Azevedo; da diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela; da presidente da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ, Leticia de Oliveira; e da coordenadora do  Programa Meninas e Mulheres na Ciência (SMCT), Thereza Paiva. Às 16h, haverá a entrega do termo de outorga do edital “Jovens Mulheres na Ciência” a uma das contempladas, representando o grupo de 70 mulheres que tiveram seus projetos aprovados no edital, e, em seguida, o anúncio de relançamento do edital "Meninas e Mulheres na Ciência", com depoimentos de Maria Priscila Pessanha de Castro (Uenf) e Ana Lúcia Nunes de Sousa (UFRJ). Na sequência, Tatiana Roque fará uma breve fala com depoimento de uma das alunas laureadas no Prêmio Elisa Frota Pessoa.

Confira o conteúdo da nova edição do programa:

Edital FAPERJ Nº 02/2024 – Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação

Topo da página