Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 08/05/2024 | Atualizado em: 08/05/2024

Nota de pesar pelo falecimento do Professor Carlos Alberto Manssour Fraga

Por Ascom Faperj*

Carlos Alberto Manssour Fraga: professor da UFRJ foi citado em diversas listas de pesquisadores mais influentes no mundo (Foto: Divulgação)

A FAPERJ se une às manifestações de pesar pelo falecimento, aos 59 anos, do professor e pesquisador Carlos Alberto Manssour Fraga, ocorrida nesta quarta-feira, dia 8 de maio. Professor titular junto ao Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2012, era bolsista de produtividade nível 1A do CNPq, e vice-coordenador e membro do comitê de governança e acompanhamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Formado pela Faculdade de Farmácia (FF) da UFRJ, em 1988, era mestre (1991) e doutor (1994) em Ciências pelo Instituto de Química da UFRJ. Manssour também foi professor da FF de 1996 a 2011.

Por seu importante trabalho como cientista, recebia apoio da FAPERJ para a realização de suas pesquisas por meio do programa Cientista do Nosso Estado.

Carlos Alberto Manssour teve também diversas atividades de representação junto a Sociedade Brasileira de Química e várias atividades de gestão na UFRJ, incluindo chefia de departamento, coordenação de Programa de Pós-graduação e Direção de Unidade. Nos últimos anos, o seu nome foi citado em diversas ocasiões em listas dos pesquisadores mais influentes no mundo.

O professor desenvolvia suas atividades de pesquisa no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio®) da UFRJ, atuando nas áreas de Química Medicinal e síntese de protótipos bioativos candidatos a fármacos, deixou dezenas de estudantes por ele formados em nível de mestrado e doutorado.

A FAPERJ lamenta imensamente o falecimento prematuro do professor e pesquisador e presta condolências aos familiares e amigos próximos.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) 

Topo da página