Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 13/06/2024 | Atualizado em: 18/06/2024

'Meninas e Mulheres nas Ciências': 2ª edição do edital contempla 33 propostas

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulgou nesta quinta feira, dia 13 de junho, a relação dos contemplados na segunda edição do Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação – 2024. Foram selecionados 33 projetos, de um total de 74 propostas recebidas.

O programa prevê incentivos voltados para promover o despertar do interesse vocacional de meninas e mulheres da Educação Básica (Ensino Fundamental, a partir do 6º ano, e Ensino Médio) e do Ensino Superior para a pesquisa científica e tecnológica nestas áreas com projetos desenvolvidos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro.

A diretora científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, ressalta a importância deste Programa. “É uma ação fundamental para o ingresso e permanência de meninas e jovens cientistas nas áreas exatas e tecnológicas. A sub-representação de mulheres nestas áreas precisa ser equacionada, uma vez que estas são áreas estratégicas e bem remuneradas.”

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, a FAPERJ tem realizado importantes avanços para construção da equidade de gênero na ciência e o programa é um exemplo disto. "Um ponto de destaque para este programa é a integração das universidades, especialmente os programas de pós-graduação, com as escolas públicas do Rio de Janeiro”, ressaltou.

Segundo a presidente da Comissão Permanente de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ, Letícia de Oliveira, este é um programa para tentar resolver um problema grave e bem específico: a segregação horizontal, ou seja, a baixa representação de mulheres nas áreas exatas e tecnológicas, fenômeno evidente já na graduação. “Este programa visa atrair meninas para áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico, tais como engenharia e computação. A área da inteligência artificial, por exemplo, tem apenas 20% de mulheres, percentual preocupante diante da importância desta área para o desenvolvimento humano. Além disto, a interação com escolas públicas é fundamental para estimular meninas periféricas a seguir na carreira de cientistas”.

Confira abaixo a lista preliminar dos contemplados:

Resultado Preliminar: Edital FAPERJ N° 02/2024 – Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação

Nota: para envio de recurso, o sistema estará apto a partir de terça-feira, dia 18/06 até o dia 24/06/2024.

Topo da página