Por Ascom Faperj
A Diretoria de Tecnologia da FAPERJ divulga nesta quinta-feira, 4 de julho, o resultado final do programa Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação (Edital FAPERJ Nº 17/2023). Em sua quarta edição, o programa recebeu um número expressivo de propostas, e, pela primeira vez, conseguiu preencher todas as vagas oferecidas. Além dos 35 projetos previstos inicialmente, foi viabilizada uma complementação de recursos que possibilitou aprovação de cinco projetos adicionais, totalizando 40 contemplados.
A maioria dos projetos tem origem na cidade do Rio de Janeiro (22), o que se explica pela grande concentração de Instituições de Ciência e Tecnologia no município. Outros dois destaques são as cidades de Campos dos Goytacazes e Niterói, com 9 e 7 projetos aprovados, respectivamente. A cidade de Campos vem se consolidando como um ecossistema emergente e apresenta uma evolução consistente desde a primeira edição do Programa. O sucesso está ancorado na produção acadêmica da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e no trabalho desenvolvido pela TEC Incubadora na difusão e fortalecimento da cultura empreendedora local. Niterói, por sua vez, que nas primeiras edições do Programa teve desempenho aquém do potencial, conseguiu avançar por intermédio do esforço realizado pela Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sobretudo por conta do apoio de outro edital da Fundação, o de apoio a Ações Integradas de Inovação em ICTs lançado em 2021. Completando a lista, estão as cidades de Seropédica e Cachoeiras de Macacu com um projeto cada.
Em relação às Grandes Áreas de Conhecimento, o destaque fica por conta das Ciências Biológicas (11) e das Ciências Agrárias (7). Esta última, apesar de não ter grande representatividade na economia fluminense, se fortalece a cada edição do Programa, demonstrando a potencialidade do estado enquanto polo de geração de inovação para atender ao setor agropecuário. A área de Engenharias, que possui participação expressiva na titulação de doutores no Rio de Janeiro, teve 5 projetos aprovados. Completando a lista estão as Ciências da Saúde e Exatas e da Terra, com 3 projetos cada, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com um projeto cada, e 9 projetos na área “Outros”. Este resultado reforça a grande diversidade temática que marca o Programa desde sua primeira edição e demonstra o potencial científico, tecnológico e de inovação do estado em diversos segmentos.
Na percepção da Diretoria de Tecnologia, o sucesso desta edição indica a maturidade do Programa e consolida o papel da FAPERJ no apoio ao empreendedorismo de base tecnológica fluminense, que é fundamental, por um lado, para criar massa crítica de inovação, induzir a diversificação da economia e ampliar a competitividade e sofisticação produtiva do estado, e, por outro lado, disseminar a cultura empreendedora na pós-graduação, fomentar a interação universidade-empresa e gerar novas alternativas para os doutores titulados no estado.
Confira a seguir a lista de propostas selecionadas:
Resultado Final: Edital FAPERJ Nº17/2023 – Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação